Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4235
Tipo do documento: Dissertação
Título: Abordagem macro, micro e simbólica das imagens inseridas no conteúdo "substâncias e misturas" nos livros de ciências do nono ano do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Macro, micro and symbolic approach to the images inserted in the "substances and mixtures" content in 9th grade science textbooks
Autor: SALES, Sabrina Nunes 
Primeiro orientador: GUERINI, Silvete Coradi
Primeiro membro da banca: GUERINI, Silvete Coradi
Segundo membro da banca: SOUZA, Gahelyka Aghta Pantano
Terceiro membro da banca: LIMA, Maria Consuelo Alves
Resumo: O livro didático no ensino de ciências é um dos instrumentos de uso mais recorrente pelo professor, contendo informações que auxiliam, tanto os educadores quanto os educandos, no processo de ensino e aprendizagem, trazendo representações de fenômenos, por meio das imagens, que ajudam na interpretação dos textos. Dessa forma, realizou-se a seleção de três livros didáticos do nono ano, utilizado pelos professores da cidade de Codó, Maranhão, e quantificaram-se as imagens referentes ao tema Substâncias e Misturas, para a posteriori ser analisada qualitativamente. As imagens analisadas, enquadradas ao tema de pesquisa, foram organizadas em categorias e subcategorias, abordando como principal pressuposto teórico o estudo de Kiill e Johnstone. A pesquisa utilizou os pressupostos da Análise de Conteúdo de Bardin. Na análise, percebeu-se que o nível representacional com maior representatividade das ilustrações foi o macroscópico, e o menos representativo foi o simbólico. Notou-se que as ilustrações analisadas transitaram entre os três níveis representacionais, desse modo, percebeu- se que existem ilustrações que representam tanto o nível submicroscópico quanto o simbólico (subcategoria submicrosimbólica), e houve imagens que representam os três níveis representacionais (subcategoria macrosubmicrosimbólica). Na nossa análise, percebeu-se que as ilustrações inseridas no conteúdo de Substâncias e Misturas auxiliam os estudantes na compreensão dos conceitos escritos nos livros textos.
Abstract: The textbook in science teaching is one of the most recurrent instruments used by teachers, containing information that helps both educators and students in the process of teaching and learning, bringing representations of phenomena, through images, which help in the interpretation of texts. In this way, three ninth grade textbooks were selected, used by teachers in the city of Codó, Maranhão, and the images referring to the Substances and Mixtures theme were quantified in order to be analyzed qualitatively. The analyzed images, framed to the research theme, were organized into categories and subcategories, approaching Kiill and Johnstone's study as the main theoretical assumption. The research used the assumptions of Bardin's Content Analysis. In the analysis, it was noticed that the most representative representational level of the illustrations was the macroscopic, and the least representative was the symbolic. It was noticed that the analyzed illustrations transited between the three representational levels, thus, it was noticed that there are illustrations that represent both the submicroscopic and symbolic levels (submicrosymbolic subcategory), and there were images that represent all three representational levels (macrosubmicrosymbolic subcategory). In our analysis, it was perceived that the illustrations embedded in the Substances and Mixtures content assist students in understanding the concepts written in the textbooks.
Palavras-chave: Ensino de Ciências;
Livro Didático;
Imagens;
Níveis representacionais.
Science Teaching;
Textbook;
Images;
Representational levels.
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SALES, Sabrina Nunes. Abordagem macro, micro e simbólica das imagens inseridas no conteúdo "substâncias e misturas" nos livros de ciências do nono ano do ensino fundamental. 2022. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4235
Data de defesa: 26-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINANUNESSALES.pdfDissertação de Mestrado1,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.