Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4227
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFIGUEIREDO, Isadora Fernandes Da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9588492679190056por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee1SANTOS, Naiara Sales Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6546941294458117por
dc.contributor.referee2AUDUGIER, Emilie Geneviève-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0066199994022689por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Fábio José Santos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0727593632952545por
dc.date.accessioned2022-10-25T13:14:10Z-
dc.date.issued2022-03-03-
dc.identifier.citationFIGUEIREDO, Isadora Fernandes Da Silva. Folhetim em tela: A estrutura do romance-folhetim na série televisiva Game of Thrones. 2022. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4227-
dc.description.resumoO presente estudo tem o objetivo de discutir sobre a recorrência da estrutura do romance- folhetim na série televisiva Game of Thrones (2011-2019), de David Benioff e D.B. Weis, a partir dos estudos da Indústria Cultural difundidos pela Escola de Frankfurt, principalmente pelosteóricos Max Horkheimer (1985) e Theodor Adorno (1985) e dos pressupostos da Estética da Recepção. Nesse sentido, o estudo, ora apresentado, explora a construção que relaciona arte e indústria – primeiramente na literatura, mais precisamente, no início da publicação do romance-folhetim, que se deu a partir da década de 1830, na França. O romance-folhetim foi moldado como cultura de massa, ou seja, arte produzida por técnica, com o propósito de trazer lucro para a Indústria e entretenimento para quem a consome. A partir desse estudo, a fim de propiciar maior entendimento sobre a estrutura desse gênero e como este influenciou outros gêneros, principalmente as séries televisivas, também foram considerados neste estudo autores como Umberto Eco (1964), Antônio Zuin (2001), Douglas Kellner (2006), György Lukács (2009), Antônio Gramsci (1986), Edgar Morin (1997), Marlyse Meyer (1996), Arlindo Machado (2011), Vicent Colonna (2010), entre outros. No que tange às séries televisivas, foram identificados os elementos dos romances-folhetins presentes em Game of Thrones. Tais elementos foram percebidos principalmente por meio dos estudos relacionados a Teoria da Estética de Recepção, postulada nos estudos de Hans Robert Jauss(1967) e na Cultura de convergência, identificada nos estudos de Henry Jenkins (2008), os quais confirmam a importância da recepção no que diz respeito a teleparticipação do público nas séries televisivas. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, os resultados desta pesquisa foram alcançados. Com isso, foi possível verificar a recorrência de algumas estruturas presentes no romance-folhetim na série televisiva como forma de prender a atenção do público, a exemplo da repetição de temas, da redundância de diálogos e do controle do público sobre o conteúdo exposto.por
dc.description.abstractThis study aims to analyze the recorrence of the structure of the serial novel (feuilleton) in the television series Game of Thrones (2011-2019), by David Benioff and D.B. Weis, based on studies of the Cultural Industry disseminated by the Frankfurt School, mainly by the theorists Max Horkheimer (1944) and Theodor Adorno (1985) and the assumptions of Reception Aesthetic Theory. In this sense, the subject presented here will explore the construction that relates art and industry – with an emphasis on literature, more precisely – at the beginning of the publication of the novel-feuilleton, which took place from the 1830s onwards, in France. The feuilleton was shaped as mass culture, that is, art produced by technique, to bring profit to Industry and entertainment for those who consume it. To provide a better understanding of the structure of this genre and how it influenced other genres, especially television series, authors such as Umberto Eco (1964), Antônio Zuin (2001), Douglas Kellner (2006), György Lukács (2009), Antônio Gramsci (1986), Edgar Morin (1997), Marlyse Meyer (1996), Arlindo Machado (2011), Vincent Colonna (2010), among others. Concerning the television series, the elements of the serial novels present in the television series Game of Thrones were identified. Such elements were noticed mainly through studies related to the Theory of Aesthetics of Reception, postulated in the studies of Hans Robert Jauss (1967) and the Culture of Convergence, identified in the studies of Henry Jenkins (2008), which confirm the importance of reception with regard to the public's teleparticipation in Tv series. Thus, through bibliographical, qualitative, and exploratory research, the preliminary results of this research were achieved. With this, it was possible to understand how there was the transposition of some structures present in the serial novel to the television series as a way to hold the audience's attention, such as the repetition of themes, the redundancy of dialogs, and the public's control over the content exposed.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-25T13:14:10Z No. of bitstreams: 1 ISADORAFERNANDESDASILVAFIGUEIREDO.pdf: 9184122 bytes, checksum: b659c89acb78b201c38c5956d5989bd6 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-25T13:14:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ISADORAFERNANDESDASILVAFIGUEIREDO.pdf: 9184122 bytes, checksum: b659c89acb78b201c38c5956d5989bd6 (MD5) Previous issue date: 2022-03-03eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacangapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectindústria cultural;por
dc.subjectcultura de massa;por
dc.subjectliteratura;por
dc.subjectromance-folhetim.por
dc.subjectcultural industry;eng
dc.subjectmass culture;eng
dc.subjectliterature;eng
dc.subjectserial novel.eng
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.titleFolhetim em tela: A estrutura do romance-folhetim na série televisiva Game of Thronespor
dc.title.alternativeFeuilleton in screen: The structure of the novel-serial in the TV series Game of Throneseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISADORAFERNANDESDASILVAFIGUEIREDO.pdfDissertação de Mestrado8,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.