Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Janilda Lima Dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0199751785494203por
dc.contributor.advisor1DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.referee1DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.referee2SOUZA, Allan Solano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3065102801690294por
dc.contributor.referee3ALVES, Antônio Sousa-
dc.contributor.referee4SANTIAGO, Alda Margarete Silva Farias-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/8137042356481507por
dc.contributor.referee5CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670por
dc.date.accessioned2022-12-06T15:15:29Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationSILVA, Janilda Lima Dos Santos. Conselho escolar: mecanismo de participação da comunidade na Gestão das Escolas municipais de Imperatriz – MA. 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4386-
dc.description.resumoA presente dissertação intitulada “Conselho Escolar: dispositivo de participação da comunidade na gestão das escolas municipais de Imperatriz-MA” está vinculada à linha de pesquisa Linguagens, Práticas Pedagógicas e Tecnologias da Educação, do Programa de Pós-Graduação Formação Docente em Práticas Educativas, da Universidade Federal do Maranhão, apresenta as práticas desenvolvidas pelo Conselho Escolar nas escolas da rede municipal de Imperatriz. Este trabalho tem como problemática central; as práticas desenvolvidas pelo Conselho Escolar nas escolas da rede municipal de ensino, contribui para a construção da gestão democrática? E o objetivo: apreender como se apresenta as práticas do Conselho Escolar como mecanismo de participação da comunidade e da gestão nas escolas da rede municipal de Imperatriz. Quanto a base teórica-metodológica referenciou-se no materialismo dialético, e abordagem qualitativa, estruturou-se inicialmente por meio da análise de documentos que possibilitaram conhecer um pouco cobre os documentos da rede municipal. Em seguida temos o levantamento de bibliografias, teve como principais fontes: Bordenave (1994), Cabral Neto (1997, 2007), Paro (2003, 2004, 2007), Rosenfield (2003), Rousseau (2005), Werle (2003), entre outros, estudiosos sobre a temática. O instrumento da investigação foi a entrevista semiestruturada com os conselheiros de 03 (três) escolas da rede municipal de ensino. Como produto do trabalho, foi apresentado uma proposta formativa intitulada; Formação de Conselheiros Escolares da rede municipal de Imperatriz, destinada aos conselheiros da rede municipal de ensino. Os resultados do estudo apontam que o CE, foi instituído para servir como espaço de democratização das relações dentro da escola, onde a comunidade pode participar diretamente das ações educativas, sendo um instrumento na partilha de poder A pesquisa demonstrou que a democratização da gestão da escola pública, embora tenha sido garantida por meio dos marcos regulatórios e implementados nas escolas, a participação da comunidade no colegiado, ainda ocorre com precariedade como rito formal. O estudo demonstrou também que existem alguns entraves que dificultam a efetivação das práticas do Conselho Escolar, um deles é o autoritarismo exercido pela pessoa do gestor, que centraliza o poder não propiciando o envolvimento da comunidade no processo de tomadas das decisões, um outro é a falta de conhecimento por parte dos conselheiros e gestão sobre o papel do colegiado dentro da escola.por
dc.description.abstractThis dissertation entitled "School Council: community participation device in the management of municipal schools in Imperatriz-MA” is linked to the line of research Languages, Pedagogical Practices and Education Technologies, of the Graduate Program Teacher Training in Educational Practices, from the Federal University of Maranhão, presentes the practices developed by the School Council in the municipal schools of Imperatriz. This work has as its central issue; the practices developed by the School Board in municipal schools, does it contribute to the construction of democratic management? And the objective: to understand how the School Board practices are presented as a mechanism for community participation and management in the municipal schools of Imperatriz. as to theoretical-methodological basis was referenced in dialectical materialism, and qualitative approach, it was initially structured through the analysis of documents that made it possible to know a little covers the documents of the municipal network. Then we have the survey of bibliographies, had as main sources: Bordenave (1994), Cabral Neto (1997, 2007), Paro (2003, 2004, 2007), Rosenfield (2003), Rousseau (2005), Werle (2003), among others, scholars about the theme. The research instrument was the semi-structured interview with the counselors of 03 (three) schools in the municipal education system. As a product of the work, it was presented a training proposal entitled; Training Network School Counselors Imperatriz, aimed at councilors of the municipal education system. The results of the study point out that the EC was established to serve as a space for democratization of relationships within the school, where the community can directly participate in educational activities, being an instrument in power sharing. The research showed that the democratization of public school management, although it has been guaranteed through regulatory and implemented in schools, the participation of the community in the collegiate, still occurs with precariousness as a formal rite. The study also showed that there are some barriers that hinder the implementation of the School Board's practices, one of them is the authoritarianism exercised by the person of the manager, who centralizes power, not providing community involvement in the decision-making process, another is the lack of knowledge on the part of the counselors and management on the role of the collegiate within the school.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-12-06T15:15:29Z No. of bitstreams: 1 JANILDALIMADOSSANTOSSILVA.pdf: 618192 bytes, checksum: 9325c4801d92035c025e93003ab4d056 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-06T15:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JANILDALIMADOSSANTOSSILVA.pdf: 618192 bytes, checksum: 9325c4801d92035c025e93003ab4d056 (MD5) Previous issue date: 2021-10-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConselho Escolar;por
dc.subjectGestão Democrática;por
dc.subjectparticipação;por
dc.subjectautonomia.por
dc.subjectSchool Board;eng
dc.subjectDemocratic management;eng
dc.subjectparticipation;eng
dc.subjectautonomy.eng
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpor
dc.titleConselho escolar: mecanismo de participação da comunidade na gestão das escolas municipais de Imperatriz – MApor
dc.title.alternativeSchool Council: a mechanism for community participation in the management of municipal schools in Imperatriz - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JANILDALIMADOSSANTOSSILVA.pdfDissertação de Mestrado603,7 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.