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Tipo do documento: Dissertação
Título: A identidade docente da educação infantil no meio rural de Imperatriz–MA
Título(s) alternativo(s): The teaching identity of Child Education in the countryside of Imperatriz-MA
Autor: BEZERRA, Gardênia de Almeida 
Primeiro orientador: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Primeiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Segundo membro da banca: FURTADO, Eliane Dayse Pontes
Terceiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Resumo: O presente trabalho versa sobre a identidade docente das professoras e professores que atuam nas turmas de Educação Infantil das escolas municipais situadas na área rural de cidade de Imperatriz – Maranhão. Seu principal objetivo é analisar, a partir da perspectiva dos próprios sujeitos participantes da pesquisa, como vem se constituindo a formação da identidade docente desses profissionais. A metodologia utilizada foi pautada em uma abordagem qualitativa e os procedimentos metodológicos adotados foram: a pesquisa bibliográfica, um questionário eletrônico on-line [Google Forms] com o intuito de definir o perfil dos sujeitos pesquisados e as rodas de conversa virtuais, utilizando a Plataforma Google Meet. A análise das informações coletadas foi fundamentada a partir da perspectiva da Análise de Conteúdo, de Bardin (1979; 2009). O aporte teórico que embasa este trabalho traz como principais fontes: acerca da identidade – Ciampa (1987), Hall (2006; 2014), Santos (1994), Bauman (2001, 2005) e Dubar (2006); da formação de professores e identidade docente – Nóvoa (2002; 2007), Freire (1987, 1997; 2015), Gatti (2013-2014; 2019), Tardif (2000; 2010) e Pimenta (1997; 1998; 1999); acerca da Educação Infantil e do Campo – Silva; Pasuch; Silva (2012), Caldart (2002; 2004), Furtado (2004), Almada (2005), Monteiro (2014; 2020). Os resultados obtidos apontam que a identidade docente dos sujeitos da pesquisa define-se como um processo ainda em construção e desenvolvimento, visto que apesar de reconhecerem-se como professor e professoras de Educação Infantil do meio rural, ainda não compreendem nem distinguem os conceitos de Educação DO Campo e Educação NO Campo e sua prática, embora amorosa, respeitosa e responsável, em pouco ou em nada difere da prática educativa das escolas urbanas.
Abstract: The present work deals with the teaching identity of the teachers who work in the Child Education classes of municipal schools located in the rural area of the city of Imperatriz – Maranhão. Its main objective is to analyze, from the perspective of the subjects participating in the research, how the formation of the teaching identity of these professionals has been constituted. The methodology used was based on a qualitative approach and the methodological procedures adopted were: bibliographic research, an online electronic questionnaire [Forms Google]) in order to define the profile of the researched subjects, and virtual conversation circles, using the Google Meet Platform. The analysis of the collected information was based on the perspective of Content Analysis, by Bardin (1979; 2009). The theoretical basis that supports this work brings as main sources, about identity – Ciampa (1987), Hall (2006; 2014), Santos (1994), Bauman (2001, 2005) and Dubar (2006); teacher education and teacher identity – Nóvoa (2002; 2007), Freire (1987, 1997; 2015), Gatti (2013-2014; 2019), Tardif (2000; 2010) and Pimenta (1997; 1998; 1999); about Child and Countryside Education – Silva; Pasuch; Silva (2012), Caldart (2002; 2004), Furtado (2004), Almada (2005) and Monteiro (2014; 2020). The results obtained show that the teaching identity of the research subjects is defined as a process that is still under construction and development, since despite recognizing themselves as teachers of early childhood education in rural areas, they still do not understand or distinguish the concepts of Education OF Countryside and Education AT THE Countryside and its practice, although loving, respectful and responsible, in little or nothing differs from the educational practice of urban schools.
Palavras-chave: identidade docente;
Educação do Campo;
Roda de conversa virtual;
Educação Infantil;
meio rural.
teaching identity;
Countryside Education;
Virtual conversation circle;
Child education;
countryside.
Área(s) do CNPq: Educação Rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED
Citação: BEZERRA, Gardênia de Almeida. A identidade docente da educação infantil no meio rural de Imperatriz–MA. 2021. 170 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4390
Data de defesa: 11-Out-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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