Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBEZERRA, Gardênia de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5229585527312990por
dc.contributor.advisor1MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.contributor.referee1MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.contributor.referee2FURTADO, Eliane Dayse Pontes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2493857272890798por
dc.contributor.referee3ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1054483633358225por
dc.date.accessioned2022-12-06T16:22:37Z-
dc.date.issued2021-10-11-
dc.identifier.citationBEZERRA, Gardênia de Almeida. A identidade docente da educação infantil no meio rural de Imperatriz–MA. 2021. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4390-
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre a identidade docente das professoras e professores que atuam nas turmas de Educação Infantil das escolas municipais situadas na área rural de cidade de Imperatriz – Maranhão. Seu principal objetivo é analisar, a partir da perspectiva dos próprios sujeitos participantes da pesquisa, como vem se constituindo a formação da identidade docente desses profissionais. A metodologia utilizada foi pautada em uma abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos adotados foram: a pesquisa bibliográfica, um questionário eletrônico on-line [Google Forms] com o intuito de definir o perfil dos sujeitos pesquisados e as rodas de conversa virtuais, utilizando a Plataforma Google Meet. A análise das informações coletadas foi fundamentada a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (1979; 2009). O aporte teórico que embasa este trabalho traz como principais fontes: acerca da identidade – Ciampa (1987), Hall (2006; 2014), Santos (1994), Bauman (2001, 2005) e Dubar (2006); da formação de professores e identidade docente – Nóvoa (2002; 2007), Freire (1987, 1997; 2015), Gatti (2013-2014; 2019), Tardif (2000; 2010) e Pimenta (1997; 1998; 1999); acerca da Educação Infantil e do Campo – Silva; Pasuch; Silva (2012), Caldart (2002; 2004), Furtado (2004), Almada (2005), Monteiro (2014; 2020). Os resultados obtidos apontam que a identidade docente dos sujeitos da pesquisa define-se como um processo ainda em construção e desenvolvimento, visto que apesar de reconhecerem-se como professor e professoras de Educação Infantil do meio rural, ainda não compreendem nem distinguem os conceitos de Educação DO Campo e Educação NO Campo e sua prática, embora amorosa, respeitosa e responsável, em pouco ou em nada difere da prática educativa das escolas urbanas.por
dc.description.abstractThe present work deals with the teaching identity of the teachers who work in the Child Education classes of municipal schools located in the rural area of the city of Imperatriz – Maranhão. Its main objective is to analyze, from the perspective of the subjects participating in the research, how the formation of the teaching identity of these professionals has been constituted. The methodology used was based on a qualitative approach and the methodological procedures adopted were: bibliographic research, an online electronic questionnaire [Forms Google]) in order to define the profile of the researched subjects, and virtual conversation circles, using the Google Meet Platform. The analysis of the collected information was based on the perspective of Content Analysis, by Bardin (1979; 2009). The theoretical basis that supports this work brings as main sources, about identity – Ciampa (1987), Hall (2006; 2014), Santos (1994), Bauman (2001, 2005) and Dubar (2006); teacher education and teacher identity – Nóvoa (2002; 2007), Freire (1987, 1997; 2015), Gatti (2013-2014; 2019), Tardif (2000; 2010) and Pimenta (1997; 1998; 1999); about Child and Countryside Education – Silva; Pasuch; Silva (2012), Caldart (2002; 2004), Furtado (2004), Almada (2005) and Monteiro (2014; 2020). The results obtained show that the teaching identity of the research subjects is defined as a process that is still under construction and development, since despite recognizing themselves as teachers of early childhood education in rural areas, they still do not understand or distinguish the concepts of Education OF Countryside and Education AT THE Countryside and its practice, although loving, respectful and responsible, in little or nothing differs from the educational practice of urban schools.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-12-06T16:22:37Z No. of bitstreams: 1 GARDÊNIADEALMEIDABEZERRA.pdf: 1345652 bytes, checksum: 649b62692c0db1ab7067b64a52fde62a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T16:22:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARDÊNIADEALMEIDABEZERRA.pdf: 1345652 bytes, checksum: 649b62692c0db1ab7067b64a52fde62a (MD5) Previous issue date: 2021-10-11eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectidentidade docente;por
dc.subjectEducação do Campo;por
dc.subjectRoda de conversa virtual;por
dc.subjectEducação Infantil;por
dc.subjectmeio rural.por
dc.subjectteaching identity;eng
dc.subjectCountryside Education;eng
dc.subjectVirtual conversation circle;eng
dc.subjectChild education;eng
dc.subjectcountryside.eng
dc.subject.cnpqEducação Ruralpor
dc.titleA identidade docente da educação infantil no meio rural de Imperatriz–MApor
dc.title.alternativeThe teaching identity of Child Education in the countryside of Imperatriz-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARDÊNIADEALMEIDABEZERRA.pdfDissertação de Mestrado1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.