Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4259
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso de filmes e séries como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de história: um estudo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Monte Castelo
Título(s) alternativo(s): The use of films and series as pedagogical tools in the teaching and learning process in history: a study at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão - Monte Castelo Campus
Autor: DIAS, David Silva 
Primeiro orientador: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Primeiro membro da banca: ZAQUEU, Lívia da Conceição Costa
Segundo membro da banca: ROCHA, Viviane Moura da
Terceiro membro da banca: SILVEIRA, Francisca Morais da
Resumo: O crescente desenvolvimento tecnológico levou à produção de uma sociedade que se comunica cada vez mais a partir das imagens. A escola não está livre do consumo dessas imagens, que chegam até à comunidade escolar por meio de livros, revistas, filmes e séries. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo: construir um caderno interativo com sugestões/orientações sobre o uso de filmes e séries em aulas de História, a partir de investigação no Instituto Federal do Maranhão/Campus Monte Castelo, e o modo como esse uso, de temática histórica, está sendo problematizado em sala de aula para a construção do conhecimento histórico. Esta pesquisa pauta-se na abordagem qualitativa em Educação, do tipo estudo de caso, com enfoque procedimental de caráter colaborativo e de intervenção. Situa-se na dimensão da História Cultural; temática, cinema e ensino de História e domínio do ensino de História. Em termos amostrais, trabalha-se com uma docente e trinta discentes de uma turma de primeiro ano do Ensino Médio do curso de Edificações, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, lócus da pesquisa. Utiliza-se como instrumentos de pesquisa: observação não participante; questionário com perguntas abertas para a docente e discentes; análise documental. Para análise dos dados, foi utilizada a técnica de Análise do Conteúdo. Esta pesquisa incluiu a realização de encontros/laboratórios com a docente e aplicação do produto elaborado com os discentes. Os resultados apontaram que os alunos tiveram um acréscimo na sua percepção do conteúdo histórico por meio dos filmes exibidos em sala de aula, com auxílio da linguagem cinematografia. Ressalta-se que os estudantes obtiveram uma nova dinâmica no aprendizado de História por meio do jogo construído a partir do filme exibido em sala de aula. A partir da intervenção realizada, foi construído o produto que possibilitou a sua aplicação depois do filme exibido. Além disso, houve a ampliação do conhecimento da professora de História sobre os conceitos históricos e a linguagem cinematográfica em aulas de História. Destaca-se que o caderno interativo trouxe para os alunos e para a professora um novo olhar sobre conhecimento histórico, considerando o uso de filmes e séries em aulas de História.
Abstract: The growing technological development it took to the production of a society what if communicates each time more from the images. The school is not free from the consumption of these images that arrive to the school community through books, magazines, movies and series. In this sense, this research aimed to: Build an interactive notebook with suggestions/guidelines about use of movies and series in History classes from an investigation at the Federal Institute of Maranhão/Campus Monte Castelo, about how movies and series with historical themes are being problematized in the classroom and what are the results of its use in the construction of historical knowledge. This research is based on a qualitative approach in education of the case study type, with a procedural focus of a collaborative and intervention character. it is situated in the dimension of Cultural History; thematic, movie theather and history teaching and domain of history teaching. As subjects, we work with a teacher and thirty students of a first-year high school class of the Buildings course, from the Federal Institute of Education, Science and Technology of Maranhão, the locus of the research. It is used as research tools It is used as research tools. For data analysis, the Content Analysis technique was used. This research included holding meetings/laboratories with the teacher and applying the product elaborate with the students. The results pointed that the students had an increase in their perception of the historical content through the films shown in the classroom with the support of the cinematographic language. The findings point out that students obtained a new dynamic in learning in history through the built game from the movie shown in the classroom. From the intervention carried out, the product was built that made possible its application after the movie shown. In addition, there was an expansion of the History teacher's knowledge of historical concepts and cinematographic language in History classes. Soon, the interactive notebook brought to the students and the teacher a new look at historical knowledge, considering the use of movies and series in history classes.
Palavras-chave: ensino de história;
filmes e séries;
consciência histórica;
didática da história;
linguagem cinematográfica.
history teaching;
movies and series;
historical awareness
didactics of History;
cinematographic language.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: DIAS, David Silva. O uso de filmes e séries como ferramentas pedagógicas no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de história: um estudo no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão – Campus Monte Castelo. 2020. 182 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4259
Data de defesa: 11-Set-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DAVIDSILVADIAS.pdfDissertação de Mestrado11,86 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.