Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4227
Tipo do documento: Dissertação
Título: Folhetim em tela: A estrutura do romance-folhetim na série televisiva Game of Thrones
Título(s) alternativo(s): Feuilleton in screen: The structure of the novel-serial in the TV series Game of Thrones
Autor: FIGUEIREDO, Isadora Fernandes Da Silva 
Primeiro orientador: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Primeiro membro da banca: SANTOS, Naiara Sales Araújo
Segundo membro da banca: AUDUGIER, Emilie Geneviève
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA, Fábio José Santos de
Resumo: O presente estudo tem o objetivo de discutir sobre a recorrência da estrutura do romance- folhetim na série televisiva Game of Thrones (2011-2019), de David Benioff e D.B. Weis, a partir dos estudos da Indústria Cultural difundidos pela Escola de Frankfurt, principalmente pelosteóricos Max Horkheimer (1985) e Theodor Adorno (1985) e dos pressupostos da Estética da Recepção. Nesse sentido, o estudo, ora apresentado, explora a construção que relaciona arte e indústria – primeiramente na literatura, mais precisamente, no início da publicação do romance-folhetim, que se deu a partir da década de 1830, na França. O romance-folhetim foi moldado como cultura de massa, ou seja, arte produzida por técnica, com o propósito de trazer lucro para a Indústria e entretenimento para quem a consome. A partir desse estudo, a fim de propiciar maior entendimento sobre a estrutura desse gênero e como este influenciou outros gêneros, principalmente as séries televisivas, também foram considerados neste estudo autores como Umberto Eco (1964), Antônio Zuin (2001), Douglas Kellner (2006), György Lukács (2009), Antônio Gramsci (1986), Edgar Morin (1997), Marlyse Meyer (1996), Arlindo Machado (2011), Vicent Colonna (2010), entre outros. No que tange às séries televisivas, foram identificados os elementos dos romances-folhetins presentes em Game of Thrones. Tais elementos foram percebidos principalmente por meio dos estudos relacionados a Teoria da Estética de Recepção, postulada nos estudos de Hans Robert Jauss(1967) e na Cultura de convergência, identificada nos estudos de Henry Jenkins (2008), os quais confirmam a importância da recepção no que diz respeito a teleparticipação do público nas séries televisivas. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, os resultados desta pesquisa foram alcançados. Com isso, foi possível verificar a recorrência de algumas estruturas presentes no romance-folhetim na série televisiva como forma de prender a atenção do público, a exemplo da repetição de temas, da redundância de diálogos e do controle do público sobre o conteúdo exposto.
Abstract: This study aims to analyze the recorrence of the structure of the serial novel (feuilleton) in the television series Game of Thrones (2011-2019), by David Benioff and D.B. Weis, based on studies of the Cultural Industry disseminated by the Frankfurt School, mainly by the theorists Max Horkheimer (1944) and Theodor Adorno (1985) and the assumptions of Reception Aesthetic Theory. In this sense, the subject presented here will explore the construction that relates art and industry – with an emphasis on literature, more precisely – at the beginning of the publication of the novel-feuilleton, which took place from the 1830s onwards, in France. The feuilleton was shaped as mass culture, that is, art produced by technique, to bring profit to Industry and entertainment for those who consume it. To provide a better understanding of the structure of this genre and how it influenced other genres, especially television series, authors such as Umberto Eco (1964), Antônio Zuin (2001), Douglas Kellner (2006), György Lukács (2009), Antônio Gramsci (1986), Edgar Morin (1997), Marlyse Meyer (1996), Arlindo Machado (2011), Vincent Colonna (2010), among others. Concerning the television series, the elements of the serial novels present in the television series Game of Thrones were identified. Such elements were noticed mainly through studies related to the Theory of Aesthetics of Reception, postulated in the studies of Hans Robert Jauss (1967) and the Culture of Convergence, identified in the studies of Henry Jenkins (2008), which confirm the importance of reception with regard to the public's teleparticipation in Tv series. Thus, through bibliographical, qualitative, and exploratory research, the preliminary results of this research were achieved. With this, it was possible to understand how there was the transposition of some structures present in the serial novel to the television series as a way to hold the audience's attention, such as the repetition of themes, the redundancy of dialogs, and the public's control over the content exposed.
Palavras-chave: indústria cultural;
cultura de massa;
literatura;
romance-folhetim.
cultural industry;
mass culture;
literature;
serial novel.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacanga
Citação: FIGUEIREDO, Isadora Fernandes Da Silva. Folhetim em tela: A estrutura do romance-folhetim na série televisiva Game of Thrones. 2022. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacanga) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4227
Data de defesa: 3-Mar-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACANGA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ISADORAFERNANDESDASILVAFIGUEIREDO.pdfDissertação de Mestrado8,97 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.