Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4215
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRIBEIRO, Welline Dayane Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0543761622694229por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee2LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee3FRANÇA, Katia Cilene Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0151400085193018por
dc.date.accessioned2022-10-24T17:26:01Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Welline Dayane Reis. A reconfiguração do ensino superior brasileiro a partir dos anos 1990: um estudo sobre o processo de expansão/interiorização na Universidade Federal do Maranhão via Reuni. 2021. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4215-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da reconfiguração do ensino superior a partir dos anos 1990, considerando o processo de expansão ocorrido na Universidade Federal do Maranhão pela via do Reuni (2007-2012). Para tanto, estabeleceu-se como objetivo geral analisar o processo de expansão/interiorização da Universidade Federal do Maranhão a partir da implementação do Reuni. E como objetivos específicos: identificar os aspectos históricos do ensino superior no Brasil entre as décadas de 30 e 80; apresentar as políticas e os programas decorrentes do processo de expansão do ensino superior brasileiro nos governos de FHC e Lula; identificar as ações implementadas pelo Reuni na Ufma, considerando seus desdobramentos para a educação superior nos campi do continente. A pesquisa se configura como qualitativa e documental, buscando responder aos objetivos propostos por meio da análise de documentos elaborados e difundidos pelo Ministério da Educação (MEC), Secretaria do Ensino Superior (SESu), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Universidade Federal do Maranhão, dentre outros relacionados ao objeto. Utilizou-se ainda como base teórica escritos de autores como Chauí (2001); Santos (2005); Bresser Pereira (1991); Dutra (2017); Sousa e Coimbra (2015; 2017), dentre outros. O percurso metodológico utilizado se configurou numa perspectiva crítica da realidade, tendo em vista dois conceitos fundamentais abordados por Chagas (2011): investigação e exposição. O primeiro podendo ser caracterizado como a pesquisa em si e o segundo a apresentação dos resultados. A partir da realização da pesquisa, constatou-se que o processo de expansão/interiorização da Ufma via Reuni foi marcado pela intensificação das ações e políticas neoliberais, cujos interesses se sobrepuseram aos direitos conquistados pelos sindicatos e comunidade acadêmica em favor da educação superior pública, gratuita e de qualidade. Neste sentido, apesar do Programa se constituir uma política de acesso e permanência de estudantes nas universidades brasileiras, tendo alcançado números significativos de vagas e matrículas a partir da abertura de novos cursos, no cenário maranhense os investimentos com infraestrutura e recursos humanos não acompanharam o crescimento quantitativo atingido, o que gerou obstáculos para a permanência de muitos estudantes nos cursos. Verificou-se ainda que a carência de infraestrutura e recursos humanos nos campi do interior do estado, comprometeu a indissociabilidade do tripé ensino- pesquisa-extensão, tendo contribuído também para a precarização dos próprios campi, bem como do trabalho docente e da formação acadêmica dos estudantes.por
dc.description.abstractThis research deal with the reconfiguration of higher education from the 1990s, considering the expansion process that took place at the Federal University of Maranhão via Reuni (2007-2012). Therefore, it was established as a general objective to analyze the expansion/internalization process in the Federal University of Maranhão from the implementation of Reuni. And as specific objectives to identify the historical aspects of higher education in Brazil between the 30s and 80s; analyze the policies and programs resulting from the processo of expansion of Brazilian higher education in the FHC and Lula administrations; analyze the actions implemented by Reuni at UFMA, considering their consequences for higher education on the continent’s campuses. The research is characterized as qualitative and documentar, seeking to respond to the proposed objectives through the analysis of documents prepared and disseminated by the Ministry of Education (MEC), Secretariat of Higher Education (SESu), National Association of Directors of Federal Institutions of Higher Education (Andifes) and Federal University of Maranhão, among others related to the object. It was also used as a theoretical basis the writings of authors such as Chauí (20010; Santos (2005); Bresser Pereira (1991); Dutra (2017); Sousa and Coimbra (2015;2017), among others. The methodological approach used was configured in a critical perspective of reality, considering two fundamental concepts addressed by Chagas (2011); research and exhibition. The first can be characterized as the research itself and the second the presentation of results. From the research, it was found that the process of expansion/internalization of Ufma via Reuni was marked by the intensification of neoliberal actions and policies, whose interests overlapped the rights conquered by unions and the in academic community in favor of public higher education, free and quality. In this sense, although the Program constitutes a policy of access and permanence of students in Brazilian universities, having achieved significant numbers of vacancies and enrollments from the opening of new courses, in the Maranhão scenario, investments in infrastructure and human resources did not keep up with the growth reached, which created obstacles to the permanence of many students in the courses. It was also found that the lack of infrastructure and human resources on the campuses in the interior of the state compromised the inseparability of the teaching-research-extension tripod, having also contributed to the precariousness of the campuses themselves; as well as teaching work and academic training of students.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-24T17:26:01Z No. of bitstreams: 1 WELLINEDAYANEREISRIBEIRO.pdf: 1297970 bytes, checksum: 48361266638b5177a849915fb438d73d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-24T17:26:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 WELLINEDAYANEREISRIBEIRO.pdf: 1297970 bytes, checksum: 48361266638b5177a849915fb438d73d (MD5) Previous issue date: 2021-06-29eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Superior;por
dc.subjectexpansão;por
dc.subjectinteriorização;por
dc.subjectReuni.por
dc.subjectHigher Education;eng
dc.subjectexpansion;eng
dc.subjectinternalization;eng
dc.subjectReuni.eng
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopor
dc.titleA reconfiguração do ensino superior brasileiro a partir dos anos 1990: um estudo sobre o processo de expansão/interiorização na Universidade Federal do Maranhão via Reunipor
dc.title.alternativeThe reconfiguration of Brazilian higher education since the 1990s: a study on the process of expansion/interiorization at the Federal University of Maranhão via Reunieng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WELLINEDAYANEREISRIBEIRO.pdfDissertação de Mestrado1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.