Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4316
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVERDE, Alexandre Viana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6428097915369753por
dc.contributor.advisor1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee2LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee3LEITE, Sandra Fernandes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9055223881868290por
dc.contributor.referee4BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2022-11-21T13:48:43Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationVERDE, Alexandre Viana. O plano estadual de educação do Estado do Maranhão: uma análise das interpretações sobre a gestão democrática em uma escola da rede pública. 2022. 158 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4316-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as interpretações feitas por uma escola pública da meta referente à gestão democrática do Plano Estadual de Educação do estado do Maranhão. Discute-se o conceito de gestão democrática a partir dos processos históricos e políticos nacionais e no estado do Maranhão, para contextualizar onde a meta referente à gestão democrática do ensino público do PEE (Lei n.o 10.099/2014) é traduzida e interpretada, possibilitando assim a identificação de relações de articulações e/ou desarticulações entre a política de fato e a política de uso. A pesquisa desenvolve-se pelo caráter qualitativo, recorrendo à abordagem do ciclo de política e da teoria da atuação, formulada por Stephen Ball e seus colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1990; BALL, 1994; BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016) na busca pela afirmação da política desenvolvida em três arenas que se distinguem e se complementam, tendo como fundamento a concepção da escola como instituição com autonomia e capacidade necessária para traduzir e interpretar os discursos legais. As pesquisas bibliográfica, documental e de campo situa o objeto no espaço e tempo, servindo também para a construção das relações entre o teórico e o empírico, acompanhada pela aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas com os membros do Colegiado Escolar, possibilitando uma variedade de dados dos mais diversos segmentos que compõem a escola. Os dados coletados foram analisados pela teoria do discurso formulada por Foucault (2012; 2014), cuja premissa diz que os discursos são construções históricas e sociais em constante transformação, formados por singularidades e generalizações, que estabelecem relações com outros discursos. Os resultados da pesquisa demonstram as lutas de interesses, as contradições e silenciamentos nas políticas que versam sobre a democratização do ensino público, tornando esse princípio educacional um constante vir a ser. Destaca-se que o contexto em que o discurso jurídico-normativo é traduzido e interpretado é singular, autônomo e repleto de ajustamentos secundários e, por mais que muitos agentes educacionais não conheçam a lei de fato, o discurso sobre a democratização da escola pública, mesmo sem os fundamentos necessários, faz parte do cotidiano da escola. A política de fato, traduzida e interpretada na escola, apresenta articulações e desarticulações com política de uso, demonstrando a capacidade de a escola construir seus próprios discursos, distanciando-se do papel que lhe é dado de executora, as ações políticas nas instituições de ensino se relacionam com os discursos produzidos dentro e fora das instituições. Assim, para a gestão democrática do ensino público ser assegurada como um princípio e prática, torna-se necessário a compreensão da escola como produtora de política, ampliando sua participação aos diversos contextos da política educacional para que o discurso entre a política de fato e a política de uso se tornem-se cada vez mais alinhado.por
dc.description.abstractThis research analyzes the translations made by a public school of the goal concerning the democratic management of the State Education Plan of the state of Maranhão. The concept of democratic management is discussed from the national historical and political processes and in the state of Maranhão, to contextualize where the goal concerning the democratic management of public education of the PEE (Law No. 10.099/2014) is translated and acted upon, thus enabling the identification of relations of articulations and/or disarticulations between the actual policy and the policy of use. The research is developed by the qualitative character, using the approach of the cycle and policy and the theory of performance, formulated by Stephen Ball and his collaborators (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1990; BALL, 1994; BALL; MAGUIRE; BRAUN, 2016) in the search for the affirmation of the policy developed in three arenas that distinguish and complement each other, based on the conception of the school as an institution with autonomy and the necessary capacity to translate and interpret the legal discourses. The bibliographical, documental and field research situates the object in space and time, also serving for the construction of relations between the theoretical and the empirical, accompanied by the application of questionnaires and semi-structured interviews with the members of the School Collegiate, enabling a variety of data from the most diverse segments that make up the school. The data collected were analyzed by the discourse theory formulated by Foucault (2012; 2014), whose premise states that discourses are historical and social constructions in constant transformation, formed by singularities and generalizations, which establish relationships with other discourses. The results of the research demonstrate the struggles of interests, contradictions and silencing in the policies that deal with the democratization of public education, making this educational principle a constant becoming. It is noteworthy that the context where the legal-normative discourse is translated and interpreted is singular, autonomous, and full of secondary adjustments. The de facto policy, translated and interpreted at school, presents articulations and disarticulations with the policy of use, demonstrating the school's ability to build its own discourses, distancing itself from the role it is given as an executor, the political actions in educational institutions are related to the discourses produced inside and outside the institutions. Thus, for the democratic management of public education to be ensured as a principle and practice, it becomes necessary to understand the school as a producer of politics, expanding its participation to the various contexts of educational policy so that the discourse between the actual policy and the policy of use becomes increasingly aligned.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-11-21T13:48:43Z No. of bitstreams: 1 ALEXANDREVIANAVERDE.pdf: 1423490 bytes, checksum: 192b2291ef05fcec4caa8f20b6c09e10 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-21T13:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ALEXANDREVIANAVERDE.pdf: 1423490 bytes, checksum: 192b2291ef05fcec4caa8f20b6c09e10 (MD5) Previous issue date: 2022-07-29eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPlano Estadual de Educação;por
dc.subjectgestão escolar;por
dc.subjectescola pública;por
dc.subjectpolítica educacional.por
dc.subjectState Education Plan;eng
dc.subjectschool management;eng
dc.subjectpublic school;eng
dc.subjecteducational policy.eng
dc.subject.cnpqAdministração Educacionalpor
dc.titleO plano estadual de educação do Estado do Maranhão: uma análise das interpretações sobre a gestão democrática em uma escola da rede públicapor
dc.title.alternativeThe Maranhão State Education Plan: an analysis of the interpretations about democratic management in a public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALEXANDREVIANAVERDE.pdfDissertação de Mestrado1,39 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.