Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4341
Tipo do documento: Dissertação
Título: INDUÇÃO MAGNÉTICA: Uma proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa
Título(s) alternativo(s): MAGNETIC INDUCTION: A UEPS proposal based on the Theory of Meaningful Learning
Autor: SILVEIRA, Aline Cristine Gomes da 
Primeiro orientador: BATISTA, Jerias Alves
Primeiro membro da banca: BATISTA, Jerias Alves
Segundo membro da banca: CARVALHO, Édson Firmino Viana de
Terceiro membro da banca: TRONCÃO, Pâmella Gonçalves Barreto
Resumo: Este trabalho apresenta um produto educacional que reúne uma sequência didática para o ensino sobre Indução Magnética como suporte para os professores do terceiro ano do Ensino Médio. Como tal, ele descreve os aspectos históricos, conceituais, matemáticos e aplicações de uma forma não explorada nos livros didáticos. Visando mudanças significativas no ensino da Física, a pesquisa tem como problema o seguinte questionamento: é possível ensinar o conteúdo de indução magnética através de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), que possibilite o maior envolvimento, e consequentemente domínio do conteúdo, para estudantes do 3º ano do Ensino Médio? Os objetivos que norteiam a realização desta pesquisa buscam descrever o fenômeno associando-o com o cotidiano dos alunos, bem como verificar a eficácia deste método de ensino. O referencial teórico que dá suporte a utilização da UEPS são os princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e Aprendizagem Significativa Crítica de Marco Antônio Moreira. Os alunos do terceiro ano do ensino médio de uma instituição pública estadual na cidade de São João dos Patos – MA foram os agentes interativos do projeto, tendo como mediadora a autora pesquisadora. A UEPS conta com uma sequência de seis encontros que busca respeitar os aspectos que constitui a sequência. Os dados coletados buscam associar o resultado descritivo dos estudantes indicando uma aprendizagem significativa através de relatório com consistência científica. Avaliamos o trabalho proposto nas diferentes etapas da sequência didática e constatamos que a participação positiva juntamente com a produtividade adquirida pelos estudantes pode nos levar a concluir que houve indícios de aprendizagem significativa, pois conseguimos detectar as dificuldades e estabelecer estratégias de como os estudantes pudessem superar tais desafios. Diante dos fatos, o projeto visa uma aprendizagem mais eficiente, motivando os educandos no processo de ensino aprendizagem, bem como auxiliar os professores no desenvolvimento do conteúdo relacionado à indução magnética.
Abstract: This work presents an educational product that brings together a didactic sequence for teaching about Magnetic Induction as a support for teachers of the third year of high school. As such, it describes historical, conceptual, mathematical and application aspects in a way not explored in textbooks. Aiming at significant changes in the teaching of Physics, the research has as a problem the following question: is it possible to teach the content of magnetic induction through a Potentially Significant Teaching Unit (UEPS), which allows greater involvement, and consequently mastery of the content, to 3rd year high school students? The objectives that guide the accomplishment of this research seek to describe the phenomenon associating it with the students' daily life, as well as verifying the effectiveness of this teaching method. The theoretical framework that supports the use of UEPS are the principles of the Theory of Meaningful Learning by David Ausubel and Critical Significant Learning by Marco Antônio Moreira. Third year high school students from a state public institution in the city of São João dos Patos - MA were the interactive agents of the project, with the researcher author as a mediator. The UEPS has a sequence of six meetings that seeks to respect the aspects that constitute the sequence. The data collected seek to associate the descriptive result of the students indicating a significant learning through a report with scientific consistency. We evaluated the proposed work in the different stages of the didactic sequence and found that the positive participation together with the productivity acquired by the students can lead us to conclude that there were signs of significant learning, as we were able to detect the difficulties and establish strategies for how students could overcome such difficulties. challenges. In view of the facts, the project aims at more efficient learning, motivating students in the teaching learning process, as well as helping teachers in the development of content related to magnetic induction.
Palavras-chave: Indução magnética;
Aprendizagem significativa;
Unidade de ensino potencialmente significativo
Magnetic induction;
Meaningful learning;
Potentially significant teaching unit
Área(s) do CNPq: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVEIRA, Aline Cristine Gomes da. Indução magnética: Uma proposta de UEPS fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa. 2022. 267 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4341
Data de defesa: 12-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Aline Cristine Gomes da Silveira.pdfDissertação de Mestrado112,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.