Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4197
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDIAS JUNIOR, Clóvis Marques-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5713662943696126por
dc.contributor.advisor1ALVES, Antonio Sousa-
dc.contributor.referee1ALVES, Antonio Sousa-
dc.contributor.referee2SANTOS, Emina Marcia Nery dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2500404509598539por
dc.contributor.referee3MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3830331896791272por
dc.date.accessioned2022-10-19T17:19:38Z-
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationDIAS JUNIOR, Clóvis Marques. A política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação (SME) de Imperatriz/MA. 2021.136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4197-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objeto de estudo as políticas educacionais voltadas para a promoção da educação e formação em direitos humanos e o objetivo geral da investigação é analisar a política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz/MA. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com a escolha de uma teoria crítica da realidade pautada no materialismo histórico-dialético como base epistemológica, analisando os direitos humanos, a democracia e a educação como política, para além de sua perspectiva formal. O trabalho realiza uma pesquisa documental sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração das Nações Unidas sobre a Educação e Formação em Direitos Humanos – Resolução ONU n. 66/137, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos – Parecer CNE/CP n. 08/2012. A pesquisa evidencia que os instrumentos normativos estudados são setas que indicam caminhos para a concretização de uma educação em direitos humanos no Brasil e o percurso, neste sentido, ainda tem muito caminho a ser percorrido. Os resultados dão conta que o espaço escolar desejável deverá ser sempre um espaço cidadão e democrático, que forma alunos emancipados, sendo de fundamental importância a abordagem dos direitos humanos e da democracia na base curricular, no ensino, em atividades transversais, transdisciplinares e extracurriculares, na pesquisa, na pedagogia de projetos, na formação de profissionais, nas vivências e outras formas de interação com a comunidade, tudo isso em uma relação de complexidade. A conclusão verifica que no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz o Plano Municipal de Educação é o instrumento central da política educacional da cidade, e tratou da educação em direitos humanos em um objetivo, uma meta e vinte ações estratégicas. As estratégias são variadas, abarcam parcerias com movimentos sociais, universidades e associações, programas governamentais envolvendo várias secretarias municipais, planos de trabalho e projetos no âmbito das escolas, adequação de currículo, adoção e produção de materiais didático-pedagógicos voltados para a temática dos direitos humanos e formação continuada dos profissionais da educação.por
dc.description.abstractThe present dissertation has as its object of study the educational policies aimed at promoting human rights education and the general objective of the investigation is to analyze the policy of promoting human rights education in the Municipal Education System of Imperatriz/MA. The research follows a qualitative approach with the choice of a critical theory of reality based on historical-dialectical materialism with an epistemological basis, analyzing human rights, democracy and education as a policy, beyond its formal perspective. The work realizes a documental research on the Universal Declaration of Human Rights, the United Nations Declaration on Education and Training in Human Rights – UN Resolution n. 66/137, the National Plan for Education in Human Rights and the National Guidelines for Education in Human Rights - CNE/CP opinion n. 08/2012. The research shows that the normative instruments studied are arrows that indicate ways to implement human rights education in Brazil and the path, in this sense, still has a long way to go. The results count that the desirable school space should always be a citizen and democratic space, wich forms emancipated students, being of fundamental importance to approach human rights and democracy in the curriculum, in teaching, in transversal, transdisciplinary and extracurricular activities, in research, in the pedagogical project , in training professionals, in experiences and other forms of interaction with the community, all in a relationship of complexity. The conclusion verifies that in the Municipal Education System of Imperatriz, the Municipal Education Plan is the central instrument of the city's educational policy, and dealt with human rights as an objective, one goal and twenty strategic actions. Strategies are varied, including partnerships with social movements, universities and associations, government programs involving various municipal secretariats, work plans and projects within schools, curriculum adequacy, adoption and production of didactic-pedagogical materials focused on the theme of human rights and continuing training for educational professionals.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2022-10-19T17:19:38Z No. of bitstreams: 1 CLÓVIS MARQUES DIAS JÚNIOR.pdf: 648265 bytes, checksum: 7db4c7ced2503d3d520bf55e53795c1b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-19T17:19:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLÓVIS MARQUES DIAS JÚNIOR.pdf: 648265 bytes, checksum: 7db4c7ced2503d3d520bf55e53795c1b (MD5) Previous issue date: 2021-07-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectdireitos humanos;por
dc.subjecteducação em direitos humanos;por
dc.subjectpolítica educacional;por
dc.subjectsistema de educação;por
dc.subjecthuman rights;eng
dc.subjecthuman rights education;eng
dc.subjecteducational politics;eng
dc.subjecteducation systemeng
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.titleA política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação (SME) de Imperatriz/MApor
dc.title.alternativeThe policy to promote human rights education in the Municipal System of Education (SME) of Imperatriz/MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÓVIS MARQUES DIAS JÚNIOR.pdfDissertação de Mestrado633,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.