Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4288
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMAIA, Felipe José Costa Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307042134685319por
dc.contributor.advisor1SILVA, Acildo Leite da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee1SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee2ASSAI, José Henrique Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6044033543458140por
dc.contributor.referee3FONTENELLE, Plínio Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7231046240258549por
dc.date.accessioned2022-11-10T11:27:02Z-
dc.date.issued2022-08-10-
dc.identifier.citationMAIA, Felipe José Costa Ferreira. O ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – Investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-Açu. 2022. 91 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4288-
dc.description.resumoA investigação realizada na presente pesquisa versa sobre ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana. Para tanto, parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que ela possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o outro. Deste modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre o ensino de filosofia e a formação humana das crianças do 5º ano do ensino fundamental da escola privada Upaon-açu, sob a perspectiva da antropologia filosófica de Edith Stein. A partir do conceito de empatia, da noção de formação da pessoa humana e da fenomenologia de Stein, desenvolver-se-á a abordagem teórica- metodológica que circunscreve esta pesquisa qualitativa. Tomando a análise do fenômeno situado como uma das modalidades desse tipo de investigação, contemplando a descrição, a redução e a compreensão fenomenológica. A finalidade da pesquisa – ao investigar o ensino de filosofia para criança e o seu itinerário nos anos iniciais do ensino fundamental –, é evidenciar o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psiqué e espírito, cabendo, portanto, à educação levar em consideração uma formação do ser humano por completo.por
dc.description.abstractThe investigation carried out in the present research deals with teaching philosophy in the early years of elementary school and its relationship with the formation of the person human. Therefore, it starts from the assumption that philosophy is fundamental to the cognitive development and for the construction of human personality once that it makes possible the construction of a critical conscience and a responsibility with the formation of the subject itself and its relationship with the other. In this way, the search has as general objective to analyze the relationship between the teaching of philosophy and the formation of the children of the 5th year of elementary school at the private school Upaon-açu, from the perspective of Edith Stein's philosophical anthropology. From the concept of empathy, the notion of formation of the human person and Stein's phenomenology, the theoretical-methodological approach that circumscribes this research will be developed qualitative. Taking the analysis of the situated phenomenon as one of the modalities of this type of investigation, contemplating the description, reduction and understanding phenomenological. The purpose of the research - when investigating the teaching of philosophy to child and its itinerary in the early years of elementary school -, is to highlight the human being as an indivisible unity of body, psyche and spirit, fitting, therefore, education to take into account the formation of the human being as a whole.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-11-10T11:27:02Z No. of bitstreams: 1 FELIPE JOSÉ COSTA.pdf: 34368781 bytes, checksum: 332f37c9b8ff468adf541e2684cb99d9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-10T11:27:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FELIPE JOSÉ COSTA.pdf: 34368781 bytes, checksum: 332f37c9b8ff468adf541e2684cb99d9 (MD5) Previous issue date: 2022-08-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de filosofia;por
dc.subjectFenomenologia;por
dc.subjectAntropologia filosófica;por
dc.subjectFormação da pessoa humanapor
dc.subjectPhilosophy teaching;eng
dc.subjectPhenomenology;eng
dc.subjectPhilosophical anthropology;eng
dc.subjectFormation of the human personeng
dc.subject.cnpqFilosofia da Educaçãopor
dc.titleO ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-açupor
dc.title.alternativeTeaching Philosophy in the early years of elementary school - research on the human education of 5th grade children Upaon-açu schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPE JOSÉ COSTA.pdfDissertação de Mestrado33,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.