Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4355
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino da Filosofia no 6º ano do ensino fundamental: uma experiência de ensino interdisciplinar na unidade integrada Juscelino Kubitschek do povoado Mamorana - São Bernardo-MA
Título(s) alternativo(s): The teaching of philosophy in the 6th year of elementary school: a interdisciplinary teaching experience in the integrated unit Juscelino Kubitschek of Mamorana Village - São Bernardo-MA
Autor: MACHADO, Francisco das Chagas Galeno 
Primeiro orientador: SILVA, Acildo Leite da
Primeiro membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Segundo membro da banca: BIANCHINI, Ângelo Rodrigo
Terceiro membro da banca: FERREIRA , Dulcineia de Fátima
Resumo: O ensino de filosofia apresenta-se com fundamental e necessário para o desenvolvimento da leitura de mundo dos estudantes, uma vez que esse ensino, nos dias atuais, tem-se voltado para práticas educativas que podem ser delineadas por meio de atividades integralizadoras, interdisciplinares, com vista as novas experiências de abordagem dos seus conteúdos escolares. O presente estudo tem como objetivo desenvolvimento de uma sequência didática como proposta interdisciplinar no 6º ano do ensino fundamental, na Unidade Integrada Juscelino Kubistchek, localizada no povoado Mamorana, município de São Bernardo-MA. Nesse intento desenvolveu-se experiencia de ensino na perspectiva interdisciplinar analisando os resultados dessa prática no processo ensino e aprendizagem dos alunos da disciplina filosofia. A abordagem metodológica da pesquisa circunscreveu a pesquisa qualitativa de caráter colaborativo, utilizando a observação participante, na investigação da realidade que envolve o ensino de filosofia nos anos finais do Ensino Fundamental. Buscou-se relacionar a filosofia com outras áreas do conhecimento humano, frente ao processo interdisciplinar e sua aplicabilidade no âmbito escolar, com vistas a contemplar a construção do conhecimento conjuntamente a outras áreas do saber disciplinar considerando a relação dos alunos com o meio social e a escola. A experiencia da sequência didática com atividades integradoras envolvendo as disciplinas de Filosofia, Língua Portuguesa, História, Geografia, Língua Inglesa e Artes. Contando assim, com três sujeitos professores, participante da pesquisa de campo, relatando e avaliando sobre a experiência de ensino e o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. Os resultados da pesquisa evidenciaram significativa melhora no processo ensino e aprendizagem, com aplicação da sequência didática interdisciplinar no ensino da disciplina Filosofia dos anos finais do Ensino Fundamental.
Abstract: The teaching of philosophy is fundamental and necessary for the development of students' reading of the world, since this teaching, nowadays, has turned to educational practices that can be outlined through integralizing, interdisciplinary activities, with a view to the new experiences of approaching their school contents. The present study aims to develop a didactic sequence as an interdisciplinary proposal in the 6th year of elementary school, at the Juscelino Kubistchek Integrated Unit, located in the village of Mamorana, municipality of São Bernardo-MA. In this attempt, a teaching experience was developed from an interdisciplinary perspective, analyzing the results of this practice in the teaching and learning process of students in the discipline of philosophy. The methodological approach of the research circumscribed qualitative research of a collaborative character, using participant observation, in the investigation of the reality that involves the teaching of philosophy in the final years of Elementary School. We sought to relate philosophy with other areas of human knowledge, in view of the interdisciplinary process and its applicability in the school context, with a view to contemplating the construction of knowledge together with other areas of disciplinary knowledge considering the relationship of students with the social environment and the school. The experience of the didactic sequence with integrative activities involving the disciplines of Philosophy, Portuguese Language, History, Geography, English Language and Arts. Thus, with three teaching subjects, participant in the field research, reporting and evaluating the teaching experience and the development of students' learning. The research results showed a significant improvement in the teaching and learning process, with the application of the interdisciplinary didactic sequence in the teaching of the Philosophy discipline of the final years of Elementary School.
Palavras-chave: Ensino;
Filosofia;
Interdisciplinaridade;
Sequência didática
Teaching;
Philosophy;
Interdisciplinarity;
Following teaching
Área(s) do CNPq: Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: MACHADO, Francisco das Chagas Galeno. O ensino da Filosofia no 6º ano do ensino fundamental: Uma experiência de ensino interdisciplinar na unidade integrada Juscelino Kubitschek do povoado Mamorana - São Bernardo-Ma. 2020. 183 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4355
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Galeno Machado.pdfDissertação de Mestrado60,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.