Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4267
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOSTA, Cleia Silva Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5538587051597886por
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee2CRUZ, Mônica da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8916571577411585por
dc.contributor.referee3VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.date.accessioned2022-11-03T12:45:23Z-
dc.date.issued2020-05-26-
dc.identifier.citationCOSTA, Cleia Silva Pinto. A produção textual de crianças do 3o ano: possibilidades de prática discursiva na alfabetização. 2020. 269 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4267-
dc.description.resumoA produção textual de crianças do 3o ano: possibilidades de prática discursiva na alfabetização, pesquisa desenvolvida no mestrado profissional, teve por objetivo geral desenvolver intervenção pedagógica colaborativa junto às professoras participantes, ancorada na perspectiva discursiva de linguagem, para elaborar orientações teórico- metodológicas direcionadas à prática de produção textual no 3o ano do ciclo de alfabetização, materializada em um caderno pedagógico. Para o alcance do que nos propomos, lançamos mão da metodologia colaborativa, com base em Ibiapina (2008, 2016) que permitiu a participação de duas professoras colaboradoras e suas respectivas turmas, de uma escola da rede municipal de ensino de São Luís. A entrevista semiestruturada e a observação em sala de aula possibilitaram a geração de dados, bem como a intervenção colaborativa, que aconteceu por meio de sessões de estudo e planejamento de sequências didáticas que foram aplicadas nas turmas das professoras colaboradoras. Para esta mediação, foi fundamental os estudos de Leontiev (2001) com sua teoria da atividade, nos fazendo entender que atividade é quando a criança é afetada (envolvida por completo) por ela; Bakhtin (2003; 2016) e Bakhtin/Volochínov (2006) que embasa o pensamento da linguagem e a importância do processo dialógico para sua apropriação. E, autores que embasam a pratica metodológica com a linguagem escrita: Smolka (2012), que apresenta a perspectiva discursiva de linguagem para o trabalho pedagógico com a leitura e a escrita na alfabetização, além de Jolibert e Jacob (2006); Jolibert e Sraik (2008), Curto, Murilo e Teixidó (2000) e outros. A partir das ações e reflexões realizadas na escola campo, apresentamos o produto, em formato de caderno pedagógico, intitulado: orientações metodológicas para a prática discursiva com crianças do 3o ano. As conclusões mostraram que o compartilhamento de estudos junto as colaboradoras trouxeram-lhes novas perspectivas de trabalho com a linguagem escrita no 3o ano, que conseguintemente possibilitou aprendizagens e avanço dos alunos na sua apropriação da escrita, passando estes a escrever textos completos, com sentido, partindo dos contextos reais de uso.por
dc.description.abstractThe textual production of 3rd year children: possibilities of discursive practice in literacy, research developed in the professional master's degree, had the general objective of developing collaborative pedagogical intervention with the participating teachers, anchored in the discursive language perspective, to develop theoretical and methodological orientations aimed at practice of textual production in the 3rd year of the literacy cycle, materialized in a pedagogical notebook. To achieve what we set out to do, we used the collaborative methodology, based on Ibiapina (2008, 2016), which allowed the participation of two collaborating teachers and their respective classes, from a school in the São Luís municipal education system. The semi-structured interview and observation in the classroom enabled the data generation, as well as collaborative interaction, which took place through study sessions and planning of didactic sequences that were applied in the classes of collaborating teachers. For this mediation, Leontiev's (2001) studies with his activity theory were fundamental, making us understand what activity is when the child is affected (completely involved) by it; Bakhtin (2003; 2016) and Bakhtin / Volochínov (2006) that supports the thinking of language and the importance of the dialogical process for its appropriation. And, authors who base the methodological practice with written language: Smolka (2012), who presents the discursive language perspective for pedagogical work with reading and writing in literacy, in addition to Jolibert and Jacob (2006); Jolibert and Sraik (2008), Curto, Murilo and Teixidó (2000) and others. Based on the actions and reflections carried out at the rural school, we present the product, in a pedagogical notebook format, entitled: methodological guidelines for discursive practice with 3rd year children. The conclusions showed that the sharing of studies with the collaborators brought them new perspectives of work with the written language in the 3rd year, which successfully enabled learning and advancement of students in their appropriation of writing, and they started to write complete texts, with meaning, starting from the real contexts of use.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-11-03T12:45:23Z No. of bitstreams: 1 CLEIASILVAPINTOCOSTA.pdf: 19841853 bytes, checksum: cf855a3ba13229cad4f64df1f3a42fcf (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-11-03T12:45:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEIASILVAPINTOCOSTA.pdf: 19841853 bytes, checksum: cf855a3ba13229cad4f64df1f3a42fcf (MD5) Previous issue date: 2020-05-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectalfabetização;por
dc.subjectprocesso discursivo de linguagem;por
dc.subjectprodução textual.por
dc.subjectliteracy;eng
dc.subjectdiscursive process of language;eng
dc.subjecttext production.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqLingüísticapor
dc.titleA produção textual de crianças do 3o ano: possibilidades de prática discursiva na alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe textual production of 3rd grade children: possibilities of discursive practice in literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIASILVAPINTOCOSTA.pdfDissertação de Mestrado19,38 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.