Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4270
Tipo do documento: Dissertação
Título: A família na rotina pedagógica do atendimento educacional especializado: uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais
Título(s) alternativo(s): The family in the pedagogical routine of the specialized educational service: a proposal for intervention in the Multifunctional Resource Room
Autor: PEREIRA, Cleomar Lima 
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: ANJO, Elisa Maria dos
Terceiro membro da banca: FRANCO, Vitor Daniel Ferreira
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral construir, de forma colaborativa, um Caderno Pedagógico com estratégias metodológicas para a participação dos pais e responsáveis na rotina do atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais. Pesquisa de abordagem quanti-qualitativa a partir de um estudo exploratório/descritivo, trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica na perspectiva da pesquisa participante e com foco colaborativo. Os participantes envolvidos foram 1 (uma) professora da sala de recursos multifuncionais, 1 (uma) coordenadora pedagógica e 10 ( dez) pais e responsáveis e 10 (dez) estudantes com deficiência e transtorno do espetro autista matriculados na escola municipal de atendimento educacional especializado Dra. Maria Amélia Bastos, localizada na cidade de São José de Ribamar/MA. Os instrumentos de geração e coleta de dados utilizados se constituíram de questionário, entrevistas e observação participante. A apresentação e discussão dos resultados foram realizadas sob a técnica da análise do discurso e da categorização de conteúdos. Para os resultados envolvendo a percepção dos pais e responsáveis sobre as intervenções realizadas, constatamos que 40% e 30% deles sabem „pouco‟ ou „algo‟ sobre o crescimento ou aprendizagem dos filhos, respectivamente e 90% dizem saber „pouco‟ ou „nada‟ sobre os seus direitos em relação às necessidades do filho e por isso identificamos que 50% dos participantes relataram que em „nada‟ conseguem ajudar os filhos e 80% „nada‟ conseguem realizar suas próprias necessidades, entretanto apesar de algumas limitações, 60% afirmam que a intervenção é „muito útil‟. A entrevista realizada com a professora demonstrou a necessidade de ressignificação no conceito de participação dos pais e responsáveis entendida como ação passiva, de espectador, não como ação ativa, dinâmica, inserida nos processos de construção e decisão. A realização da intervenção pedagógica teve boa aceitação e satisfação por parte dos envolvidos que relataram impactos positivos em relação à colaboração e aos aprendizados adquiridos. A intervenção sob a perspectiva colaborativa evidenciou a necessidade de um projeto de formação e orientação aos pais e responsáveis que os auxilie na participação das intervenções educativas desenvolvidas com os estudantes.
Abstract: This research had like general objective build collectively a pedagogical notebook with methodological strategies for the participation of parents and guardians in the routine of specialized educational assistance in the multifunctional resource room. Quantitative and qualitative approach research from an exploratory/descriptive study, it is a proposal for pedagogical intervention from the perspective of participant research and with a collaborative focus. The participants involved were 1 (one) teacher in the multifunctional resource room, 1 (one) pedagogical coordinator and 10 (ten) parents and guardians and 10 (ten) students with disabilities and autism spectrum disorder enrolled in the municipal school of specialized educational assistance Dra. Maria Amélia Bastos, located in the city of São José de Ribamar/MA. The instruments of generation and data collection used consisted of a questionnaire, interviews and participant observation. The presentation and discussion of results were carried out under the technique of discourse analysis and content categorization. For the results involving the perception of parents and guardians about the interventions carried out, we found that 40% and 30% of them know „little‟ or „something‟ about their children's growth or learning, respectively and 90% say know 'little' or 'nothing' about their rights in relation to the children's needs and that is why we identified that 50% of the participants reported that in „nothing‟ they can help their children and 80% „nothing‟ manage to perform their own needs, however, although some limitations, 60% say the intervention is „very useful‟. The interview conducted with the teacher demonstrated the need to reframing the concept of parents/ guardian participation, understood as passive action, dynamic, inserted in the construction and decision processes inserted. The achievement of the pedagogical intervention had good acceptance and satisfaction on the part of those involved who reported positive impacts in relation to the collaboration and the acquired learned. The intervention under a collaborative perspective evidenced the need for a training and orientation project for parents and guardians that helps them to participate in educational interventions developed with students.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado;
educação inclusiva;
família;
intervenção pedagógica;
Sala de Recursos Multifuncionais.
specialized Educational Assistance;
inclusive education;
family;
pedagogical intervention;
Multifuncional Resource Room.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PEREIRA, Cleomar Lima. A família na rotina pedagógica do atendimento educacional especializado: uma proposta de intervenção na Sala de Recursos Multifuncionais. 2020. 221 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4270
Data de defesa: 23-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEOMARLIMAPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado5,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.