Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4288
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-açu
Título(s) alternativo(s): Teaching Philosophy in the early years of elementary school - research on the human education of 5th grade children Upaon-açu school
Autor: MAIA, Felipe José Costa Ferreira 
Primeiro orientador: SILVA, Acildo Leite da Silva
Primeiro membro da banca: SILVA, Acildo Leite da
Segundo membro da banca: ASSAI, José Henrique Sousa
Terceiro membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Resumo: A investigação realizada na presente pesquisa versa sobre ensino de filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental e a sua relação com a formação da pessoa humana. Para tanto, parte do pressuposto de que a filosofia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a construção da personalidade humana uma vez que ela possibilita a construção de uma consciência crítica e de uma responsabilidade com a formação do próprio sujeito e sua relação com o outro. Deste modo, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a relação entre o ensino de filosofia e a formação humana das crianças do 5º ano do ensino fundamental da escola privada Upaon-açu, sob a perspectiva da antropologia filosófica de Edith Stein. A partir do conceito de empatia, da noção de formação da pessoa humana e da fenomenologia de Stein, desenvolver-se-á a abordagem teórica- metodológica que circunscreve esta pesquisa qualitativa. Tomando a análise do fenômeno situado como uma das modalidades desse tipo de investigação, contemplando a descrição, a redução e a compreensão fenomenológica. A finalidade da pesquisa – ao investigar o ensino de filosofia para criança e o seu itinerário nos anos iniciais do ensino fundamental –, é evidenciar o ser humano como uma unidade indivisível de corpo, psiqué e espírito, cabendo, portanto, à educação levar em consideração uma formação do ser humano por completo.
Abstract: The investigation carried out in the present research deals with teaching philosophy in the early years of elementary school and its relationship with the formation of the person human. Therefore, it starts from the assumption that philosophy is fundamental to the cognitive development and for the construction of human personality once that it makes possible the construction of a critical conscience and a responsibility with the formation of the subject itself and its relationship with the other. In this way, the search has as general objective to analyze the relationship between the teaching of philosophy and the formation of the children of the 5th year of elementary school at the private school Upaon-açu, from the perspective of Edith Stein's philosophical anthropology. From the concept of empathy, the notion of formation of the human person and Stein's phenomenology, the theoretical-methodological approach that circumscribes this research will be developed qualitative. Taking the analysis of the situated phenomenon as one of the modalities of this type of investigation, contemplating the description, reduction and understanding phenomenological. The purpose of the research - when investigating the teaching of philosophy to child and its itinerary in the early years of elementary school -, is to highlight the human being as an indivisible unity of body, psyche and spirit, fitting, therefore, education to take into account the formation of the human being as a whole.
Palavras-chave: Ensino de filosofia;
Fenomenologia;
Antropologia filosófica;
Formação da pessoa humana
Philosophy teaching;
Phenomenology;
Philosophical anthropology;
Formation of the human person
Área(s) do CNPq: Filosofia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCH
Citação: MAIA, Felipe José Costa Ferreira. O ensino de Filosofia nos anos iniciais do ensino fundamental – Investigação sobre a formação humana das crianças do 5º ano da escola Upaon-Açu. 2022. 91 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4288
Data de defesa: 10-Ago-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FELIPE JOSÉ COSTA.pdfDissertação de Mestrado33,56 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.