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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarros, Victor Hugopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2350698030246060por
dc.contributor.advisor1PAIVA, Anselmo Cardoso dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6446831084215512por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Alexandre César Muniz dept_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5225588855422632por
dc.contributor.referee1Silva, Aristófanes Corrêapt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2446301582459104por
dc.date.accessioned2016-08-17T14:53:08Z-
dc.date.available2010-05-26pt_BR
dc.date.issued2010-03-22pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Victor Hugo. PROBLEM OF ALLOCATION OF CRADLES IN PORTS GRANARY SHIPS WITH SUPPLY RESTRICTIONS AND CONDITIONS FAVORABLE OF TIDE. 2010. 85 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2010.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/434-
dc.description.resumoO Problema de Alocação de Berços em Portos Graneleiros com Restrições de Estoque e Condições Favoráveis de Maré é abordado neste trabalho. Um berço define um local especifico ao longo do cais onde um carregador de navio está disponível para carregar ou descarregar navios, acomodando apenas um navio por vez. Em portos que sofrem a influência da variação das marés, as condições de navegação dependem de condições favoráveis de maré, uma vez que a profundidade na maré baixa restringe a movimentação de navios. Alguns terminais no complexo portuário de São Luís, Maranhão, estão associados a importantes empresas multinacionais que mantêm um forte controle sobre os níveis de estoque de seus produtos. Uma vez que o nível de estoque, por vezes, depende de um processo contínuo de consumo ou produção de granéis, a tomada de decisão de carregar ou descarregar navios deve levar em conta as cargas armazenadas nos pátios do porto. Desta forma, um critério básico para tomadas de decisão é dar prioridade aos navios relacionada aos níveis mais críticos de estoque. Este trabalho apresenta dois modelos de programação linear baseado no problema de transporte para representar o problema abordado. Algumas instâncias do problema puderam ser resolvidas por um solver comercial. Como alternativa suas instâncias maiores, que exigem grande tempo de execução, uma implementação do Simulated Annealing (SA) e do algoritmo conhecido como Algoritmo de Treinamento Populacional para Programação Linear (ATP/PL) são empregadas para resolução do problema.por
dc.description.abstractThe problem of allocating berth positions for vessels in tidal grain port terminals is discussed in this work. A berth defines a specific location alongside a quay where a ship loader is available for loading or unloading vessels, accommodating only one vessel at time. In tidal ports, draft conditions depend on high tide conditions, since available depth under the low tide is not adequate to the movement of ships. Some port terminals at the port complex of São Luís, Maranhão, are associated to important transnational enterprises which maintain a strong control over the stock level of their goods. Since the stock level sometimes depends on a continuous process of consumption or production of grains, the decision making of loading or unloading vessels must contemplate the amount of the grain stored in the port yards. Therefore, a basic criterion for decision making is to give priority to the vessels related to the most critical grain stock level. This paper presents two integer linear programming models based on the transportation problem to represent the discussed problem. Some problem instances could be solved by a commercial solver. As an alternative to larger instances, which require large running time, an implementation of Simulated Annealing (SA) and the algorithm known as Population Training Algorithm for Linear Programming (PTA/LP) are used to solve the problem.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-17T14:53:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Victor Hugo Barros Silva.pdf: 4177386 bytes, checksum: 324ffa71e5b64047e7a54ab199bb9241 (MD5) Previous issue date: 2010-03-22eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentEngenhariapor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProgramação linearpor
dc.subjectProblema de alocação de berçospor
dc.subjectPortos com restrições de marépor
dc.subjectControle de estoquepor
dc.subjectLinear programmingeng
dc.subjectBerth allocation problemeng
dc.subjectTidal portseng
dc.subjectStock controleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::PROBABILIDADE::ANALISE ESTOCASTICApor
dc.titlePROBLEMA DE ALOCAÇÃO DE BERÇOS EM PORTOS GRANELEIROS COM RESTRIÇÕES DE ESTOQUE E CONDIÇÕES FAVORÁVEIS DE MARÉpor
dc.title.alternativePROBLEM OF ALLOCATION OF CRADLES IN PORTS GRANARY SHIPS WITH SUPPLY RESTRICTIONS AND CONDITIONS FAVORABLE OF TIDEeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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