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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO MARANHÃO CONTEMPORÂNEO: consistência e adequação dos cursos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) face às tendências do mercado de trabalho formal maranhense
Título(s) alternativo(s): PROFESSIONAL EDUCATION IN CONTEMPORARY MARANHÃO: consistency and adequacy of courses at the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA) in view of the trends in the formal labor market in Maranhão
Autor: SOUSA, Paulo Roberto Correia 
Primeiro orientador: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Primeiro membro da banca: LIMA, Valéria Ferreira Santos de Almada
Segundo membro da banca: ARAÚJO, Elizeu Serra de
Terceiro membro da banca: HOLANDA, Felipe Macedo de
Resumo: Este trabalho analisa a consistência e adequação dos cursos técnicos de nível médio ofertados pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) face às tendências do mercado de trabalho formal maranhense. Para tanto, a partir de pesquisa bibliográfica, documental e análise de dados secundários, aborda se o debate acerca do atual processo de reestruturação produtiva e seus impactos sobre os requerimentos de qualificação profissional e sobre o emprego. Apresentam se os determinantes histórico-estruturais da educação profissional no Brasil desde o período colonial, com ênfase nas transformações experimentadas entre a segunda metade da década de 1990 e o final do ano de 2014 e nas experiências contemporâneas desenvolvidas no Estado do Maranhão. Aborda o IEMA na sua concepção e seu desenho institucional com destaque aos resultados obtidos em termos de oferta de cursos durante os anos de estudo, tendo como fontes de pesquisa documentos oficiais da Instituição. Contextualiza a dinâmica do mercado de trabalho Maranhense e Brasileiro nos anos 2000, a fim de discutir a formalização dos empregos e as áreas dos cursos ofertados pelo IEMA frente às demandas do mercado de trabalho Maranhense. Com relação ao corte temporal, em função de o Instituto ter sido implantado a partir de 2015, esta pesquisa estende-se para o período de quatro anos (2015 a 2018), correspondente ao primeiro mandato do Governo Flávio Dino.
Abstract: This dissertation analyzes the consistency and adequacy of High School technical courses offered by the Institute of Education, Science and Technology of Maranhão (IEMA) in face of the trends of formal job market in Maranhão. To this end, based on bibliographic, documentary research and analysis of secondary data, it addresses the debate about the current process of productive restructuring and its impacts on the requirements of professional qualification and on employment. The historical and structural determinants of professional education in Brazil since the colonial period are presented, with emphasis on the transformations experienced between the second half of the 1990s and the end of the year 2014 and on the contemporary experiences developed in the State of Maranhão. It approaches IEMA in its conception and its institutional design with emphasis on the results obtained in terms of offering courses during the years of study, having as sources of research the official documents of the Institution. It contextualizes the dynamics of Maranhão and Brazilian labor market in the 2000s, in order to discuss the formalization of jobs and the areas of courses offered by IEMA in the face of the demands of Maranhão labor market. With regard to the time frame, despite the Institute having been implemented since 2015, this research extends to the four-year period (2015 to 2018), corresponding to the first term of the Flávio Dino Government.
Palavras-chave: Reestruturação Produtiva;
Educação Profissional;
Mercado de Trabalho;
Maranhão;
IEMA
Productive Restructuring;
Professional Education;
Job Market;
Maranhão;
IEMA
Área(s) do CNPq: Mercado de Trabalho; Política do Governo
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ECONOMIA/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO/CCSO
Citação: SOUSA, Paulo Roberto Correia. Educação profissional no Maranhão contemporâneo: consistência e adequação dos cursos do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) face às tendências do mercado de trabalho formal maranhense. 2020. 130 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4328
Data de defesa: 2-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE POS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO SOCIOECONOMICO

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