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Tipo do documento: Dissertação
Título: UMA PROPOSTA DE UEPS SOBRE TÓPICOS DE FÍSICA RELACIONADOS A RESSONÂNCIA MAGNÉTICA PARA O ENSINO MÉDIO
Título(s) alternativo(s): A UEPS PROPOSAL ON PHYSICS TOPICS RELATED TO MAGNETIC RESONANCE FOR HIGH SCHOOL
Autor: SILVA, Arimael Alves 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: BATISTA, Jerias Alves
Terceiro membro da banca: MAIA, Ana Figueiredo
Resumo: A prática docente para ensino de Física nas escolas do ensino médio precisa buscar uma maior eficiência e isso pode ser alcançado através da aplicação de novas estratégias, tais como, introdução de novos conteúdos, melhoria na aplicação de práticas pedagógicas tradicionais e a implantação de práticas pedagógicas inovadoras. Além disso, o ensino de Física deve estar vinculado ao cotidiano do aluno e aos avanços da ciência e da tecnologia. O progresso tecnológico da humanidade perpassa pela Física, mais especificamente, pela Física Moderna e Contemporânea (FMC), o que aumenta a necessidade de um foco maior na aprendizagem desses conteúdos em sala de aula de forma que a exploração da FMC dentro do ensino médio possa ser mais bem disseminada nas escolas. A condução bem feita desses conteúdos permite ao aluno compreender o funcionamento, por exemplo, de aparelhos e dispositivos que permeiam o seu cotidiano. A medicina moderna é uma das áreas que é fortemente impulsionada pelos conceitos físicos, em especial a medicina de diagnóstico por imagem, portanto, o entendimento desses conceitos é algo de extrema relevância para a transposição didática de conteúdo dessa área. Neste trabalho, propomos uma opção dinâmica e interessante na forma de uma sequência didática para ensino de conteúdos relacionados a FMC, mas especificamente relacionados a ressonância magnética (RM), conteúdos que, ainda hoje, pouco se trabalha no ensino médio. Neste contexto, procurando contribuir para o desenvolvimento do ensino de conceitos físicos, foi desenvolvida uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) sobre tópicos de Física relacionados a Ressonância Magnética aplicada à medicina de diagnóstico por imagem, pautada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Uma UEPS trata de uma sequência didática que é pautada no aluno e tem como ponto de partida mais importante os conhecimentos prévios dele, a partir dos quais novos conhecimentos serão ancorados às estruturas bem mais consolidadas no arcabouço cognitivo do indivíduo. A metodologia utilizada na construção desse produto educacional inicia como uma breve introdução acerca dos fundamentos básicos de elaboração dos mapas conceituais, utilizando alguns exemplos e definições. Após tal levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema proposto nesta UEPS e a fim de verificar a presença de subsunçores necessários para a ocorrência de aprendizagem significativa, utilizamos como instrumento diagnóstico um questionário pré-teste e um mapa conceitual. Como mecanismo de orientação do processo educacional, propomos uma avaliação da aprendizagem, na qual consideramos todas as atividades realizadas em relação a análises qualitativas e quantitativas. Assim, esta avaliação caracterizou-se por um processo somativo composto pelos seguintes elementos: elaboração dos mapas livre e conceitual; evolução do desempenho do aluno a partir da comparação entre estes mapas atribuindo uma nota para tal e a participação nas discussões propostas, além da análise da avaliação somativa individual (pósteste). Durante o desenvolvimento da pesquisa os alunos relacionaram os conceitos novos com conceitos já aprendidos através da socialização com os colegas, na elaboração dos mapas conceituas e através da busca de solução para situações problemas propostos na UEPS. Diante da análise preliminar dos instrumentos de coletas de dados, os resultados obtidos mostram evolução do conhecimento entre os momentos que precedem a aplicação do material instrucional e os que o sucedem. Sendo assim aprendizagem significativa propõe a ampliação e a avaliação de saberes interrelacionados com outros já existentes adquiridos ao longo do processo, revelando indícios de aprendizagem significativa.
Abstract: Teachers to seek an efficiency of practical secondary schools, an efficient application of secondary schools to optimize the application of new content in the traditional pedagogical practices and the application of new content, the introduction of new strategies in the application of pedagogical practices, introduction of new strategies and application of practices. In addition, the teaching of Physics must be linked to the student's daily life and to advances in science and technology. The technological progress of humanity permeates, more specifically, by Modern and Contemporary Physics (FMC), which increases the need for a focus on learning these contents in the classroom so that the exploration of FMC within the medium is better disseminated in Schools. A well-done driving allows the student to understand the contents, for example, of devices and devices that permeate their daily lives. Medicine is a position primarily driven by physical concepts, especially diagnostic imaging medicine, which comprises these concepts that are extremely important for this area. In this work, we propose a dynamic and interesting option in the form of a didactic sequence for the teaching of contents related to the FMC, but specifically related to the magnetic reference (MR), contents that, even today, are not used in high school. In this context, to build a Teaching and Learning Sequence (TLS) was developed on topics related to Magnetic Resonance in the Significant Theory for Diagnostic Imaging, contributing to Ausubel's Theory of Meaningful Learning. A TLS is a didactic sequence that is anchored in the student and has as its most important starting point his previous knowledge, from the new knowledge will be anchored to the structures much more consolidated in the individual's cognitive framework. The methodology used in the construction of this educational product is a brief introduction of the basics of the construction of concept maps, using examples and definitions. Presence of a survey of students' knowledge on the topic proposed in this TLS and in order to verify the possibility of using meaningful learning as a diagnostic tool, a sub-conceptual map after tests. As a mechanism to guide the educational process, we propose an evaluation of learning and what is the evaluation of all the activities carried out in relation to it, we consider it qualitatively, and we measure it. Thus, this evaluation was characterized by a process composed of the following elements: elaboration of free and conceptual maps; In addition to the student's assessment from the comparison between these maps, assigning a note to the performance evolution in the individual assessment proposals (post-test). During the development of the student's research, the new concepts with the concepts already learned through the socialization of the researchers, in the elaboration of the conceptual maps, and through the proposal of solutions for problems in the TLS. In view of the analysis of the preliminary data collection instruments, the results obtained show the evolution of knowledge between the preliminary moments to an application of the instructional material and those that follow. Thus, learning is significant to perceived learning and the assessment of knowledge interrelated with others already acquired throughout the process, revealing signs of meaning.
Palavras-chave: Física moderna e contemporânea;
Ressonância magnética;
Aprendizagem significativa
Physics and modern;
MRI;
Meaningful learning
Área(s) do CNPq: Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: SILVA, Arimael Alves. Uma proposta de UEPS sobre tópicos de física relacionados a ressonância magnética para o ensino médio. 2022. 151 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4310
Data de defesa: 31-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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