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Tipo do documento: Dissertação
Título: CONSTRUÇÃO DE UMA CARTA CELESTE PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud
Título(s) alternativo(s): CONSTRUCTION OF A SKY CHART FOR TEACHING ASTRONOMY: an investigative teaching sequence based on the Theory of Conceptual Fields of Gerard Vergnaud
Autor: IRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira 
Primeiro orientador: OLIVEIRA, Antônio José Silva
Primeiro membro da banca: OLIVEIRA, Antonio José Silva
Segundo membro da banca: ROBERTO JUNIOR, Artur Justiniano
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Resumo: Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional.
Abstract: Este trabalho tem como finalidade apresentar os resultados da pesquisa intitulada Construção de uma Carta Celeste para o Ensino de Astronomia: uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud (1990). A justificativa da construção das cartas celestes surgiu da necessidade de oferecer um conjunto de aulas formais e não formais com o intuito de criar um elo entre os campos conceituais da Astronomia, com as observações através dessas cartas celestes e a Física. O Objetivo dessa dissertação é permitir que o estudante possa estabelecer uma ligação entre os fenômenos celestes e as suas aplicações através do estudo da Física, ao mesmo tempo que possibilite a este estudante observar alguns destes fenômenos, fazendo uso de equipamentos como uma luneta, telescópios ou uma carta celeste, transpondo as barreiras da sala de aula e transformando uma simples transmissão de conteúdo no desenvolvimento de competências e habilidades que realmente darão sentido ao que é aprendido dentro da escola. O trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, e utilizou como instrumento à metodologia da Sequência de Ensino Investigativa (SEI). A pesquisa foi desenvolvida inicialmente com os estudantes da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Militar 2 de Julho da rede pública estadual de São Luís-MA e reiniciada posteriormente com estudantes da 1° série do Ensino Médio do Iema Pleno Dr. João Bacelar Portela, também da rede pública estadual na cidade de São Luís-MA. Constatou-se que houve mudanças significativas na relação ensino-aprendizagem, pois, os alunos puderam vivenciar e criar seus próprios esquemas em diferentes ambientes o que lhes foi ensinado em sala de aula. Assim, esta pesquisa apresenta uma nova perspectiva sobre os estudos nessa área, melhorando o resultado da pesquisa semiestruturada ao possibilitar a configuração de novas práticas pedagógicas utilizando as cartas celestes construídas em sala de aula, capazes de aproximar o conhecimento científico dos estudantes e desta forma, almeja servir como mais um elo entre o ensino e a aprendizagem em qualquer ambiente educacional.
Palavras-chave: Campos Conceituais;
Sequência de Ensino Investigativa;
Astronomia;
Física;
Educação
Conceptual Fields;
Investigative Teaching Sequence;
Astronomy;
Physical;
Education
Área(s) do CNPq: Astrofísica Estelar
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: IRINEU, Jorge Emanuel de Oliveira. Construção de uma carta celeste para o ensino de Astronomia: Uma sequência de ensino investigativa fundamentada na Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud. 2022. 314 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4307
Data de defesa: 30-Jul-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

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