Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNEIVA, Yuri Pacheco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1543469685478479por
dc.contributor.advisor1TEIXEIRA, Catarina Malcher-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320145700936389por
dc.contributor.advisor-co1SÁ, Lucas Guimarães Cardoso de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8479886684573199por
dc.contributor.referee1TEIXEIRA, Catarina Malcher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6320145700936389por
dc.contributor.referee2SÁ, Lucas Guimarães Cardoso de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8479886684573199por
dc.contributor.referee3NELSON, Tony-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7138098251464956por
dc.contributor.referee4FIGUEIREDO, Rosana Mendes Éleres de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7046879184175139por
dc.contributor.referee5SILVA, José Rômulo Travassos da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2861708814846551por
dc.date.accessioned2022-11-25T03:41:33Z-
dc.date.issued2021-03-08-
dc.identifier.citationNEIVA, Yuri Pacheco. Ansiedade social e assertividade em estudantes do ensino superior. 2021.57 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4335-
dc.description.resumoA ansiedade é uma reação fisiológica, emocional e comportamental adaptativa que todos os indivíduos vivenciam em algum momento da vida. Diante de situações sociais, também é possível sentir ansiedade, denominada de ansiedade social. A literatura não apresenta um consenso sobre as noções de causalidade desse constructo. Por outro lado, indivíduos com ansiedade social podem apresentar déficits no repertório de Habilidades Sociais - HS, em especial, as assertivas, o que impacta no seu funcionamento em vários contextos, dentre eles o educacional. O ambiente universitário demanda controle de respostas de ansiedade e um repertório elaborado de HS, uma vez que acadêmicos precisam expressar opinião em salas de aulas, realizar atividades em grupo, apresentar seminários, lidar com autoridades etc. Dessa forma, este estudo tem como objetivo geral analisar as relações entre ansiedade social e assertividade. Os dados foram coletados utilizando o Protocolo de Caracterização Individual e três escalas: Inventário de Habilidades Assertivas - IHA, o Teste de Ansiedade Social para Universitários - TASU e o Questionários de Vivências Acadêmicas – versão reduzida - QVA-r e o Protocolo de caracterização individual. A coleta de dados foi aplicada virtualmente por meio de formulário online em 270 estudantes do ensino superior, com média de idade de 24 anos (DP= 5,93), de diversas regiões do Brasil, sendo 72,59% da região nordeste. Os dados foram analisados por meio do software Jasp versão 0.14. As qualidades psicométricas do IHA foram investigadas para assegurar que o instrumento era capaz de medir assertividade na amostra de universitários. Foram encontrados índices de ajuste satisfatórios para o indicador de desconforto (χ2/df = 3,78, CFI = 0,916, TLI = 0,903, RMSEA = 0,102, SRMR = 0,108) e frequência (χ2/df = 1,81, CFI = 0,936, TLI = 0,925, RMSEA = 0,055, SRMR = 0,77. A hipótese de que existe uma relação entre as variáveis foi confirmada a partir da análise das correlações de Pearson, com relações significativas, de intensidade de fracas a moderadas com direção negativa (-0,16 a -0,51). A análise de mediação permitiu identificar que a assertividade diminui o impacto da ansiedade social na adaptação à universidade. Os dados fortalecem a necessidade de intervenções junto a amostra estudada e ampliam possibilidades de investigações no campo teórico-prático das HS.por
dc.description.abstractAnxiety is physiological, emotional, and behavioural adaptive reaction which every individual experience in life. In social situations, it is possible to feel anxiety, it is called social anxiety. The scientific literature does not present consensus in regard of the causality of the construct. Still, individuals with social anxiety may present deficits on social skills repertoire, especially in assertiveness, which can impact behaviour on different contexts, inclu. The university environment demands control of anxiety responses and an elaborate repertoire of Social Skills - SK, since academics need to express opinion on class, perform group activities, present seminars, and interact with authorities. Thus, this study aims to analyse the relation between social anxiety and assertiveness. The data was collected using the Individual Characterization Protocol and another three instruments, Assertive Skills Inventory (ASI), the Social Anxiety Test for University students and the Academic Experiences Questionnaire – abbreviated version. The data was virtually applied as an online form in 270 participants with mean age of 24 years (SD = 5,93), from several regions of Brazil, 72,59% were from the northeast region. The data was analysed with the Jasp software version 0.14. The psychometric properties of the ASI were done to ensure that the instrument was capable of measuring assertiveness on university students. Satisfactory adjustment indexes were found for the discomfort indicator (χ2/df = 3,78, CFI = .916, TLI = .903, RMSEA = .102, SRMR = .108) and frequency (χ2/df = 1,81, CFI = .936, TLI = .925, RMSEA = .055, SRMR = .77). The hypothesis that exists a correlation between the variables were confirmed by the Pearson Correlation, with significative relations, ranging from weak to moderate (-.16 to -.51). The mediation analyses allowed to identify that assertiveness can reduce the impact of social skills on adaption to the university. The data strengthens the need of intervation amongst the sample studied and aplify the possibilities of investigation in the practical theoretical fieldeng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-11-25T03:41:33Z No. of bitstreams: 1 YuriPacheco.pdf: 566631 bytes, checksum: d35c52197151819510334d7325b5327e (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-25T03:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 YuriPacheco.pdf: 566631 bytes, checksum: d35c52197151819510334d7325b5327e (MD5) Previous issue date: 2021-03-08eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectansiedade social;por
dc.subjectassertividade;por
dc.subjectuniversitários;por
dc.subjectsocial anxiety;eng
dc.subjectassertiviness;eng
dc.subjectgraduation students.eng
dc.subject.cnpqPsicologiapor
dc.titleAnsiedade social e assertividade em estudantes do ensino superiorpor
dc.title.alternativeSocial anxiety and assertiveness in higher education studentseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
YuriPacheco.pdfDissertação de Mestrado553,35 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.