Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMUNIZ, Daulinda Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0438338293512382por
dc.contributor.advisor1ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223http://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee1ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee2ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327620256183656por
dc.contributor.referee3CONCEIÇÃO, Wellington da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6555935897942577por
dc.date.accessioned2022-10-28T11:57:55Z-
dc.date.issued2020-08-26-
dc.identifier.citationMUNIZ, Daulinda Santos. Ensino de sociologia: contribuições da aprendizagem colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem na relação professor/alunos do 1o ano do Ensino Médio. 2020. 211 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4260-
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda sobre as Contribuições da Aprendizagem Colaborativa. O inte- resse pelo tema nasce a partir das aulas ministradas pelo Programa Darcy Ribeiro- UEMA como docente na disciplina de Sociologia. O objetivo Geral da pesquisa constituiu em cons- truir uma Proposta Pedagógica em Sociologia por meio da Aprendizagem Colaborativa mate- rializada em um Caderno de Sugestões Pedagógicas para o 1o ano do Ensino Médio, em que fizemos um levantamento dos conteúdos do currículo mínimo de Sociologia para os estudan- tes e verificar possíveis entraves pedagógicos existentes que dificultam as relações sociais na escola estadual. O intuito foi destacamos a relevância da aprendizagem colaborativa na con- tribuição para a apreensão dos conteúdos da discussão sobre a importância da Sociologia no cotidiano dos estudantes em sua jornada de inserção no mundo adulto e do trabalho. Tam- bém buscamos as contribuições dessa abordagem para a práxis do docente responsável pela oferta da disciplina seja ele formado ou não em Sociologia. Para fundamentar a pesquisa utili- zamos, dentro outros: Moraes (2001), Sarandy (2011), Tomazi (2004) que fundamentam o ensino de Sociologia; Freire (1999), Gardner (1995), Gadotti (1999), Lévy (1998), Piaget (1998), Candau (2009), Gentili (2005) a aprendizagem; Arends (1997), Kurt Lewin (1947), Johnson (1992), Gilliam (2002), Morris (1997), Mattews (1995), Panitz (1996), Dillenbourg (1996) a Aprendizagem Colaborativa. Realizamos uma pesquisa com a abordagem qualitati- va, desenvolvida por meio de estudos bibliográficos. Em relação aos procedimentos a nossa pesquisa será um estudo de caso, tipo instrumental que reportamos na perspectiva de Marli André (2008) e Yin (2005). Utilizou-se questionários semiestruturados com perguntas abertas e fechadas. Os sujeitos da pesquisa foram 33 alunos do 1o ano na disciplina de Sociologia e a professora regente. Dentre os resultados, foi possível perceber que as práticas educativas de- senvolvidas na turma selecionada visam a construção de uma educação igualitária e transfor- madora que permitem que o professor e o aluno busquem caminhos que possibilitem momentos significativos para a construção e mediação do conhecimento no processo de ensino e aprendi- zagem no âmbito educacional. Concluímos com a nossa pesquisa que a contribuição da Aprendizagem Colaborativa atrelada ao ensino de sociologia proporciona transformações que visam compartilhar colaborativamente o conhecimento no espaço escolar, possibilitando ino- vações e motivações, para o processo de ensino e aprendizagem no que concerne a relação entre professores e alunos/as bem como no que refere às posturas e atitudes significativas em prol do seu crescimento de ambos, estudantes e professores.por
dc.description.abstractThe present research deals with Teaching Sociology: Contributions of Collaborative Learning to the teaching and learning process in the teacher / students relationship of the 1st year of High School. Sociology discipline. The general objective of the re- search was to build a Pedagogical Proposal in Sociology through Collaborative Learning materialized in a Pedagogical Suggestions Notebook for the 1st year of High School, in which we made a survey of the contents of the minimum Sociology curriculum for students and verify possible existing pedagogical barriers that hinder social relations in the state school. In order to highlight the relevance of collaborative learning in contributing to the apprehension of the contents of the discussion on the importance of Sociology in the daily lives of students in their journey of insertion in the adult and work world, as well as for the praxis of the teacher responsible for the provision of education. discipline whether he graduated in Sociology or not. To sup- port the research, we used, among others: Moraes (2001), Sarandy (2011), Tomazi (2004) who base the teaching of Sociology; Freire (1999), Gardner (1995), Gadotti (1999), Lévy (1998), Piaget (1998), Candau (2009), Gentil (2005) learning; Arends (1997), Kurt Lewin (1947), Johnson (1992), Gilliam (2002), Morris (1997), Mattews (1995), Panitz (1996), Dillenbourg (1996) Collaborative Learning. We conducted a research with a qualitative approach, developed through bibliographic studies. Re- garding the procedures, our research will be a case study, an instrumental type that we report from the perspective of Marli André (2008), Yin (2005). To collect and rec- ord the reports of the students and the teacher, semi-structured questionnaires with open and closed questions were used. The research subjects were 33 1st year stu- dents in the discipline of Sociology and the conducting teacher. We concluded as a result of this research that the contribution of Collaborative Learning linked to the teaching of sociology provided transformations that aim to make the dreams of those who wish to collaboratively share knowledge in the school space possible, enabling innovations, motivations, for the teaching and learning process in what concerns the teacher / student relationship regarding significant attitudes and attitudes towards their growth.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-28T11:57:55Z No. of bitstreams: 1 DAULINDASANTOSMUNIZ.pdf: 3938966 bytes, checksum: 8569bc34f2cb62f61b28c6d5b51b8fa8 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-28T11:57:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DAULINDASANTOSMUNIZ.pdf: 3938966 bytes, checksum: 8569bc34f2cb62f61b28c6d5b51b8fa8 (MD5) Previous issue date: 2020-08-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectaprendizagem colaborativa;por
dc.subjectensino de sociologia;por
dc.subjectpráxis.por
dc.subjectcollaborative learning;eng
dc.subjectteaching sociology;eng
dc.subjectpraxis.eng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleEnsino de sociologia: contribuições da aprendizagem colaborativa para o processo de ensino e aprendizagem na relação professor/alunos do 1o ano do Ensino Médiopor
dc.title.alternativeTeaching sociology: contributions of collaborative learning to the teaching and learning process in the teacher/student relationship in the 1st year of high schooleng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAULINDASANTOSMUNIZ.pdfDissertação de Mestrado3,85 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.