Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4228
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Mirlene Sampaio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4485174071111110por
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fábio José Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727593632952545por
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Fábio José Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727593632952545por
dc.contributor.referee2SANDANELLO, Franco Baptista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3600443618417764por
dc.contributor.referee3MACEDO, André Barbosa de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5345222798569582por
dc.date.accessioned2022-10-25T13:18:59Z-
dc.date.issued2021-08-25-
dc.identifier.citationPEREIRA, Mirlene Sampaio. Entre o lá e o cá: uma análise da obra Cante lá que eu canto cá, de Patativa do Assaré. 2021.99 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras- Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, Bacabal, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4228-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo a análise da obra Cante lá que eu canto cá (1978), do poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré. Essa obra do poeta de Assaré enfatiza a vida do nordestino enquanto um sujeito ativo, ora estando em sua terra natal, ora tornando-se migrante devido à seca. Objetiva-se, com esta pesquisa, analisar a figura do sertanejo dentro e fora do sertão, destacando como são apresentadas nos poemas as fronteiras existentes entre seu ambiente, “cá”, e a terra do outro, “lá”. São objetivos específicos: tecer reflexões acerca do social e cultural em alguns poemas de Patativa do Assaré; destacar as diferenças entre o campo e a cidade, presentes nos poemas; analisar o processo de enunciação nos poemas. O sertanejo de Patativa reconhece-se como parte do sertão, ambiente em que vive junto à natureza numa profunda intimidade. Nesse espaço plural, vivencia diversas situações que transformam uma simples localidade em lugar. O estudo será feito adotando procedimentos de uma pesquisa de natureza básica, com procedimentos bibliográficos, visando a uma abordagem comprometida. Serão utilizados no presente estudo como pressupostos teóricos Topofilia (1974) e Espaço e Lugar (1977), ambos de Yi-Fu Tuan, para estudo da relação entre o sertanejo e sua localidade, bem como dos valores que este atribui ao seu ambiente, transformando-o em lugar. Também serão utilizados como abordagem teórica ou crítico-analítica Albuquerque Júnior (1994 e 2011), Williams (1989), Andrade (2011) e Carvalho (2011), para o fortalecimento da temática apresentada pela voz poética dentro e fora do seu sertão.por
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo el análisis de la obra Cante lá que eu canto cá (1978), del poeta Antônio Gonçalves da Silva, más conocido como Patativa do Assaré. Esta obra del poeta de Assaré enfatiza la vida del nordestal como un sujeto activo, estando en su tierra natalo convirtiéndose en un migrante debido a la sequía. El objetivo de esta investigación es analizar la figura del “sertanejo” dentro y fuera del “sertão”, destacando cómo los límites existentes entre su entorno, “aquí”, y la tierra del otro, “allá”, se presentan en los poemas. Los objetivos específicos son: hacer reflexiones sobre lo social y lo cultural en algunos poemas de Patativa do Assaré; destacar las diferencias entre el campo y la ciudad, presentes en los poemas; analizar el proceso de enunciación en los poemas. El “sertanejo” se reconoce a sí mismo como parte del “sertão”, un entorno en el que vive junto con la naturaleza en una profunda intimidad. En este espacio plural, experimenta varias situaciones que transforman una simple localidad en lugar. El estudio se realizará mediante la adopción de procedimientos de investigación básica, con procedimientos bibliográficos, con el objetivo de un enfoque comprometido. Topofilia (1974) y Espacio y Lugar (1977), ambos de Yi-Fu Tuan, serán utilizados en este estudio como supuestos teóricos para el estudio de la relación entre el “sertanejo” y su localidad, así como los valores que atribuye a su entorno, transformándolo en su lugar. También se utilizarán como abordaje teórica o crítico-analítica Albuquerque Júnior (1994 y 2011), Williams (1989), Andrade (2011) y Carvalho (2011), para fortalecer el tema presentado por la voz poética dentro y fuera de su “sertão”.spa
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-10-25T13:18:59Z No. of bitstreams: 1 MirleneSampaio.pdf: 1941533 bytes, checksum: 481c8a88b6b840a8ebebd32c492e1124 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T13:18:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MirleneSampaio.pdf: 1941533 bytes, checksum: 481c8a88b6b840a8ebebd32c492e1124 (MD5) Previous issue date: 2021-08-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPatativa do Assaré;por
dc.subjectpoesia;por
dc.subjectsertão;por
dc.subjectsertanejo;por
dc.subjectlugar;por
dc.subjectPatativa do Assaré;spa
dc.subjectpoesía;spa
dc.subjectsertão;spa
dc.subjectsertanejo;spa
dc.subjectlugar;spa
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.titleEntre o lá e o cá: uma análise da obra Cante lá que eu canto cá, de Patativa do Assarépor
dc.title.alternativeEntre el allá y el aquí: un análisis de la obra Cante lá que eu canto cá, de Patativa do Assaréspa
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MirleneSampaio.pdfDissertação de Mestrado1,9 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.