Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4392
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMONTEIRO, Gabriel Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1567925428807604por
dc.contributor.advisor1ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee1ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Franc-Lane Sousa Carvalho do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0959562416041369por
dc.contributor.referee3SILVA, Ilma Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6733654907197313por
dc.date.accessioned2022-12-06T16:35:14Z-
dc.date.issued2021-08-06-
dc.identifier.citationMONTEIRO, Gabriel Rocha. As representações dos alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia: homens e identidades na rota de conflitos. 2021. 123 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4392-
dc.description.resumoO objeto de estudo desta pesquisa se insere no complexo das tensões vivenciadas por alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia de um Centro Universitário da cidade de Imperatriz-MA. Tem como problematização as representações desse alunos no cotidiano do referido curso e consolidou-se como objetivo geral analisar as representações dos alunos do gênero masculino no referido curso. Teoricamente, selecionou-se um grupo de autores que tratam da trajetória da pedagogia para constituir-se como campo de estudo que investiga a natureza e finalidades da educação. Como categoria de análise buscou-se fundamento na Teoria da Representações Sociais de Moscovici (1978, 2001 e 2007), complementada nos trabalhos de Sousa (2011) e Jodelet (2001). Metodologicamente adotou-se os princípios da pesquisa qualitativa e teve como informantes cindo alunos do gênero masculinos matriculados do sexto ao oitavo períodos do curso. A coleta de dados deu- se por meio de uma entrevista semiestruturada. A pesquisa possibilitou constatar que as representações sociais associadas ao Curso de Pedagogia ainda são preponderantemente femininas; que a presença masculina se resume a um número pequeno de alunos do gênero masculino; que no processo formativo do curso as maiores dificuldades dos alunos do gênero masculino referem-se ao período de estágio na Educação Infantil; entre outros. Foi observado que os maiores conflitos vêm da constatação de que o professor do gênero masculino é altamente rejeitado nas escolas de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram observadas tentativas de segregação entre professores e crianças, operadas na forma não deixar o professor sozinho com a criança.por
dc.description.abstractThe object of study of this research is part of the complex of tensions experienced by male students in the Pedagogy Course of a university center in the city of Imperatriz- MA. Its problematization is the representations of these students in the daily life of the said course, and the general objective was to analyze the representations of male students in that course. Theoretically, we selected a group of authors who deal with the trajectory of pedagogy to constitute itself as a field of study that investigates the nature and purposes of education. As a category of analysis, a foundation was sought in the Theory of Social Representations by Moscovici (1978, 2001 and 2007), complemented by the works of Sousa (2011) and Jodelet (2001). Methodologically, the principles of qualitative research were adopted and had as informants five male students enrolled in the sixth to eighth periods of the course. Data collection took place through a semi-structured interview. The research made it possible to verify that the social representations associated with the Pedagogy Course are still predominantly female; that male presence is limited to a small number of male students; that in the training process of the course, the greatest difficulties of male students refer to the internship period in Early Childhood Education; between others. It was observed that the biggest conflicts come from the observation that the male teacher is highly rejected in Kindergarten and early elementary schools. Attempts to segregate teachers and children were observed, operated in the form of not leaving the teacher alone with the child.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-12-06T16:35:14Z No. of bitstreams: 1 GABRIELROCHAMONTEIRO.pdf: 707009 bytes, checksum: 5cb395fb74cbc2f79ac3b2cf1becd4e7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T16:35:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GABRIELROCHAMONTEIRO.pdf: 707009 bytes, checksum: 5cb395fb74cbc2f79ac3b2cf1becd4e7 (MD5) Previous issue date: 2021-08-06eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectformação docente;por
dc.subjectrepresentações masculinas;por
dc.subjectgênero;por
dc.subjectalunos do gênero masculino.por
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectmale representations;eng
dc.subjectgender;eng
dc.subjectmale students.eng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleAs representações dos alunos do gênero masculino no Curso de Pedagogia: homens e identidades na rota de conflitospor
dc.title.alternativeThe representations of male students in the Pedagogy Course: men and identities on the route of conflictseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELROCHAMONTEIRO.pdfDissertação de Mestrado690,44 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.