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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMELO , Maycon Douglas Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6883050060921477por
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Ulisses Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964114535425211por
dc.contributor.referee1NASCIMENTO, Ulisses Magalhães-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3964114535425211por
dc.contributor.referee2FIGUEROA, Jaiver Efren Jaimes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6516022083058455por
dc.contributor.referee3CAVALCANTE, Glene Henrique Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4666607456985752por
dc.date.accessioned2022-12-06T15:59:35Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationMELO , Maycon Douglas Silva. Análise dos planos de respostas ambientais para atendimento a emergências com navios de graneis líquidos no complexo portuário do Itaqui. 2022. 96 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Energia e Ambiente/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4388-
dc.description.resumoO porto do Itaqui é um grande hub de movimentação de graneis líquidos com grande influência regional, principalmente na distribuição de inflamáveis. Os combustíveis possuem operações estruturadas que visam mitigar os riscos de incêndio e explosões, contudo a composição química destes produtos representa um grande risco ambiental a fauna e flora, e nem sempre possuem as mesmas barreiras de segurança para evitar que falhas possam resultar em desastres ambientais. Nesse contexto, a legislação federal prevê que operadores destes produtos devem possuir planos estruturados para remediar e conter cenários ocorridos a partir do derrame destes produtos no mar, este planejamento denomina-se Plano de Emergência Individual, operacionalmente conhecido como PEI. Desta forma, esse projeto visa analisar a aderência dos planos de emergência existentes no porto do Itaqui e validar seu atendimento a legislação bem como a aderências deste plano a realidade das operações no porto. Para a elaboração deste trabalho buscou-se coletar dados através da literatura bibliográfica pertinente ao tema, assim como acidentes ocorridos que resultaram em impactos ambientais significativos. Como resultado, verificou-se que a maioria dos planos vigentes possuem estrutura similar de atendimento as emergências do porto, e os cenários dimensionados estão de acordo com as condições operacionais e naturais do porto. Durante entrevista com gestores, constatou-se que elaboração destes planos está diretamente atrelada a obrigatoriedade legal e fiscalização de órgãos ambientais, na contramão das políticas de sustentabilidades divulgadas pelas empresas, via de regra a gestão destes planos e recurso associados aos cenários acidentais são atreladas a contratação de empresas terceiras, especialistas no assunto.por
dc.description.abstractThe port of Itaqui is a large hub for handling large liquids with great regional influence, mainly in the distribution of flammables. The uncommon ones have environmental protection operations that aim to protect the risks of fire and explosion risks, however, the chemical composition against fauna and flora, and always avoid, have as protection threats a great danger that can result in environmental disasters. The federal emergency provides that these products must be considered as a recognized construction plan and built to remedy the products, operationally termed as PEI. In this way, this visa plans to comply with the existing emergency projects in the port of Itaqui and validate its compliance with the legislation and the legislation of operations in the port. For the creation of this theme, objects portrayed in the literature, as relevant events that result in environmental impacts of work, can result in environmental impacts. Because of the port, they are in accordance with the structure of compliance with the principles in force, and the structures in accordance with the operating conditions and in accordance with the operating conditions and in accordance with the operating conditions and in accordance with the operating conditions. During environmental management, contrary to the policies disclosed by the plans and rules resources, accidental scenarios are linked to the hiring of third-party companies, specialists in the subject.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-12-06T15:59:35Z No. of bitstreams: 1 MayconDouglasSilvaMelo.pdf: 2603464 bytes, checksum: 5586d4532074da152fde006930954770 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T15:59:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MayconDouglasSilvaMelo.pdf: 2603464 bytes, checksum: 5586d4532074da152fde006930954770 (MD5) Previous issue date: 2022-03-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectplano de emergência ambiental;por
dc.subjectmeio ambiente;por
dc.subjectgranéis líquidos;por
dc.subjectenvironmental emergency plan;eng
dc.subjectenvironment;eng
dc.subjectliquid bulk.eng
dc.subject.cnpqEngenharia Naval e Oceânicapor
dc.titleAnálise dos planos de respostas ambientais para atendimento a emergências com navios de graneis líquidos no complexo portuário do Itaquipor
dc.title.alternativeAnalysis of environmental response plans to respond to emergencies with liquid bulk ships in the Itaqui port complexeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENERGIA E AMBIENTE

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