Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4308
Tipo do documento: Dissertação
Documento sob sigilo. Prazo provável para disponibilização total: 06/09/2024. Motivo do sigilo: Publicação em periódicos
Título: Significados atribuídos por familiares ao suporte recebido no âmbito da assistência especializada direcionada a fissura labial e/ou palatina: um estudo clínico-qualitativo
Título(s) alternativo(s): Meanings attributed by family members to the support received in the scope of specialized assistance aimed at cleft lip and/or palate: a clinical-qualitative study
Autor: ALMEIDA, Renata Pereira 
Primeiro orientador: DIAS, Ismália Cassandra Costa Maia
Primeiro membro da banca: DIAS, Ismália Cassandra Costa Maia
Segundo membro da banca: BASTOS, Rodrigo Almeida
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Adriana Gomes Nogueira
Resumo: Introdução: As alterações clínicas advindas das fissuras orais impactam tanto os pacientes quanto as suas famílias, desencadeando emoções conflitantes desde o diagnóstico, nascimento até a vida adulta da pessoa com Fissuras Labial e/ou Palatina (FL/FP). Os sentimentos dos familiares envolvem frustrações, incertezas, medo e insegurança, e requerem um suporte terapêutico que lhes permitam ressignificar seus papéis de cuidadores familiares. Objetivo: Explorar os significados emocionais/psicológicos atribuídos ao suporte assistencial recebido pelos familiares durante o acompanhamento especializado direcionado à criança com FL/FP. Método: Pesquisa qualitativa com o uso do Método Clínico-Qualitativo. Foram realizadas entrevista semidirigida com questões abertas e em profundidade, e anotações de campo. As entrevistas foram remotas, de forma individual, por meio de videochamada de Whatsapp com familiares que acompanham crianças com FL/FP em um centro especializado; e gravadas em áudio na íntegra. A amostra foi intencional, composta por 11 participantes e fechada pelo critério de saturação. A etapa preliminar e coleta de dados ocorreu no período de março a outubro de 2021. Os dados foram submetidos a técnica seven steps da análise Clínico-Qualitativa de Conteúdo. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão sob o no 4.988.512. Resultados: Em relação aos significados emocionais/psicológicos atribuídos ao suporte recebido pelos familiares na assistência especializada, foram construídas três categorias: Sentimentos dos familiares frente à assistência à saúde: lidando com o (des)conhecido e inesperado, em que os sentimentos de tristeza, culpa, ira, negação estiveram associados a busca pelo suporte ao luto ideal vivenciados pelos familiares e a aceitação do filho real, a partir do cuidado recebido pelos profissionais de saúde do serviço especializado, oportunizando a ressignificação dos sentimentos de parentalidade e a ideia de cuidador familiar; Facilidades e dificuldades experienciadas em face do contato com o settings da saúde, na qual ressalta o suporte recebido como o principal facilitador no ambiente clínico, distanciando-se do conluio do anonimato pelos profissionais da saúde. Por outro lado, apesar de ter havido o reconhecimento de fragilidades assistenciais, o significado emocional se mantém nas relações interpessoais estabelecidas com os profissionais de saúde que enxergam esses familiares como alvos do cuidado, tornando-os, de fato, cuidadores familiares; Perspectivas sobre o futuro: ressignificando a criança real, destaca-se o processo de ressignificação do cuidado pelos familiares, ao possibilitar expectativas positivas sobre o futuro das crianças com fissuras orais. Considerações finais: A inter-relação com os profissionais de saúde do Centrinho, possibilitou o processo de aceitação do filho real, por meio da sensação de acolhimento, satisfação e pertencimento pelos familiares. Ademais, esse contato permitiu o reconhecimento de mecanismos autoregulatórios no settings da saúde, sendo o suporte um fator facilitador e as barreiras de acesso ao serviço interruptores de emoções familiares frente ao duplo papel de cuidador-familiar. E ainda, o suporte recebido possibilitou ressignificar o olhar dos familiares sobre o futuro das crianças com fissuras orais. Assim, espera-se que a compreensão das relações interpessoais entre os familiares e profissionais da saúde proporcione o fortalecimento de condutas que maximizem a valorização subjetiva das demandas dos cuidadores familiares e que não esteja restrita a pessoa com fissuras orais.
Abstract: Introduction: Clinical changes resulting from oral clefts impact both patients and their families, triggering conflicting emotions from diagnosis, birth to adulthood of the person with Cleft Lip and/or Palate (CP/CP). The feelings of family members involve frustrations, uncertainties, fear and insecurity, and require therapeutic support that allow them to re-signify their roles as family caregivers. Objective: To explore the emotional/psychological meanings attributed to the care support received by family members during the specialized follow-up aimed at children with CL/PF. Method: Qualitative research using the Clinical-Qualitative Method. Semi-structured interviews were carried out with open and in-depth questions and field notes. The interviews were carried out remotely, individually, through a Whatsapp video call with family members who accompany children with CL/PF in a specialized center; and audio-recorded in full. The sample was intentional, composed of 11 participants and closed by the saturation criterion. The preliminary stage and data collection took place from March to October 2021. The data were submitted to the seven-step technique of Clinical- Qualitative Content Analysis. This research was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Maranhão under number 4,988,512. Results: Results: In relation to the emotional/psychological meanings attributed to the support received by family members in specialized care, three categories were constructed: Family members' feelings towards health care: dealing with the (un)known and unexpected, in which feelings of sadness, guilt, anger, denial were associated with the search for support for the ideal mourning experienced by family members and the acceptance of the real child, based on the care received by health professionals from the specialized service, providing an opportunity to re-signify the feelings of parenthood and the idea of a family caregiver. ; Facilities and difficulties experienced in the face of contact with health settings, in which the support received is highlighted as the main facilitator in the clinical environment, distancing itself from the collusion of anonymity by health professionals. On the other hand, despite the recognition of care weaknesses, the emotional meaning remains in the interpersonal relationships established with health professionals who see these family members as targets of care, making them, in fact, family caregivers; Perspectives on the future: re-signifying the real child, the process of re-signification of care by family members is highlighted, by enabling positive expectations about the future of children with oral clefts. Final considerations: The interrelationship with the health professionals of Centrinho, made possible the process of acceptance of the real child, through the feeling of reception, satisfaction and belonging by the family. Furthermore, this contact allowed the recognition of self-regulatory mechanisms in health settings, with support being a facilitating factor and barriers to accessing the service interrupting family emotions in the face of the dual role of caregiver-family. Furthermore, the support received made it possible to reframe the family's view of the future of children with oral clefts. Thus, it is expected that the understanding of interpersonal relationships between family members and health professionals will provide the strengthening of behaviors that maximize the subjective appreciation of the demands of family caregivers and that are not restricted to people with oral clefts.
Palavras-chave: Pesquisa Qualitativa;
Fissura Orofacial;
Suporte Psicossocial;
Cuidadores Familiares.
Qualitative Research;
Orofacial Cleft;
Psychosocial Support Systems;
Family Caregivers.
Área(s) do CNPq: Ciências da Saúde
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA
Citação: ALMEIDA, Renata Pereira. Significados atribuídos por familiares ao suporte recebido no âmbito da assistência especializada direcionada a fissura labial e/ou palatina: um estudo clínico-qualitativo. 2022. 109 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4308
Data de defesa: 6-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RENATAPEREIRAALMEIDA.pdfDissertação de Mestrado191,18 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.