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Tipo do documento: Dissertação
Título: A perspectiva discursiva de alfabetização na sala de aula: encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1o ano do Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): The discursive perspective of literacy in the classroom: didactic approaches for teaching written language in 1st grade classes
Autor: SOARES, Rosiara Costa 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: FERREIRA, Heridan de Jesus Guterres Pavão
Terceiro membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Resumo: A pesquisa intitulada “A CONCEPÇÃO DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO NA SALA DE AULA: encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1o ano” faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica – PPGEEB, Mestrado Profissional, Linha de Pesquisa: Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa (Anos Iniciais do Ensino Fundamental), da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, e tem por objetivo: Produzir a partir da perspectiva discursiva de alfabetização e em colaboração com a professora do 1o ano encaminhamentos didáticos que subsidiem o trabalho pedagógico para o ensino da linguagem escrita. Para alcançar tal intento, a opção metodológica foi a Pesquisa- Ação, na vertente da pesquisa colaborativa como possibilidade de pesquisa-formação. Os sujeitos da pesquisa foram a professora de uma das turmas de 1o ano do Ensino Fundamental da referida escola do ano letivo de 2019, os alunos e a pesquisadora. O processo de geração de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, observação participante, sessões reflexivas e as atividades desenvolvidas em colaboração com a professora na sua sala de aula. Dessa forma, para a sistematização e análises dos dados gerados, buscamos as contribuições teóricas de autores como; Geraldi (1996); Orlandi (2005); sobre discursividade e ensino da linguagem escrita; Bakhtin/Volochínov (2006); que apresentam aspectos relevantes para a compreensão do conceito de linguagem e suas implicações para o ensino da linguagem escrita; Smolka (2012), cujos estudos versam sobre a perspectiva discursiva de alfabetização; Jolibert (1994); Smith (1999); Solé (1998); Curto; Morillo; Teixidó (2000), sobre leitura, escrita e produção de textos; Ibiapina (2005;2008) cujos estudos contribuem para o desenvolvimento de pesquisas na vertente colaborativa, dentre outros. A partir dos estudos e intervenções realizadas no campo de pesquisa, apresentamos o Caderno Pedagógico com Encaminhamentos Didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1o ano. As conclusões revelaram que os gêneros discursivos, ao serem utilizados em situações reais de uso, em sala de aula, tendo a discursividade permeando o processo de alfabetização, dão sentido às práticas de leitura e escrita das crianças, proporcionando assim, maior envolvimento, interações e possibilidade de aprendizagem a estas.
Abstract: The research entitled “THE DISCURSIVE CONCEPTION OF LITERACY IN THE CLASSROOM: didactic guidelines for the teaching of written language in 1st year classes” is part of the Graduate Program in Management of Teaching of Basic Education - PPGEEB, Professional Master's, Line Research: Portuguese Language Teaching Methodology (Initial Years of Elementary Education), from the Federal University of Maranhão - UFMA, and its objective: To produce from the discursive conception of literacy and in collaboration with the teacher of the 1st year, didactic referrals that subsidize the pedagogical work for the teaching of the written language. To achieve this goal, the methodological option was Research-Action, in terms of collaborative research as a possibility of research-training. The subjects of the research were the teacher of one of the 1st year classes of elementary school at that school of the academic year 2019, the students and the researcher. The data generation process took place through semi-structured interviews, participant observation, as well as reflective sessions and activities developed in collaboration with the teacher in her classroom. Thus, for the systematization and analysis of the data generated, we seek the theoretical contributions of authors such as; Geraldi (1996); Orlandi (2005); about discourse and teaching of written language; Bakhtin / Volochínov (2006); that present relevant aspects for the understanding of the concept of language and its implications for the teaching of written language; Smolka (2012), whose studies deal with the discursive conception of literacy; Jolibert (1994); Smith (1999); Solé (1998); I enjoy; Morillo; Teixidó (2000), on reading, writing and text production; Ibiapina (2005; 2008) whose studies contribute to the development of collaborative research, among others. Based on the studies and interventions carried out in the research field, we present the Pedagogical Notebook with Didactic Referrals for the teaching of written language in 1st year classes. The conclusions revealed that discursive genres, when used in real situations of use, in the classroom, with discourse permeating the literacy process, give meaning to children's reading and writing practices, thus providing greater involvement, interactions and possibility of learning to these.
Palavras-chave: alfabetização discursiva;
leitura;
escrita;
produção de textos.
discursive literacy;
reading;
writing;
text production.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SOARES, Rosiara Costa. A perspectiva discursiva de alfabetização na sala de aula: encaminhamentos didáticos para o ensino da linguagem escrita em turmas de 1o ano do Ensino Fundamental. 2020. 247 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4253
Data de defesa: 27-Mai-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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