Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/435
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | AMBIENTE DE AVALIAÇÃO DO SOFTWARE VIRTUAL-TANEB APLICADO À GEOMETRIA DO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Título(s) alternativo(s): | Environmental Assessment Software Virtual-TANEB applied to geometry fifth year of elementary school |
Autor: | Castro, Pedriana de Jesus Pavão |
Primeiro orientador: | LABIDI, Sofiane |
Primeiro membro da banca: | Abdelouahab, Zair |
Resumo: | O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) viabiliza o acompanhamento do rendimento dos alunos e fornece subsídios para o monitoramento das políticas públicas voltadas à educação. Neste trabalho propõe-se o desenvolvimento de um ambiente de avaliação para o software educacional denominado Virtual-TANEB que contribuirá para automatização do processo do Sistema de Avaliação da Educação Básica. Este ambiente utiliza de elementos da Inteligência Artificial, como os agentes de software, etc.. Inicialmente, este protótipo contempla apenas a disciplina Matemática no conteúdo da geometria do 5ª ano do Ensino Fundamental. Favorecendo a redução de ônus financeiro e de tempo na entrega dos resultados da avaliação do aluno. O Virtual-TANEB destaca-se por oferecer interatividade ao aluno, por sua usabilidade e intuitividade na realização dos testes, construindo assim, um ambiente amigável para o discente realizar as questões do teste. |
Abstract: | The Brazilian Basic Education Evaluation System, known as SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), enables student monitoring performance and provides subsidies for public politics monitoring of education. This work proposes the development of an environmental assessment educational software called Virtual-Taneb that will help automate the Basic Education Evaluation System process. This environment uses elements of Artificial Intelligence, such as software agents, etc. Initially, a prototype includes only the discipline of mathematics content in the geometry of the 5th year of elementary school. Favoring the financial burden and time reduction to the results of the student delivery. The Virtual-Taneb stands out for providing student interactivity, for their usability and intuitiveness of the test conditions, thus, building a friendly environment for the student answer the test questions. |
Palavras-chave: | SAEB Virtual-TANEB agentes de software Matemática Educational assessment software agents SAEB Virtual-TANEB Mathematics |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWARE |
Idioma: | por |
País: | BR |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | Engenharia |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET |
Citação: | CASTRO, Pedriana de Jesus Pavão. Environmental Assessment Software Virtual-TANEB applied to geometry fifth year of elementary school. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/435 |
Data de defesa: | 4-Mar-2010 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
Pedriana de Jesus Pavao Castro.pdf | 1,77 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.