Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4258
Tipo do documento: Dissertação
Título: Seguindo os passos dos griôs: a oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA
Título(s) alternativo(s): Following the griôs' steps: orality as a methodological tool for teaching Afro-Brazilian and African History and culture to children in the Tancredo Neves Basic Education Unit (UEB) - ISEMA
Autor: CAMPOS, Luanda Martins 
Primeiro orientador: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Primeiro membro da banca: NUNES, Antonio de Assis Cruz
Segundo membro da banca: VIANA, Raimundo Nonato Assunção
Terceiro membro da banca: DURANS, Claudicéa Alves
Resumo: A pesquisa trata sobre a oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA. O objetivo da pesquisa foi investigar sobre a oralidade griô, tendo em vista a elaboração de um Kit Pedagógico com orientações didáticas para a utilização da oralidade griô à luz da Lei no 10.639/03. O estudo está organizado em seis seções. A primeira seção descreve a Introdução, na qual apresentamos a configuração teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre os fundamentos conceituais da educação de crianças. A terceira seção aborda a Lei no 10.639/03, seus pressupostos históricos e o Ensino de História e cultura afro-brasileira e africana na perspectiva da interculturalidade. A quarta seção discute os passos metodológicos dos(das) griôs, referente à memória e a história. Na quinta seção discorremos sobre a pesquisa empírica, a qual ficou dividida em três subseções: A caracterização da UEB Tancredo Neves - ISEMA; a Metodologia da Pesquisa; Análise e interpretação dos dados da pesquisa; e o produto educacional; Na sexta seção apresentamos as considerações finais. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Ariès (2006), Bâ (2003), Candau (2000), Duarte (1993), Gomes (2012), Fleuri (2003; 2005), Marchi e Sarmento (2017), Munanga (2005), Hampâté Bâ (2010), Meihi (2002), Nunes (2019), Rizzini (2011) e Vansina (2010). O método de procedimento da pesquisa adotado foi o Estudo de Caso Instrumental. Os participantes da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1o e 2o anos), o gestor escolar e a coordenadora pedagógica. Nossos instrumentos de coleta de dados foram: a observação sistemática, as oficinas metodológicas, as entrevistas, o questionário semiaberto e as fotografias. A interpretação dos dados da pesquisa empírica foi sob a forma de quadros, gráficos, fotografias e imagens. A pesquisa empírica foi desenvolvida em quatro momentos: observação sistemática; entrevistas; oficinas metodológicas; e composição do produto educacional. A pesquisa concluiu que o uso da oralidade africana como metodologia de ensino permitiu trabalhar a história e cultura afrobrasileira e africana à luz da Lei no 10.639/2003 na (UEB) Tancredo Neves – ISEMA.
Abstract: The research deals with orality as a methodological tool for teaching Afro-Brazilian and African History and Culture to children at the Basic Education Unit (UEB) Tancredo Neves - ISEMA. The objective of the research was to investigate griô orality, with a view to the elaboration of a Pedagogical Kit with didactic guidelines for the use of griô orality in the light of Law no 10.639/03. The study is organized into six sections. The first section describes the Introduction, in which we present the theoretical, methodological and organizational configuration of the essay text. The second section deals with the conceptual foundations of children's education. The third section addresses Law no. 10,639/03, its historical assumptions and the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture from the perspective of interculturality. The fourth section discusses the methodological steps of griôs, referring to memory and history. In the fifth section, we discuss empirical research, which was divided into three subsections: The characterization of UEB Tancredo Neves - ISEMA; the Research Methodology; Analysis and interpretation of research data; and the educational product; In the sixth section we present the final considerations. The main bibliographic sources used were: Ariès (2006), Bâ (2003), Candau (2000), Duarte (1993), Gomes (2012), Fleuri (2003; 2005), Marchi and Sarmento (2017), Munanga (2005) , Hampâté Bâ (2010), Meihi (2002), Nunes (2019), Rizzini (2011) and Vansina (2010). The research procedure method adopted was the Instrumental Case Study. The research participants were four teachers from the Early Years of Elementary Education (1st and 2nd years), the school manager and the pedagogical coordinator. Our data collection instruments were: systematic observation, methodological workshops, interviews, the semi-open questionnaire and photographs. The interpretation of data from the empirical research was in the form of charts, graphs, photographs and images. The empirical research was developed in four moments: systematic observation; interviews; methodological workshops; and composition of the educational product. The research concluded that the use of African orality as a teaching methodology allowed working on Afro-Brazilian and African history and culture in the light of Law no. 10.639/2003 in (UEB) Tancredo Neves - ISEMA.
Palavras-chave: Griô;
infância;
ensino;
Lei no 10.639/2003.
Griô. Childhood. Teaching. Law no. 10.639/2003.
childhood;
teaching;
Law no. 10.639/2003.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: CAMPOS, Luanda Martins. Seguindo os passos dos Griôs: a oralidade como instrumento metodológico para o ensino da História e cultura afro-brasileira e africana para crianças na Unidade de Educação Básica (UEB) Tancredo Neves – ISEMA. 2022. 249 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4258
Data de defesa: 17-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANDAMARTINSCAMPOS.pdfDissertação de Mestrado11,11 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.