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Tipo do documento: Dissertação
Título: A construção da imagem de Luiz Inácio Lula da Silva: o ethos mítico no discurso político
Título(s) alternativo(s): The construction of the image of Luiz Inácio Lula da Silva: the mythical ethos in political discourse
Autor: ABREU, Cláudia Tammy Da Cruz 
Primeiro orientador: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Primeiro membro da banca: SILVA, Ana Lúcia Rocha
Segundo membro da banca: MOURA, João Benvindo de
Terceiro membro da banca: ARANHA, Marize Barros Rocha
Resumo: Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, apresenta um estudo sobre a manifestação do ethos mítico no discurso político. O principal objetivo é investigar as características predominantes do ethos mítico e os fatores, internos e externos ao discurso, que levam à sua consolidação, transformando um indivíduo com o status de cidadão comum em um mito político. O corpus é composto por quatro discursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, extraídos de momentos distintos de sua carreira política (dividida, para fins de organização da pesquisa, em fase sindicalista, fase diplomática e fase mítica). Quanto à natureza, corresponde a uma pesquisa básica ou pura, visando gerar conhecimento novo para o avanço dos estudos da linguagem através da compreensão do fenômeno de projeção mítica no discurso, o ethos mítico. Quanto aos instrumentos, optamos pela observação não-estruturada. Buscamos, nos discursos de Lula selecionados para esta pesquisa, os fatores que causaram as transformações em sua imagem ao longo do tempo e a consequente consolidação do ethos mítico. Quanto aos objetivos, enquadra- se como uma pesquisa exploratória. Compreendendo que o tema escolhido está longe de ser esgotado, iremos nos ater à tarefa de proporcionar uma visão geral, aproximativa, acerca do fenômeno do ethos mítico, com o intuito de formular hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores. Quanto aos procedimentos, consiste em uma pesquisa ex-post-facto. Investigamos possíveis relações de causa e efeito entre os elementos que tiveram influência na construção da imagem política de Lula e o fenômeno da consolidação do ethos mítico. As categorias aplicadas em nossas análises foram as circunstâncias de discurso, o contrato de comunicação, as estratégias discursivas, a influência do ethos e do pathos e o ethos mítico. Adotamos a nomenclatura empregada por Charaudeau ao tratar dos elementos da cena enunciativa: enunciador e coenunciador, locutor e interlocutor, sujeito enunciador e sujeito interpretante. Quanto à abordagem e à exposição dos resultados, seguimos o modelo qualitativo. Destacamos dos quatro discursos elementos que evidenciam as características formativas da imagem política de Lula e buscamos, na observação do conjunto destas características, compreender a formação do ethos mítico. O aporte teórico funda-se na Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau. As categorias de análise aplicadas foram os modos de organização do discurso, os imaginários sociodiscursivos, as circunstâncias de discurso, o contrato de comunicação, as estratégias discursivas e as características do ethos e do pathos em cada discurso. O embasamento teórico emprega as definições de ethos e pathos em Charaudeau (2007, 2016a, 2016b, 2018), mito em Barthes (2013) e mitologias políticas em Girardet (1987). Para compreender o processo da aceitação da imagem mítica por parte dos sujeitos interpretantes, sentimos a necessidade de trazer para nossas análises as noções de Identidade (HALL, 2003, 2005; BAUMAN, 2005) e de Polidez (BROWN; LEVINSON, 1987) e Proteção da Face (GOFFMAN, 1967). O foco desta pesquisa recai sobre a imagem que os atores políticos são capazes de projetar em seus discursos, seus ethé, e não sobre suas características pessoais, suas identidades. Entretanto, essas autoimagens construídas dentro do discurso não serão críveis se não dialogarem ao menos em parte com as identidades daqueles que enunciam. E não serão aceitas se empregarem níveis de polidez incongruentes com as situações de comunicação nas quais se inserem. Percebemos que o ethos mítico transborda o próprio conceito de ethos e se converte em uma estratégia argumentativa múltipla, replicando características da face, ou mesmo da identidade social do sujeito enunciador. As análises apontam que o ethos mítico no discurso político é um tipo de autoimagem patêmica construída pelo sujeito interpretante no interior do ato interenunciativo, em um movimento psicosóciolinguageiro de resposta à imagem mítica projetada pelo sujeito enunciador.
Abstract: This interdisciplinary research presents a study on the manifestation of the mythical ethos in political discourse. The main objective is to investigate the predominant characteristics of the mythical ethos and the factors, internal and external to the discourse, that lead to its consolidation, transforming a person with the status of ordinary citizen into a political myth. The corpus consists of four speeches by former President Luiz Inácio Lula da Silva, extracted from different moments of his political career (divided, for the purpose of organizing of the research, in the syndicalist phase, diplomatic phase and mythical phase). About nature, it corresponds to a basic or pure research, new knowledge generated for the advancement of language studies through the understanding of the phenomenon of mythic projection in discourse, the mythical ethos. About instruments, we opted for unstructured observation. We searched Lula's speeches selected for this research for the factors that caused transformations in his image over time and consolidation of the consequent mythical ethos. About the objectives, it consists in an exploratory research. Understanding that the chosen theme is far from being exhausted, we will go on with the task of providing an approximate overview of the phenomenon of mythical ethos, with the aim of formulating searchable hypotheses for further studies. About the procedures, it consists of an ex-post-facto research. We investigate possible cause-and-effect relationships between the elements that influence the construction of Lula's political image and the phenomenon of consolidation of the mythical ethos. The categories applied in our analyzes were the circumstances of discourse, the communication contract, the discursive strategies, the influence of ethos and pathos and the mythical ethos. We adopted the nomenclature used by Charaudeau when dealing with the elements of the enunciative scene: enunciator and co-enunciator, speaker and interlocutor, enunciating subject and interpreting subject. About approaching and presentation of results, we followed the qualitative model. We highlighted from the four discourses elements that evidence the formative characteristics of Lula's political image and seek, in the observation of these characteristics themselves, to understand the formation of the mythical ethos. The theoretical reference is based on Semiolinguistics of Discourse Analysis, by Patrick Charaudeau. The categories of analysis applied were the modes of organization of the discourse, the socio-discursive imaginaries, the circumstances of discourse, the communication contract, the discursive strategies and the characteristics of ethos and pathos in each discourse. The theoretical basis employs the definitions of ethos and pathos in Charaudeau (2007, 2016a, 2016b, 2018), myth in Barthes (2013) and political mythologies in Girardet (1987). In order to understand the process of acceptance of the mythical image by interpreting subjects, we felt the necessity to bring to our analysis the notions of Identity (HALL, 2003, 2005; BAUMAN, 2005) and Politeness (BROWN; LEVINSON, 1987) and Face Protection (GOFFMAN, 1967). The focus of this research goes over the image that political actors can project in their speeches, their ethé, and not over their personal characteristics, their identities. However, these self-images constructed within the discourse will not be believable if they do not dialogue at least in part with the identities of those who enunciate. And they will not be accepted if they employ levels of politeness that are inconsistent with the communication situations where they are. We noticed that the mythical ethos overflows the concept of ethos itself and becomes a multiple argumentative strategy, replicating characteristics of the face, or even the social identity of the enunciating subject. The analysis indicates that the mythical ethos in political discourse is a type of pathemic self-image constructed by the interpreting subject inside the interenunciative act, in a psicosociolinguistic moviment of response to the mythical image projected by the enunciating subject.
Palavras-chave: Ethos mítico;
mito;
Ethos;
Político;
semiolinguística.
Mythical Ethos;
myth;
Ethos;
Political Discourse;
semiolinguistics.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: ABREU, Cláudia Tammy Da Cruz. A construção da imagem de Luiz Inácio Lula da Silva: o ethos mítico no discurso político. 2021. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4230
Data de defesa: 25-Mai-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

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