Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPACHECO, Alan Carlos Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072807601907743por
dc.contributor.advisor1COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.contributor.referee1COSTA, Hawbertt Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062249238399290por
dc.contributor.referee2CAVALCANTI, Eduardo Luiz Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2609515072700660por
dc.contributor.referee3SILVA, Antonio José da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2510444490695173por
dc.date.accessioned2022-11-30T18:37:12Z-
dc.date.issued2022-09-27-
dc.identifier.citationPACHECO, Alan Carlos Rocha. Pressupostos de avaliação da aprendizagem na aplicação de jogos digitais voltados para o ensino de Química: uma análise a partir da revisão sistemática da literatura. 2022. 111 f. Dissertação ( Programa de Pós-Graduação em Ensino ee Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4364-
dc.description.resumoNa busca por novas ferramentas de aprendizagem, os jogos digitais têm mostrado cada vez mais o seu potencial, sendo usados por alunos de vários níveis de ensino ao redor do mundo. Apesar disso, os educadores que pretendem utilizar ou já utilizam essa tecnologia em suas aulas ainda têm algumas dúvidas sobre a sua utilização, como por exemplo, a forma de avaliar a aprendizagem baseada nos jogos digitais. A avaliação é uma parte importante do processo de ensino e aprendizagem e, nesse caso, serve tanto para saber se houve avanços na aprendizagem dos alunos, como também para analisar quais as contribuições do uso dos jogos no contexto da sala de aula. Dessa forma, este trabalho tem o objetivo de investigar como está sendo conduzido o processo de avaliação da aprendizagem baseada no uso de jogos digitais no ensino de química, a partir da análise da produção acadêmica publicada em bases de dados eletrônicas. Para isto, a coleta de dados se deu por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, desenvolvida para fornecer informações e identificar estudos relevantes publicados entre o período de 2011 a 2021 nas bases SCOPUS, Web of Science, ACS Publications e Portal de Periódicos CAPES. A análise dos artigos coletados foi feita sob a perspectiva da análise de conteúdo, através da codificação e categorização dos dados analisados. Como referencial de análise foram usadas obras de autores que tratam de avaliação, como Luckesi e outros que tratam de jogos como Whitton, Michel e Chen. O processo de revisão resultou em 49 artigos selecionados como objeto de pesquisa, por serem relevantes para o estudo. Os resultados apontaram para uma utilização cada vez maior dos jogos digitais no ensino de química, destacando o seu potencial como uma efetiva ferramenta de aprendizagem, além de sua versatilidade em poder ser adaptado para vários conteúdos e diferentes níveis de ensino. Quanto à avaliação da aprendizagem, percebeu-se uma maior frequência de trabalhos que buscaram avaliar questões referentes ao funcionamento do jogo e deixaram de lado questões sobre a avaliação que pudesse atestar se houve algum aprendizado durante o uso do jogo digital.por
dc.description.abstractIn the search for new learning tools, digital games have increasingly shown their potential, being used by students of various levels of education around the world. Despite this, some doubts hover over educators who intend to use or already use this technology in their classes, such as how to assess learning based on digital games. Assessment is an important part of the teaching and learning process and, in this case, it serves both to know if there have been advances in student learning, as well as to analyze the contributions of the use of games in the context of the classroom. Thus, this work aims to investigate how the process of evaluating learning based on the use of digital games in chemistry teaching is being conducted, based on the analysis of academic production published in electronic databases. For this, data collection took place through a Systematic Literature Review, developed to provide information and identify relevant studies published between 2011 and 2021 in the SCOPUS, Web of Science, ACS Publications and CAPES Periodicals Portal. The analysis of the articles collected was carried out from the perspective of content analysis, through the coding and categorization of the analyzed data. As a reference for analysis, works by authors who deal with evaluation, such as Luckesi and others who deal with games such as Whitton, Michel and Chen, were used. The review process resulted in 49 articles selected as the object of research, as they are relevant to the study. The results pointed to an increasing use of digital games in the teaching of chemistry, highlighting their potential as an effective learning tool, in addition to their versatility in being able to be adapted to various contents and different levels of education. As for the assessment of learning, there was a greater frequency of works that sought to evaluate issues related to the functioning of the game and left out questions about the evaluation that could attest if there was any learning during the digital game.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-11-30T18:37:11Z No. of bitstreams: 1 ALANCARLOS.pdf: 1559739 bytes, checksum: 856038ea4284c57c302eeb9715c85fff (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-30T18:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALANCARLOS.pdf: 1559739 bytes, checksum: 856038ea4284c57c302eeb9715c85fff (MD5) Previous issue date: 2022-09-27eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectjogos digitais;por
dc.subjectensino de química;por
dc.subjectavaliação da aprendizagem;por
dc.subjectrevisão sistemática da literatura.por
dc.subjectdigital games;eng
dc.subjectchemistry teaching;eng
dc.subjectlearning assessment;eng
dc.subjectsystematic review of literatureeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.titlePressupostos de avaliação da aprendizagem na aplicação de jogos digitais voltados para o ensino de Química: uma análise a partir da revisão sistemática da literaturapor
dc.title.alternativeLearning assessment assumptions in the application of digital games aimed at teaching Chemistry: an analysis based on a systematic literature revieweng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALANCARLOS.pdfDissertação de Mestrado1,52 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.