Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4372
Tipo do documento: Dissertação
Título: Psicoterapia on-line no Brasil: vivências, desafios profissionais e construções éticas
Título(s) alternativo(s): Online psychotherapy in Brazil: experiences, professional challenges and ethical constructions
Autor: SOUSA, Marina Lúcia Ericeira Vasconcelos 
Primeiro orientador: MARTINS, Dayse Marinho
Primeiro membro da banca: MARTINS, Dayse Marinho
Segundo membro da banca: BORBA, Jean Marlos Pinheiro
Terceiro membro da banca: TEIXEIRA, Tadeu Gomes
Resumo: RESUMO As repercussões da pandemia da Covid-19 e as medidas de isolamento e distanciamento social resultaram em uma premência dos trabalhos na modalidade remota com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), dentre eles o atendimento psicológico on-line. Os psicólogos puderam fazer uso dessa modalidade de atendimento de modo autônomo a partir da Resolução nº11/2018 (CFP, 2018). O que se percebe é que a prestação de serviços psicológicos on-line vem possibilitando maior acesso aos cuidados em saúde mental e vem mostrando sua relevância bem como a eficácia nos resultados. Partindo dessa premissa, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a prática profissional do psicólogo clínico que trabalha com atendimento psicológico on-line. Especificamente, o estudo busca compreender as vivências e a rotina desta prática profissional, as questões éticas relacionadas, benefícios, desafios e efetividade, assim como, o impacto do uso de tecnologias na saúde dos profissionais. A pesquisa apresenta delineamento descritivo-exploratório, com abordagem quanti-qualitativa. Participaram psicólogos clínicos que atuam ou tenham atuado nos últimos dois anos com psicoterapia on-line. A coleta de dados foi realizada através do Questionário Sociodemográfico e Prática Profissional e do Roteiro de Entrevista Semiestruturado. Os dados coletados foram submetidos a uma análise estatística lexical com o programa IRaMuTeQ, seguida da análise qualitativa dos resultados de segmentos de texto da entrevista, que foram examinados pela pesquisadora através da abordagem hermenêutica-dialética. Os resultados permitiram descrever e compreender a prática do psicólogo clínico com o uso de TICs na realidade nacional, reconhecer suas especificidades e limitações, traçando alternativas e compelindo a um maior engajamento ético profissional. Assim como, reconhecer suas vantagens e efetividade, contribuindo com a sua consolidação do cenário científico e consequentemente com prevenção e promoção da saúde da população em geral.
Abstract: The repercussions of the Covid-19 Pandemic with the measures of isolation and social distance, resulted in an urgent need for remote work with Information and Comunication Thecnologies (ICTs), including online psychological care. Psychologists were able to use this modality of assistance autonomously since Resolution nº11/2018 (CFP, 2018). The provision of psychological online services has enabled greater access to mental health care and has been showing its relevance as well as the effectiveness in the results. Based on this premise, this research has as general objective to analyze the professional practice of the clinical psychologist who works with online psychological care, highlighting the challenges and ethical issues related to this modality. Specifically, the research aims to know aspects about professional experience and practice, related ethical issues, benefits, challenges and effectiveness, as well as the impact of using this modality on the health of professionals. The research presents a descriptive-exploratory design, with a quanti-qualitative approach and participated clinical psychologists who work or have worked in the last two years with online psychotherapy. The data collection was done with a Questionnaire Sociodemographic and Professional Practice and an Interview Guide half structured. The collected data were submitted to a lexical statistical analysis with the IRaMuTeQ program, followed by qualitative analyses of the results of the text segments of the interview, which were examined by the researcher through the hermeneutic-dialectic approach. The results made it possible to describe and understand the clinical psychologist’s practice with the use of ICTs in national reality, recognize its specificities and limitations, outlining alternatives and compelling a greater professional ethical engagement. As well as recognizing its advantages and effectiveness, contributing to its consolidation of the scientific scenario and consequently to the prevention and health promotion of the population in general.
Palavras-chave: psicologia clínica;
psicoterapia;
tecnologia da informação e da comunicação;
ética;
clinical psychology;
psychotherapy;
information and comunication technology;
ethic;
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: SOUSA, Marina Lúcia Ericeira Vasconcelos. Psicoterapia on-line no Brasil: vivências, desafios profissionais e construções éticas. 2022. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4372
Data de defesa: 30-Mar-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARINALUCIAERICEIRAVASCONCELOSSOUSA.pdfDissertação de Mestrado1,01 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.