Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4239
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Bruno Barros dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0390736859951049por
dc.contributor.advisor1VERAS, Rogério de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3009770629664175por
dc.contributor.advisor-co1VENANCIO, Sariza Oliveira Caetano-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0694162308436554por
dc.contributor.referee1VERAS, Rogério de Carvalho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3009770629664175por
dc.contributor.referee2VENANCIO, Sariza Oliveira Caetano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0694162308436554por
dc.contributor.referee3LEAL, João-
dc.contributor.referee4AHLERT, Martina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0255848252162200por
dc.contributor.referee5MATOS JUNIOR, Clodomir Cordeiro de-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4555597556940476por
dc.date.accessioned2022-10-25T16:29:45Z-
dc.date.issued2022-07-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Bruno Barros dos. Divinas caixas e suas histórias: as filhas de santo/caixeiras e suas representações do Divino em Porto Franco/MA. 2022.157 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Sociologia- PPGS - Imperatriz) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2022.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4239-
dc.description.resumoA Festa do Divino Espírito Santo está presente em praticamente todo o território brasileiro, mas é no Estado do Maranhão que essa devoção se aproxima dos terreiros de Umbanda, Terecô e Tambor de Mina (LEAL, 2019, 2017; BARBOSA, 2006; FERRETTI, 1996). O problema que norteou essa pesquisa foi como caixeiras de Porto Franco/MA (sendo também filhas de santo no Terecô), produzem representações do Divino Espírito Santo e como a utilizam no seu cotidiano, ou seja, como as representações do Divino marcam suas histórias de vida, suas práticas e representações de mundo. O conceito de representação é central nessa análise, e para tanto, tomamos como referência autores como Chartier (2011; 2002; 1991) e Machado (2011). Metodologicamente nos apoiamos em Debert (1986), Levi (1998) e Portelli (2016) sobre o uso da História oral. As histórias de vida das mulheres entrevistadas, acessadas a partir de suas narrativas, remetem às suas trajetórias religiosas e históricas em cidades maranhenses. Esse diálogo vem sendo construído comigo desde a graduação através de encontros presenciais ou virtuais. A trajetória de vida dessas mulheres, que ora são filhas de santo/caixeiras ora são caixeiras/filhas de santo, aponta ainda para uma força que vem da negritude, da ancestralidade, na vitória e continuação de suas lutas.por
dc.description.abstractThe Feast of Divino Espírito Santo is present in practically all of the Brazilian territory, but it is in the State of Maranhão that this devotion comes close to the terreiros of Umbanda, Terecô and Tambor de Mina (LEAL, 2019, 2017; BARBOSA, 2006; FERRETTI, 1996). The problem that guides this research is how caixeiras from Porto Franco/MA (also being the daughters of saints at Terecô) produce representations of the Divine Espírito Santo and how they use it in their daily lives. I mean, how the representations of the Divine mark their life stories, their practices and representations of the world. The concept of representation is central to this analysis, as references are based on Chartier (2011; 2002; 1991) and Machado (2011). Methodologically, I rely on Debert (1986), Levi (1998) and Portelli (2016) on the use of oral history and life stories. The life stories of the interlocutors accessed by their narratives refer to religious and historical trajectories in Maranhão cities. This dialogue made even at graduation with virtual and presential meetings. The life trajectory of these women, who are sometimes daughters of saints/caixeiras, and sometimes caxeiras/daughters of saints, points too to a strength that comes from blackness, ancestry, in the victory and continuation of their struggles.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-10-25T16:29:45Z No. of bitstreams: 1 BRUNOSANTOS.PDF: 2658929 bytes, checksum: f30e0417396fa1f4bb1cbcff4e092643 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T16:29:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 BRUNOSANTOS.PDF: 2658929 bytes, checksum: f30e0417396fa1f4bb1cbcff4e092643 (MD5) Previous issue date: 2022-07-04eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - PPGS - Imperatrizpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrepresentações;por
dc.subjecthistórias de vida;por
dc.subjectfesta do Divino;por
dc.subjectcaixeiras;por
dc.subjectPorto Franco/MA;por
dc.subjectrepresentations;eng
dc.subjectlife stories;eng
dc.subjectfeast of the Divine;eng
dc.subjectcaixeiras,eng
dc.subjectPorto Franco/MA.eng
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.titleDivinas caixas e suas histórias: as filhas de santo/caixeiras e suas representações do Divino em Porto Franco/MApor
dc.title.alternativeDivine boxes and their stories: rows of saints/caixeiras and their stories Representations of the Divine in Porto Franco/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRUNOSANTOS.PDFDissertação de Mestrado2,6 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.