Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAMARAL JÚNIOR, Carlos Alberto Santiago-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4068873713636116por
dc.contributor.advisor1MENDES JÚNIOR, Domingos Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408544985788372por
dc.contributor.referee1MENDES JÚNIOR, Domingos Ribeiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0408544985788372por
dc.contributor.referee2SANTOS, Franciele Monique Scopetc dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0238645400960533por
dc.contributor.referee3SILVA, Delmo Mattos da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7268737133400216por
dc.date.accessioned2022-10-21T12:02:56Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationAMARAL JÚNIOR, Carlos Alberto Santiago. Cinema e pensamento: Uma experiência pedagógica para o ensino de Filosofia no nível médio da Educação Básica.2019. 143 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Mestrado Profissional em Filosofia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4203-
dc.description.resumoO seguinte trabalho sugere pensar sobre Filosofia nas escolas de ensino médioe como os professores podem trazê-la para a sala de aula. O estudo visa refletir sobre a relação entre cinema e Filosofia e sobre a possibilidade de apresentar o cinema como fonte de material de reflexão sobre a Filosofia e seus conceitos na educação básica, a partir das notas de Gilles Deleuze (2018; 2018a; 2007; 2006; 2003; 1992) e Julio Cabrera (2006). Estudaremos as questões relacionadas ao ensino de Filosofia nas escolas e mostraremos um método de ensino de Filosofia dedicado ao pensamento filosófico em vez de uma Filosofia que fornece apenas um método de ensino disciplinares que valorizam apenas a memorização do conteúdo, não a sua compreensão. Apresentaremos também os motivos que nos levaram a escolher o cinema como elemento capaz de propiciar esse diálogo, principalmente por acreditar que ele coloca problemas através da imagem apresentada nos filmes. No decorrer do trabalho, também levantamos questões sobre o uso do filme como ilustração de conceitos e considerar o potencial que as imagens podem ter quando implementadas em sala de aula como motivador e experiência do pensamento filosófico.por
dc.description.abstractThe following suggests thinking about philosophy in high schools and how teachers can bring it to the classroom. The study aims to reflect on the relationship between cinema and philosophy and on the possibility of presenting cinema as a source of material for reflection on philosophy and its concepts in basic education, based on notes by Gilles Deleuze(2018; 2018a; 2007; 2006; 2003; 1992) and Julio Cabrera (2006). We will study the issues related to teaching philosophy in schools and show a philosophy teaching method dedicated to philosophical thinking rather than a philosophy that provides only a disciplinary teaching method that value only the memorization of the content, not its understanding. We will also present the reasons that led us to choose cinema as an element capable of providing this dialogue, mainly because we believe that it poses problems through the image presented in the films. In the course of the work, we also raise questions about the use of film as an illustration of concepts and consider the potential that images can have when implemented in the classroom as a motivator and experience of philosophical thinking.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2022-10-21T12:02:48Z No. of bitstreams: 1 Carlos Alberto Santiago.pdf: 45818146 bytes, checksum: f858ac6549695881c843b76a46d99065 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T12:02:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Alberto Santiago.pdf: 45818146 bytes, checksum: f858ac6549695881c843b76a46d99065 (MD5) Previous issue date: 2019-12-19eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FILOSOFIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - MESTRADO PROFISSIONAL EM FILOSOFIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFilosofia;por
dc.subjectCinema;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjectAprendizagem;por
dc.subjectphilosophy;eng
dc.subjectcinema;eng
dc.subjecteducation;eng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqFilosofia Brasileirapor
dc.titleCinema e pensamento: uma experiência pedagógica para o ensino de Filosofia no nível médio da educação básicapor
dc.title.alternativeCinema and thought: a pedagogical experience for the teaching Philosophy at the middle level of basic educationeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM REDE DE FILOSOFIA (PROF-FILO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Carlos Alberto Santiago.pdfDissertação de Mestrado44,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.