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Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre a alfabetização e o letramento: qual é a visão das professoras do quinto ano do ensino fundamental?
Título(s) alternativo(s): Literacy and literacy: what is vision of fifth-year elementary school teachers?
Autor: SILVA, Antonirene Rodrigues de Assis 
Primeiro orientador: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Primeiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Segundo membro da banca: GOMES, Adriana Leite Limaverde
Terceiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Quarto membro da banca: PEREIRA, Maria Tereza Bom-Fim
Quinto membro da banca: BARROSO, Betânia Oliveira
Resumo: Esta dissertação aborda a alfabetização de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental no processo de aquisição da escrita alfabética. Partimos do pressuposto de que alfabetização e letramento são elementos distintos e ao mesmo tempo indissociáveis, fundamentais para a inserção do sujeito na sociedade letrada e para o exercício da cidadania. O estudo foi desenvolvido em quatro escolas da Rede Municipal de Educação de Imperatriz, tendo como as professoras como sujeitos da pesquisa, cujo objetivo geral consistiu em analisar a compreensão das professoras sobre o processo de alfabetização de estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental. Para tanto, os aportes teóricos que deram sustentação ao trabalho fundamentam- se especialmente nos pressupostos da Epistemologia Genética (PIAGET, 2009; 1990; 1973; 1977), da Psicogênese da Língua Escrita (FERREIRO; TEBEROSKY, 1994; FERREIRO, 2001, 2010a; 2010b), da alfabetização e letramento (SOARES, 2000; 2017; 2018a; 2018b; 2020); (TFOUNI, 1995); (PEREIRA, 2007); (CARVALHO, 2005; 2010), dentre outros estudos. O paradigma adotado é a aprendizagem prevalecente ao ensino e o estudante como aprendiz ativo, construtor do conhecimento. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: questionário de língua portuguesa para diagnóstico de escrita dos/as estudantes e um caso fictício de sala de aula, analisados em rodas de conversa com as professoras. Os dados revelam que alguns estudantes do quinto ano, informantes da pesquisa, ainda não consolidaram a escrita alfabética e as professoras compreendem a alfabetização como uma aprendizagem contínua que se dá pelo processo de ensinagem, com uma visão focada no processo de ensino e no uso do método sintético. Concluímos que no processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita é importante valorizar as hipóteses de escrita de cada estudante sobre as convenções da língua escrita em um exercício de escuta atenta, com metodologias que partam dos vários gêneros textuais, bem como uma mediação pedagógica ancorada na perspectiva de aprendizagem do/a estudante.
Abstract: This dissertation addresses the literacy students in the fifth year of Elementar School in the process of acquisition alphabetic writing. We start from the assumption that literacy and literacy are distinct and the same time inseparable elements, fundamental for the insertion of the subject in the literate society and for the exercise of citizenship. The study was carried out in four schools of the Municipal Education Network of Imperatriz, having as the teachers as subjects of the research, whose general objective was to analyze the understand of the teachers about the literacy process of students of the fifth year of Elementary School. Therefore, the theoretical contributions that supported the work are based especially on the assumptions of Genetic Epistemology (PIAGET, 2009; 1990; 1973; 1977), Psychogenesis of Written Language (FERREIRO; TEBEROSKY, 1994; FERREIRO, 2001, 2010a; 2010b), of literacy and literacy (SOARES, 2000; 2017; 2018a; 2018b; 2020); (TFOUNI, 1995); (PEREIRA, 2007); (CARVALHO, 2005; 2010), among other studies.The paradigm adopted is learning prevailing in teaching and the student as an active learner, constructor of knowledge. This is a qualitative research, in which the following data collection instruments were used: Portuguese language questionnaire for students writing diagnosis and a fictitious classroom case, analyzed in conversation circles with the teachers. The data reveal that some fifth-year students, research informants, have not yet consolidated their alphabetic writing and the teachers understand literacy as a continuous learning that takes place through the teaching process, with a vision focused on the teaching process and the use of the synthetic method. We conclude that in writing hypotheses of each student about the conventions of written language in a exercises of attentive listening, with methodologies that start from the various textual genres, as well as a pedagogical mediation anchored in the student’s learning perspective.
Palavras-chave: alfabetização;
letramento;
ensino fundamental.
literacy;
elementary school.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED
Citação: SILVA, Antonirene Rodrigues de Assis. Entre a alfabetização e o letramento: qual é a visão das professoras do quinto ano do ensino fundamental?. 2021. 134 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4393
Data de defesa: 3-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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