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Tipo do documento: Dissertação
Título: Educomunicação: pressupostos tecnológicos na relação professor-aluno em aulas de Filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão no período crítico da pandemia
Título(s) alternativo(s): Educommunication: technological assumptions in the teacher-student relationship in philosophy classes at Colégio de Application of the Federal University of Maranhão in the critical period of the pandemic
Autor: HORTEGAL NETO, Sansão 
Primeiro orientador: FAÇANHA, Luciano da Silva
Primeiro coorientador: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Primeiro membro da banca: FAÇANHA, Luciano da Silva
Segundo membro da banca: BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista
Terceiro membro da banca: WUNSCH, Luana Priscila
Quarto membro da banca: RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes
Resumo: A presente dissertação consiste em abordar a Educomunicação com integração das tecnologias para o ensino de filosofia no ensino médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão (Colun – UFMA). A tecnologia sempre esteve presente no cotidiano da sociedade, o que inclui as escolas, desde a utilização de quadro de giz, passando por quadro branco, até a utilização de retroprojetores, datashows e recursos audiovisuais. Com a pandemia no início de 2020 e o isolamento social decretado em março do mesmo ano, no qual escolas, universidades, faculdades, bares, restaurantes, lojas, e todo e qualquer local que gerasse aglomeração precisava ser fechado, a sociedade foi se reinventando e buscando alternativas para continuar com suas atividades. Os mecanismos de webconferência, nesse período, foram ganhando destaque e espaço e aperfeiçoando serviços até então já existentes, timidamente, e pouco utilizadas. As tecnologias que foram surgindo ou se aprimorando durante a pandemia levaram-nos a analisar como a integração dessas tecnologias, em sala de aula remota tem refletido na formação crítica dos estudantes do ensino médio, especificamente na área de Filosofia, por ser uma área de concentração das humanas, que requer análise e reflexão. Para esse estudo, aplicaremos a metodologia de revisão de literatura, no qual buscaremos apresentar, conceitualmente, a existência do termo Educomunicação, mostrando seu uso no Ensino de Filosofia, que tem sido mediado pelo uso das tecnologias, além de entender como os professores do ensino médio do Colun que lecionam a disciplina de Filosofia têm trabalhado o conteúdo nesse formato remoto. O trabalho reforçará a ideia do professor como mediador de conhecimento e apontará uma necessidade interativa na sala de aula virtual, com base no uso das tecnologias, para que tenham uma função de compartilhamento e facilitadores na transmissão do conteúdo.
Abstract: This dissertation consists of addressing Educommunication with the integration of technologies for the teaching of philosophy in high school of the College of Application of the Federal University of Maranhão (Colun - UFMA). Technology has always been present in the daily life of society, which includes schools, from the use of chalkboards, through whiteboard, to the use of overhead projectors, datashows and audiovisual resources. With the pandemic in early 2020 and the social isolation enacted in March of the same year, in which schools, universities, colleges, bars, restaurants, shops, and any and all the agglomeration needed to be closed, society was reinventing and seeking alternatives to continue with its activities. The web conferencing mechanisms, in this period, were gaining prominence and space and improving services until then already existing, timidly, and little used. The technologies that were emerging or improving during the pandemic led us to analyze how the integration of these technologies in a remote classroom have reflected in the critical training of high school students, specifically in the area of Philosophy, because it is an area of concentration of humanbeings, which requires analysis and reflection. For this study, we will apply the literature review methodology, in which we will conceptually present the existence of the term Educommunication, showing its use in philosophy teaching, which has been mediated by the use of technologies, in addition to understanding how Colun high school teachers, who teach the discipline of Philosophy, have worked the content in this remote format. The work will reinforce the idea of the teacher as a mediator of knowledge and will point to an interactive need in the virtual classroom, from the use of technologies, so that they have a sharing function and facilitators in the transmission of content.
Palavras-chave: Comunicação;
Educação;
Ensino Médio;
Tecnologia;
Perspectivas após março de 2020
Communication;
Education;
Middle school;
Technology;
Post-March 2020 Perspectives
Área(s) do CNPq: Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: HORTEGAL NETO, Sansão. Educomunicação: Pressupostos tecnológicos na relação professor-aluno em aulas de Filosofia no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão no período crítico da pandemia. 2022. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4339
Data de defesa: 29-Jul-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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