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dc.creatorOLIVEIRA, Cynthia Helena Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8014623079556422por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Emilene Leite de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264293246356564por
dc.contributor.referee1SOUSA, Emilene Leite de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264293246356564por
dc.contributor.referee2MONTEIRO, Edilma do Nascimento Jacinto-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264293246356564por
dc.contributor.referee3CUSTODIO, Maria Aparecida Correa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0975054361142980por
dc.date.accessioned2022-10-25T17:05:14Z-
dc.date.issued2022-04-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cynthia Helena Chaves. “As crianças do morro branco”: uma etnografia da infância Tentehar-Guajajara. 2022. 148 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia - PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4240-
dc.description.resumoEntendo que a infância é construída socialmente e varia de acordo com o tempo e espaço em que as crianças vivem. Quando se trata da infância Tentehar-Guajajara, percebo que há um vazio nas ciências sociais de estudos que evidenciem essa fase da vida e levem em consideração o ponto de vista das crianças. Dessa forma, o mote desta pesquisa é a concepção de infância do povo Tentehar-Guajajara. Busco analisar como a infância é vivenciada pelas crianças Tentehar-Guajajara na Aldeia Morro Branco em Grajaú (Maranhão), identificando a experiência com a infância entre esse povo, verificando a vivência delas no cotidiano da aldeia/comunidade, e, analisando os elementos que constituem essa infância em sua organização social. Para dar conta de tal tarefa, empreendo a pesquisa etnográfica com base na observação proposta por Malinowski (1976) ou o “estar lá” de Geertz (2005), uma vez que esse método tem se apresentado como a melhor maneira de se ter acesso ao universo infantil. Utilizo técnicas que sejam guiadas pelas categorias antropológicas da imaginação e da criatividade (SOUSA, 2015), que permitam compreender os outros modos de dizer da criança que estão para além da oralidade, como participar de suas brincadeiras e estar entre elas. Apesar das crianças serem os principais sujeitos desta pesquisa, entendo que a concepção de infância se desenvolve numa perspectiva intergeracional, em que os adultos também moldam as definições do que é ser criança e infância. Logo, eles também são meus interlocutores neste trabalho. Com os adultos, recorro às entrevistas e, principalmente, às conversas informais. Para dar corpo à produção de dados, faço uso do referencial teórico presente na Antropologia da Criança e Etnologia Indígena, norteando-me em autores como: Antonella Tassinari (2007); Clarice Cohn (2000; 2005; 2019); Emilene Sousa (2004; 2012; 2014; 2015; 2018); Camila Codonho (2007); Anete Abramowicz et al. (2010); Viveiros de Castro (1996), Zannoni (1999), entre outros. Sobre os resultados, observando as suas práticas e o seu cotidiano, consegui compreender qual a concepção que o povo Tentehar-Guajajara têm acerca da infância e o seu entendimento sobre o ser criança, bem como identifiquei alguns marcadores que permeiam essa infância. Assim, identifico quatro elementos que são fundamentais para essas crianças: a) os rituais, especificamente, a Festa da Menina-moça e a Festa do Rapaz; b) o sistema de crenças; c) a aprendizagem; e, d) a ludicidade.por
dc.description.abstractI understand that childhood is socially constructed and varies according to the time and space in which children live. When it comes to Tentehar-Guajajara childhood, I realize that there is a void in the social sciences of studies that highlight this phase of life and take into account the point of view of children. Thus, the motto of this research is the childhood conception of the Tentehar-Guajajara people.I seek to analyze how childhood is experienced by tentehar guajajara children in Morro Branco Village in Grajaú (Maranhão), identifying the experience with childhood among these people, verifying their daily experience in the village/community, and analyzing the elements that constitute this childhood in their social organization. To account for this task, I use ethnographic research based on the observation proposed by Malinowski (1976) or geertz's "being there" (2005), since this method has presented itself as the best way to have access to the children's universe. I use techniques that are guided by the anthropological categories of imagination and creativity (SOUSA, 2015), which allow us to understand the other ways of saying the child that are beyond orality, such as participating in their games and being among them. Although children are the main subjects of this research, I understand that the conception of childhood develops in an intergenerational perspective, in which adults also shape the definitions of what it is to be a child and childhood. Therefore, they are also my interlocutors in this work. With adults, I resort to interviews and, especially, informal conversations. To give body to the production of data, I make use of the theoretical framework present in Child Anthropology and Indigenous Ethnology, referring to authors such as: Antonella Tassinari (2007); Clarice Cohn (2000; 2005; 2019); Emilene Sousa (2004; 2012; 2014; 2015; 2018); Camila Codonho (2007); Anete Abramowicz et al. (2010); Viveiros de Castro (1996), Zannoni (1999), among others. Regarding the results, observing their practices and their daily life, I was able to understand what conception the Tentehar-Guajajara people have about childhood and their understanding of being a child, as well as identifying some markers that permeate this childhood. Thus, I identify four elements that are fundamental for these children: a) the rituals, specifically, the Girl-Girl's Feast and the Boy's Feast; b) the belief system; (c) learning; and d) the ludicity.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-10-25T17:05:14Z No. of bitstreams: 1 CYNTHIAPARADEPÓSITO.pdf: 7529883 bytes, checksum: 9e4a4d6a392c43e6ecc6004e99c9eb30 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T17:05:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CYNTHIAPARADEPÓSITO.pdf: 7529883 bytes, checksum: 9e4a4d6a392c43e6ecc6004e99c9eb30 (MD5) Previous issue date: 2022-04-08eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatrizpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectinfância indígena;por
dc.subjectcrianças Tentehar-Guajajara;por
dc.subjectantropologia da infância;por
dc.subjectetnologia indígenapor
dc.subjectindigenous childhood;eng
dc.subjectTentehar-Guajajara children;eng
dc.subjectanthropology of childhood;eng
dc.subjectindigenous ethnologyeng
dc.subject.cnpqEtnologia Indígenapor
dc.title“As crianças do morro branco”: uma etnografia da infância Tentehar-Guajajarapor
dc.title.alternative“The children of the white hill”: an ethnography of the Tentehar-Guajajara childhoodeng
dc.typeDissertaçãopor
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