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Tipo do documento: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO PARA EMOÇÃO E AFETO NA ESCOLA: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS (ES) DE ARTES VISUAIS
Título(s) alternativo(s): EDUCATION FOR EMOTION AND AFFECTION AT SCHOOL: A LOOK AT TRAINING OF VISUAL ARTS TEACHERS
Autor: LIMA, Hellen Rose de Sousa 
Primeiro orientador: SILVEIRA, Francisca Morais da
Primeiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Segundo membro da banca: LEAL, Carlos Santos
Terceiro membro da banca: TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa
Quarto membro da banca: ALVES, Cândida Helena Lopes
Quinto membro da banca: ZAQUEU, Livia da Conceição Costa
Resumo: A pesquisa apresenta a Educação Emocional na escola, a partir dos relatos de práticas pedagógicas de professoras (es) de Artes Visuais. O objetivo geral é investigar sobre a educação para emoção e afeto na escola no contexto da formação de professoras (es) de artes visuais com vistas a criação de um caderno de orientações pedagógicas. Como referência para este estudo investigativo, considerou-se as perspectivas teóricas psicoevolucionistas, cognitivas e sociais, ao se abordar as discussões em torno das dificuldades emocionais dos professores, estrutura e transformação face ao cenário pandêmico ao qual a educação perpassa por profundas mudanças em ocasião do Ensino Remoto Emergencial e isolamento. Fundamentou-se em estudos de Barbosa (1989), Chamlian (2008), Damásio (1998), Dewey (2010), Ekman (2011), Goleman (1995), Gardner (2007), LeDoux (2007), Nóvoa (1992, 1995, 2002), Read (2016), Santos (2010, 2020), Sartre (2012), Vigotsky (1997, 1998), Wallon (1971, 1995), dentre outras (os) teóricas (os). O percurso metodológico, caracterizou-se como pesquisa qualitativa, aplicada e descritiva, que elegeu como sujeitos participantes professoras (es) de Artes Visuais de escolas públicas de São Luís. Os instrumentos de coletas de dados foram: entrevistas semiestruturadas, questionários e oficinas criativas. Após análise dos dados, verificou-se que os resultados foram significativos, evidenciou-se que a saúde emocional dos profissionais docentes tem sido deixada de lado, sendo observada a existência dessa lacuna, foram pensadas em propostas de escoamento e equilíbrio através do contato com a Arte. Essas propostas foram materializadas no produto desta pesquisa, o Caderno de Orientações Pedagógicas. As análises e reflexões trazidas neste trabalho ajudam a compreender as habilidades socioemocionais como competências que envolvem todos esses constructos e que são fundamentais para a formação do professor, pois é preciso sentir-se emocionado para educar e, consequentemente, atingir os sentimentos dos aprendentes. Inferiu-se que embora o ensino remoto tenha sido necessário para a não estagnação das atividades acadêmicas no período de pandemia, foi cercado por desafios, marcado pela dificuldade de acesso, ampliando as desigualdades sociais já existentes, sendo considerado propulsor de transtornos à saúde emocional de acordo com relatos de participantes, expressando as dificuldades emocionais em ensinar diante do contexto pandêmico. O produto gerado a partir da pesquisa foi um caderno de orientações pedagógicas: “Um olhar para emoção na formação de professores de artes visuais”. com conhecimentos e contribuições para os professores de artes visuais.
Abstract: The research presents Emotional Education at school, from the reports of pedagogical practices of teachers of Visual Arts. The general objective is to investigate about education for emotion and affection at school in the context of training visual arts teachers (es) with a view to creating a notebook of pedagogical guidelines. As a reference for this investigative study, the psychoevolutionist, cognitive and social theoretical perspectives were considered, when approaching the discussions around the emotional difficulties of teachers, structure and transformation in the face of the pandemic scenario to which education goes through profound changes at the time of the Remote Teaching Emergency and isolation. It was based on studies by Barbosa (1989), Chamlian (2008), Damásio (1998), Dewey (2010), Ekman (2011), Goleman (1995), Gardner (2007), LeDoux (2007), Nóvoa (1992, 1995, 2002), Read (2016), Santos (2010, 2020), Sartre (2012), Vigotsky (1997, 1998), Wallon (1971, 1995), among other theoretical ones. The methodological course was characterized as qualitative, applied and descriptive research, which elected as participating subjects teachers of Visual Arts from public schools in São Luís. The data collection instruments were: semi-structured interviews, questionnaires and creative workshops. After analyzing the data, it was found that the results were significant, it was evidenced that the emotional health of the teaching professionals has been left aside, and the existence of this gap was observed, proposals for flow and balance were thought through contact with the Art. These proposals were materialized in the product of this research, the Notebook of Pedagogical Orientations. The analyzes and reflections brought in this work help to understand socio-emotional skills as competences that involve all these constructs and that are fundamental for teacher training, as it is necessary to feel emotional to educate and, consequently, to reach the feelings of the learners. It was inferred that although remote teaching was necessary for the non stagnation of academic activities during the pandemic period, it was surrounded by challenges, marked by the difficulty of access, expanding the existing social inequalities, being considered a driver of disorders to the emotional health of children. according to participants' reports, expressing the emotional difficulties in teaching in the face of the pandemic context. The product generated from the research was a booklet of pedagogical guidelines: “A look at emotion in the training of visual arts teachers”. with knowledge and contributions to visual arts teachers.
Palavras-chave: Educação emocional;
formação de professores;
artes Visuais
Emotional education;
teacher training;
visual arts
Área(s) do CNPq: Psicologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: LIMA, Hellen Rose de Sousa. Educação para emoção e afeto na escola: Um olhar para a formação de professoras (es) de artes visuais. 2022. 166 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4306
Data de defesa: 20-Jun-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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