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https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4307| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | CONSTRUÇÃO DE UMA CARTA CELESTE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud |
| Título(s) alternativo(s): | CONSTRUCTION OF A SKY CHART FOR TEACHING ASTRONOMY: an investigative teaching sequence based on the Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud |
| Autor: | IRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira ![]() |
| Primeiro orientador: | OLIVEIRA, Antônio José Silva |
| Primeiro membro da banca: | OLIVEIRA, Antonio José Silva |
| Segundo membro da banca: | ROBERTO JUNIOR, Artur Justiniano |
| Terceiro membro da banca: | CARVALHO, Edson Firmino Viana de |
| Resumo: | Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional. |
| Abstract: | Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional. |
| Palavras-chave: | Campos Conceituais; Sequência de Ensino Investigativa; Astronomia; Física; Educação Conceptual Fields; Investigative Teaching Sequence; Astronomy; Physical; Education |
| Área(s) do CNPq: | Astrofísica Estelar |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
| Sigla da instituição: | UFMA |
| Departamento: | DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET |
| Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET |
| Citação: | IRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira. Construção de uma carta celeste para o ensino de Astronomia: Uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. 2022. 314 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022. |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/4307 |
| Data de defesa: | 30-Jul-2022 |
| Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jorge Emanuel de Oliveira Irineu.pdf | Dissertação de Mestrado | 84,37 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
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