Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4219
Tipo do documento: Dissertação
Título: Poesia e subjetividade: sobre uma hermenêutica “do desejo” de Hilda Hilst
Título(s) alternativo(s): Poetry and subjectivity: on a hermeneutics “of desire” by Hilda Hilst
Autor: CAVALCANTE, Andréia do Nascimento 
Primeiro orientador: SILVA JÚNIOR, Almir Ferreira da
Primeiro membro da banca: SILVA JUNIOR, Almir Ferreira da
Segundo membro da banca: ALCÂNTARA, Ramon Luís de Santana
Terceiro membro da banca: BATISTA, Gustavo Silvano
Quarto membro da banca: FONTENELLE, Plínio Santos
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo compreender em que sentido a palavra poética, enquanto uma expressão ontológica da linguagem, nos leva a repensar o conceito de subjetividade moderno. O termo subjetividade compõe o vocabulário comum das ciências humanas, sendo definido de diferentes formas, a depender do campo epistemológico de onde se origina a definição. Todavia, em suas múltiplas conceituações há uma herança do paradigma da subjetividade, princípio norteador da ciência moderna, que permeia e atravessa seus usos. No campo dos saberes contemporâneos, muitas críticas foram tecidas no sentido de rever ou reformular esse paradigma, entre elas a hermenêutica filosófica de Gadamer, que, partindo da noção de Dasein proposta por Heidegger, tece uma crítica à metodologia científica moderna e as implicações desse paradigma sobre o modus operandi das ciências humanas, especialmente no que tange à definição do conceito de verdade. Gadamer, ancorado na compreensão da linguagem no seu caráter ontológico, reivindica que a verdade advém em experiências outras que não as legitimadas pela ciência moderna, como a arte, a filosofia e a história. Ele encontra na arte uma experiência de abertura onde a verdade do ser emerge na relação de sentido que se revela no acontecimento da compreensão. Gadamer discorrerá sobre a experiência ontológica da arte a partir dos conceitos de jogo, símbolo e festa, modo com o qual a arte se apresenta como declaração de verdade. Nesse sentido, partindo de uma pesquisa bibliográfica e, ancorada no paradigma da hermenêutica filosófica, busca se compreender a experiência da palavra poética da obra Do Desejo de Hilda Hilst no seu acontecer enquanto abertura ontológica de sentido e possibilidade, que revela na relação eu-tu uma marca emblemática para repensarmos o conceito de subjetividade moderno. Por fim, apresenta algumas possíveis contribuições dessa discussão para o campo da Psicologia da Arte, de onde é possível pensar uma nova forma de abordar o humano e a experiencia artística.
Abstract: This research aims to understand in what sense the poetic word, as an ontological expression of language, leads us to rethink the concept of modern subjectivity. The term subjectivity makes up the common vocabulary of the humanities, being defined in different ways, depending on the epistemological field from which the definition originates. However, in its multiple concepts there is an inheritance of the subjectivity paradigm, guiding principle of modern science, which permeates and crosses its uses. In the field of contemporary knowledge, many criticisms were made in order to revise or reformulate this paradigm, among them Gadamer's philosophical hermeneutics, which, starting from the notion of Dasein proposed by Heidegger, criticizes the modern scientific methodology and the implications of this paradigm about the modus operandi of the humanities, especially with regard to the definition of the concept of truth. Gadamer, anchored in the understanding of language in its ontological character, claims that the truth comes from experiences other than those legitimized by modern science, such as art, philosophy and history. He finds in art an experience of openness where the truth of being emerges in the relationship of meaning that is revealed in the event of understanding Gadamer will talk about the ontological experience of art from the concepts of game, symbol and party, the way in which art presents itself as a declaration of truth. In this sense, starting from a bibliographic research and, anchored in the paradigm of philosophical hermeneutics, we seek to understand the experience of the poetic word of Hilda Hilsta's work in its happening as an ontological opening of meaning and possibility, which reveals in the relationship I-you an emblematic brand to rethink the concept of modern subjectivity. Finally, it presents some possible contributions of this discussion to the field of Art Psychology, from which it is possible to think of a new way of approaching the human and the artistic experience.
Palavras-chave: arte;
verdade;
poesia;
linguagem;
subjetividade;
art;
truth;
poetry;
language;
subjectivity.
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCH
Citação: CAVALCANTE, Andréia do Nascimento. Poesia e subjetividade: sobre uma hermenêutica “do desejo” de Hilda Hilst. 2020.103 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4219
Data de defesa: 1-Out-2020
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANDREIACAVALCANTE.pdfDissertação de Mestrado2,05 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.