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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4307
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | IRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1237604051517655 | por |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Antônio José Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8425084108120335 | por |
dc.contributor.referee1 | OLIVEIRA, Antonio José Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8425084108120335 | por |
dc.contributor.referee2 | ROBERTO JUNIOR, Artur Justiniano | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6122155083160820 | por |
dc.contributor.referee3 | CARVALHO, Edson Firmino Viana de | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/1216484483659706 | por |
dc.date.accessioned | 2022-11-17T15:16:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-30 | - |
dc.identifier.citation | IRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira. Construção de uma carta celeste para o ensino de Astronomia: Uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. 2022. 314 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. | por |
dc.identifier.uri | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4307 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional. | por |
dc.description.abstract | Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional. | eng |
dc.description.provenance | Submitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-11-17T15:16:33Z No. of bitstreams: 1 Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.pdf: 86399570 bytes, checksum: d6d4d5ee00e6377b1283701d25c2da8a (MD5) | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-11-17T15:16:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.pdf: 86399570 bytes, checksum: d6d4d5ee00e6377b1283701d25c2da8a (MD5) Previous issue date: 2022-07-30 | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Maranhão | por |
dc.publisher.department | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFMA | por |
dc.publisher.program | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Campos Conceituais; | por |
dc.subject | Sequência de Ensino Investigativa; | por |
dc.subject | Astronomia; | por |
dc.subject | Física; | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Conceptual Fields; | eng |
dc.subject | Investigative Teaching Sequence; | eng |
dc.subject | Astronomy; | eng |
dc.subject | Physical; | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject.cnpq | Astrofísica Estelar | por |
dc.title | CONSTRUÇÃO DE UMA CARTA CELESTE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud | por |
dc.title.alternative | CONSTRUCTION OF A SKY CHART FOR TEACHING ASTRONOMY: an investigative teaching sequence based on the Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud | eng |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.pdf | Dissertação de Mestrado | 84,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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