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Campo DCValorIdioma
dc.creatorIRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237604051517655por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Antônio José Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Antonio José Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8425084108120335por
dc.contributor.referee2ROBERTO JUNIOR, Artur Justiniano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6122155083160820por
dc.contributor.referee3CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.date.accessioned2022-11-17T15:16:33Z-
dc.date.issued2022-07-30-
dc.identifier.citationIRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira. Construção de uma carta celeste para o ensino de Astronomia: Uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. 2022. 314 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4307-
dc.description.resumoEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional.por
dc.description.abstractEste trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-11-17T15:16:33Z No. of bitstreams: 1 Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.pdf: 86399570 bytes, checksum: d6d4d5ee00e6377b1283701d25c2da8a (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-17T15:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.pdf: 86399570 bytes, checksum: d6d4d5ee00e6377b1283701d25c2da8a (MD5) Previous issue date: 2022-07-30eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCampos Conceituais;por
dc.subjectSequência de Ensino Investigativa;por
dc.subjectAstronomia;por
dc.subjectFísica;por
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConceptual Fields;eng
dc.subjectInvestigative Teaching Sequence;eng
dc.subjectAstronomy;eng
dc.subjectPhysical;eng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqAstrofísica Estelarpor
dc.titleCONSTRUÇÃO DE UMA CARTA CELESTE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaudpor
dc.title.alternativeCONSTRUCTION OF A SKY CHART FOR TEACHING ASTRONOMY: an investigative teaching sequence based on the Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaudeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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