Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4256
Tipo do documento: Dissertação
Título: Produção textual em língua portuguesa: uma proposta para a construção de textos argumentativos
Título(s) alternativo(s): Text production in Portuguese: a proposal for the construction of argumentative texts
Autor: LUZ, Rakell Ainy Freitas 
Primeiro orientador: ARANHA, Marize Barros Rocha
Primeiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Segundo membro da banca: COUTINHO, Vanja Maria Dominices
Terceiro membro da banca: FARIA, Maria da Graça dos Santos
Resumo: Esta pesquisa, sobre produção textual em Língua Portuguesa, tem como objetivo apresentar uma proposta que favoreça a construção de um texto argumentativo, considerando as dificuldades enfrentadas pelos estudantes na tarefa de produzir textos. Este estudo se propôs a investigar o ensino de Língua Portuguesa no âmbito da produção textual a fim de analisar como se dá essa produção dos alunos da Unidade de Educação Básica Prof. Sá Valle, tendo como público-alvo os alunos do 9o ano. Especificamente, a investigação deteve-se em identificar as concepções teórico- metodológicas que norteiam as práticas de produção textual, verificar nas composições textuais as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos no ato da escrita, e elaborar, por meio da sistematização de ideias, uma proposta teórico- metodológica que contribua para a produção de um texto argumentativo. Para o alcance destes objetivos, utilizamo-nos dos aportes teóricos de Koch e Elias ( 2017), Perelman ( 2005), Fiorin (2018), Faria ( 2009), Koch (2008), Koch e Elias ( 2016), Reboul ( 2004), Aristóteles (2005), Aranha (2010), Koch (1997), Plantin (2008), Amossy (2018), Koch(1987), Suarez (2002), Cavalcante (2018), Angelim (1996), Bronckart (1999), Adam (2019). Portanto, realizamos um estudo com enfoque qualitativo, utilizando para isso o levantamento bibliográfico e entrevistas. Além da pesquisa bibliográfica e documental, optamos por fazer uma pesquisa de campo por meio da qual os dados coletados foram devidamente registrados em um diário de campo. Utilizamos ainda, como procedimento, um estudo de caso do tipo instrumental a fim de intervir, por meio do produto elaborado e aplicado, na solução da problemática investigada. Comprovamos, assim, que mesmo com os entraves que a tarefa de escrita impõe, foi possível, por meio da utilização de sistematização de ideias, propiciar que os estudantes consigam construir um texto argumentativo sem tantas dificuldades.
Abstract: This research deals with textual production in Portuguese and aims to present a proposal that favors the construction of an argumentative text, considering the difficulties faced by students in the task of textual production. The investigation was carried out at UEB Sá Valle, and its target audience was students of the 9th grade of the referred institution. It proposed to investigate the teaching of Portuguese language in the context of textual production in order to analyze how the production of texts takes place in that level by students. The investigation focused specifically on identifying the theoretical and methodological concepts that guide textual production practices, verifying in textual compositions the main difficulties faced by students in the act of writing, and also elaborating, through the systematization of ideas, a theoretical and methodological proposal that may contribute to the production of an argumentative text. In order to achieve these objectives, we used the theoretical contributions of Koch and Elias (2017), Perelman (2005), Fiorin (2018), Faria (2009), Koch (2008), Koch and Elias (2016), Reboul (2004 ), Aristotle (2005), Aranha (2010), Koch (1997), Plantin (2008), Amossy (2018), Koch (1987), Suarez (2002), Cavalcante (2018), Angelim (1996), Bronckart (1999), Adam (2019). Therefore, we conducted a study with a qualitative approach, using the bibliographic survey and interviews for this. In addition to bibliographic and documentary research, we chose to do a field research through which the collected data were duly recorded in a field diary. We also used as a procedure an instrumental case study in order to intervene in the solution of the investigated problem through the product we had elaborated and applied. Thus, we proved that even with the obstacles the task of writing imposed, it was possible to enable students to build an argumentative text without so many difficulties through the use of systematization of ideas.
Palavras-chave: Língua Portuguesa;
produção textual;
argumentação;
estratégias de argumentação.
Portuguese Language.
text production;
argumentation;
strategies;
argumentation.
Área(s) do CNPq: Língua Portuguesa
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: LUZ, Rakell Ainy Freitas. Produção textual em língua portuguesa: uma proposta para a construção de textos argumentativos. 2020. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4256
Data de defesa: 16-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAKELLAINYFREITASLUZ.pdfDissertação de Mestrado20,07 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.