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Tipo do documento: Dissertação
Título: O quintal é minha escola: a materialidade da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP
Título(s) alternativo(s): The backyard is my school: the materiality of the Pedagogy of Alternation at the Bico do Papagaio Padre Josimo Agricultural Family School – EFABIP
Autor: SILVA, Iara Rodrigues da 
Primeiro orientador: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Primeiro coorientador: OLIVEIRA, Ubiratan Francisco de
Primeiro membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Segundo membro da banca: OLIVEIRA, Ubiratan Francisco de
Terceiro membro da banca: ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de
Quarto membro da banca: BARROSO, Betania Oliveira
Quinto membro da banca: COVER, Maciel
Resumo: Esta pesquisa propõe-se analisar a materialidade da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP, situada no município de Esperantina – TO, mas que atende educandos de 12 municípios da microrregião do Bico do Papagaio, cartografia que demarca o encontro dos estados do Tocantins, Pará e Maranhão, evidenciando a efetivação dos instrumentos que colocam em prática a Pedagogia Alternante. Neste sentido, recorremos ao materialismo histórico dialético e todas as etapas de construção da pesquisa foi através do método da pesquisa ação, tratando-se, portanto, de uma abordagem qualitativa da pesquisa no âmbito da Educação do Campo. Os instrumentos de construção dos dados utilizados foram as entrevistas livres, a observação participante e a análise documental. O aporte teórico está sustentado em Freire (1996; 2019); Arroyo (2014); Caldart (2004); Molina (2015); Gimonet (2007); Begnami (2019); Silva (2018); Oliveira (2020); e produções cientificas relacionadas ao estudo, como Educação do Campo, Pedagogia da Alternância e as Escolas Famílias Agrícolas. Esta pesquisa objetivou, em específico contribuir para a formação de professores/monitores de disciplinas que chegam a EFABIP, elaborando um Caderno de Apoio Pedagógico para o uso contínuo dos docentes. Em um contexto onde impera a luta de classes e a exclusão social, a de se considerar as dificuldades do processo de ensino por alternância dentro dos limites impostos pelo próprio sistema educacional do estado do Tocantins. Assim, sob esses aspectos os resultados apontam para contradições entre teoria e prática no cotidiano dessa proposta educativa, mas também aponta para incansável busca de soluções para esses problemas. Os resultados da pesquisa expressam ainda a mudança de visão dos Professores/monitores de disciplina que chegam até a EFABIP, refletindo assim, no processo de construção da identidade dos educandos e educandas do campo, das águas e da floresta.
Abstract: This research aims to analyze the materiality of the Pedagogy of Alternation at the Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP, located in the municipality of Esperantina – TO, but which serves students from 12 municipalities in the microregion of Bico do Papagaio, cartography that demarcates the meeting of the states of Tocantins, Pará and Maranhão, evidencing the implementation of the instruments that put into practice the Alternating Pedagogy. In this sense, we resorted to dialectical historical materialism and all stages of construction of the research were carried out through the action research method, which is, therefore, a qualitative approach to research in the field of Rural Education. The data collection instruments used were free interviews, participant observation and document analysis. The theoretical support is supported by Freire (1996; 2019); Arroyo (2014); Caldart (2004); Molina (2015); Gimonet (2007); Begnami (2021); Silva (2018); Oliveira (2020); and scientific productions related to the study, such as Rural Education, Pedagogy of Alternation and Agricultural Family Schools. This research aimed specifically to contribute to the training of teachers/instructors who arrive at EFABIP, developing a Pedagogical Support Booklet for the continuous use of teachers. In a context where class struggle and social exclusion prevail, the difficulties of the alternating teaching process must be considered within the limits imposed by the educational system in the state of Tocantins. Thus, under these aspects, the results point to contradictions between theory and practice in the daily life of this educational proposal, but also points to a relentless search for solutions to these problems. The research results also express the change of view of the Teachers/monitors who come to EFABIP, thus reflecting on the process of identity construction of the male and female students in the countryside, water and forest.
Palavras-chave: Educação do Campo;
Pedagogia da Alternância;
Instrumentos da Pedagogia da Alternância.
Field Educacion;
Pedagogy of Alternation;
Instruments of the Pedagogy of Alternation.
Área(s) do CNPq: Educação Rural
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED
Citação: SILVA, Iara Rodrigues da. O quintal é minha escola: a materialidade da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo – EFABIP. 2021. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4389
Data de defesa: 20-Ago-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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