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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inclusão educacional de alunos público-alvo da educação especial no Colégio Universitário – COLUN/UFMA: percepções do corpo docente
Título(s) alternativo(s): Educational inclusion of special education students at the Colégio Universitário - COLUN/UFMA: faculty's perceptions
Autor: FIGUERÊDO, Ana Zilda Dos Santos Cabral 
Primeiro orientador: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Mariza Borges Wall Barbosa de
Segundo membro da banca: MORAES, Lélia Cristina Silveira de
Terceiro membro da banca: SILVA, Paulo Roberto de Jesus
Resumo: A inclusão educacional de alunos público-alvo da educação especial precisa ser contemplada por investigações que assumam compromissos sociais para a defesa de direitos e a agregação de valores e saberes que possam ser partilhados com a sociedade. Teve-se como objetivo geral nesta pesquisa analisar as percepções dos docentes do Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão – COLUN a respeito de suas experiências e vivências com alunos público- alvo da educação especial em sala de aula. Buscou-se, assim, identificar os desdobramentos das concepções de Educação Especial constituídos ao longo da história e suas implicações para a atualidade; objetivou-se ainda evidenciar as percepções de docentes brasileiros acerca da inclusão de alunos público-alvo da educação especial nas instituições de ensino a partir do estudo Estado da Arte e interpretar as percepções dos docentes do Colégio Universitário – COLUN acerca da inclusão educacional desses alunos, bem como apontar desafios e avanços dessa inclusão. Procedeu-se à revisão de literatura com aporte teórico metodológico de um referencial crítico. Na trajetória metodológica, utilizou-se análise documental, pesquisa bibliográfica e de campo com a aplicação de entrevista semiestruturada junto a 16 (dezesseis) professores do ensino fundamental do quadro de docentes do Colégio Universitário - COLUN. Dentre os resultados, constata-se que a percepção do corpo docente é bastante positiva em relação à inclusão de alunos público-alvo da educação especial no Colégio Universitário – COLUN/UFMA, que as ações são materializadas a partir da criação de um setor responsável pela educação inclusiva situado dentro do próprio Colégio, bem como a contratação de professores especializados para o acompanhamento dos alunos e apoio aos professores. Conclui-se que o COLUN é um Colégio de referência para as demais escolas públicas no que concerne à educação inclusiva com base nas percepções da maioria dos docentes, que também apontaram desafios e avanços para a efetivação da política de educação inclusiva na instituição. Como desafio citaram os relacionamentos interpessoais, os aspectos pedagógicos, financeiros e arquitetônicos. Como avanço, indicaram a criação de estruturas físicas, a contratação de profissionais, o suporte, acompanhamento e progressão educacional aos/dos alunos e a formação e apoio na construção de materiais didáticos. Este trabalho, no tocante ao campo educacional, promove a reflexão sobre a necessidade de políticas que abordam a singularidade humana como fator essencial para o estabelecimento do reconhecimento das diferenças. Nesse sentido, as percepções ora analisadas, apontam a temperatura dos processos de inclusão de alunos público-alvo da educação especial no contexto do Colégio Universitário investigado, possibilitando o desdobramento a outros contextos institucionais, fomentando as discussões, a fim de estabelecer ações para a efetivação do processo de inclusão.
Abstract: The educational inclusion of students targeting special education needs to be contemplated by investigations that assume social commitments for the defense of rights and the aggregation of values and knowledge that can be shared with society. The general objective of this research was to analyze the perceptions of the teachers of the Colégio Universitário - COLUN of the Federal University of Maranhão - about their experiences with students targeting special education in the classroom. Thus, we sought to identify the unfolding of the concepts of Special Education constituted throughout history and its implications for the present; The objective was also to highlight the perceptions of Brazilian teachers about the inclusion of students targeting special education in educational institutions based on the State of the Art study and to interpret the perceptions of teachers at Colégio Universitário - COLUN about the educational inclusion of these students, as well as pointing out challenges and advances in this inclusion. A literature review was carried out with a theoretical and methodological contribution of a critical framework. In the methodological trajectory, document analysis, bibliographic and field research was used with the application of semi-structured interviews with 16 (sixteen) elementary school teachers from the faculty of the Colégio Universitário - COLUN. Among the results, it appears that the perception of the teaching staff is quite positive in relation to the inclusion of students targeting special education students at Colégio Universitário - COLUN / UFMA, that the actions are materialized from the creation of a sector responsible for inclusive education located within the College itself, as well as the hiring of specialized teachers to monitor students and support teachers. It is concluded that COLUN is a reference school for other public schools with regard to inclusive education based on the perceptions of most teachers, who also pointed out challenges and advances in the implementation of the inclusive education policy in the institution. As a challenge, they mentioned interpersonal relationships, pedagogical, financial and architectural aspects. As an advance, they indicated the creation of physical structures, the hiring of professionals, the support, monitoring and educational progression to / from students and the training and support in the construction of didactic materials. This work, regarding the educational field, promotes reflection on the need for policies that address human uniqueness as an essential factor for establishing the recognition of differences. In this sense, the perceptions now analyzed, point to the temperature of the inclusion processes of students targeting special education in the context of the investigated University College, enabling the unfolding to other institutional contexts, encouraging discussions, in order to establish actions for the effectiveness inclusion process.
Palavras-chave: Educação Especial;
inclusão educacional;
percepção docente.
Special Education;
educational inclusion;
teacher's perception.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: FIGUERÊDO, Ana Zilda Dos Santos Cabral. Inclusão educacional de alunos público-alvo da educação especial no Colégio Universitário – COLUN/UFMA: percepções do corpo docente. 2020. 133 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4315
Data de defesa: 26-Nov-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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