Compartilhamento |
|
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4252
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A possibilidade de um estudo do meio no ensino de geografia numa escola de tempo integral: um estudo no Centro de Ensino Integral Prof.a Margarida Pires Leal |
Título(s) alternativo(s): | The possibility of a environmental study in geography teaching in a full-time school: a study at the Margarida Pires Leal Integral Teaching Center |
Autor: | SILVA, Yuri Barros Lobo da |
Primeiro orientador: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Primeiro membro da banca: | SANTOS, Maria José Albuquerque |
Segundo membro da banca: | NUNES, Antônio de Assis Cruz |
Terceiro membro da banca: | CARDOZO, Maria José Pires Barros |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo elaborar um roteiro de Estudo do Meio para o ensino de Geografia, considerando o contexto pedagógico de uma escola de tempo integral. Partindo de uma investigação qualitativa, mediante um estudo de caso instrumental, o qual de acordo com Stake (1995), se propõe a investigar como uma determinada política é aplicada pelos atores escolares, realizamos nosso trabalho no Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal. Por meio de uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores como Cavalieri (2002), Gonçalves (2006), Moll (2009) e Libâneo (2015), discutimos a concepção de educação integral, como aquela que almeja formar o estudante considerando não apenas os seus aspectos cognitivos, mas também todas as suas outras dimensionalidades (social, afetiva, estética e etc.). Com Coelho (2009) e Gadotti (2009), apresentamos o modelo de escolas de tempo integral como uma possibilidade para se alcançar uma educação integral e, utilizando uma pesquisa documental, apresentamos a experiência maranhense ao longo do tempo, em relação aos projetos de escolas de tempo integral. Por fim, apoiado em observações não participantes e de entrevistas semiestruturadas realizadas com o corpo pedagógico da escola, discutimos por meio de análise do conteúdo (BARDIN, 1979) as possibilidades para o ensino de Geografia, considerando o modelo pedagógico da Escola da Escolha. Entendemos que nesse contexto, o ensino de Geografia pode ser favorecido pela parte diversificada do currículo, especialmente, das Disciplinas Eletivas, que podem agregar uma maior carga horária ao desenvolvimento dos saberes e conteúdos geográficos. Esses aportes contribuíram para o desenvolvimento do produto final desta dissertação, um Prospecto Pedagógico Geográfico, contendo um roteiro de Estudo do Meio (FILHO e FELTRAN, 2003; PONTUSCHKA, PAGANELLI e CACETTE, 2007), no Parque Estadual da Lagoa da Jansen, que apresentou, na visão dos sujeitos envolvidos na pesquisa, resultados positivos e favoráveis a sua aplicabilidade no contexto escolar. |
Abstract: | The present dissertation had as objective to elaborate a Middle Study script for the teaching of Geography, considering the pedagogical context of a full time school. Starting from a qualitative investigation, through an instrumental case study, which according to Stake (1995), proposes to investigate how school actors apply a given policy, we carried out our work at the Centro de Ensino Integral Professora Margarida Pires Leal. Through a bibliographic search, from authors like Cavalieri (2002), Gonçalves (2006), Moll (2009) and Libâneo (2015), we discuss the concept of integral education, as the one that aims to train the student considering not only the its cognitive aspects, but also all its other dimensionalities (social, affective, aesthetic and etc.). With Coelho (2009) and Gadotti (2009), we present the model of full-time schools as a possibility to achieve a comprehensive education and, using a documentary research, we present the Maranhão experience over time, in relation to school projects full- time. Finally, supported by non-participant observations and semi-structured interviews conducted with the school's teaching staff, we discussed through content analysis (BARDIN, 1979) the possibilities for teaching Geography, considering the pedagogical model of the School of Choice. We understand that in this context, the teaching of Geography can be favored by the diversified part of the curriculum, especially the Elective Disciplines, which can add a greater workload to the development of geographic knowledge and content. These contributions contributed to the development of the final product of this dissertation, a Geographic Pedagogical Prospectus, containing a Middle Study script (FILHO and FELTRAN, 2003; PONTUSCHKA, PAGANELLI and CACETTE, 2007), at Lagoa da Jansen State Park, which presented , in the view of the subjects involved in the research, positive results and favorable to its applicability in the school context. |
Palavras-chave: | Geografia; interdisciplinaridade; Escola de tempo integral; estudo do meio. Geography; interdisciplinarity; Full-time school; environment study. |
Área(s) do CNPq: | Ensino-Aprendizagem Geografia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Citação: | SILVA, Yuri Barros Lobo da. A possibilidade de um estudo do meio no ensino de geografia numa escola de tempo integral: um estudo no Centro de Ensino Integral Prof.a Margarida Pires Leal. 2020. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4252 |
Data de defesa: | 3-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
YURIBARROSLOBODASILVA.pdf | Dissertação de Mestrado | 6,75 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.