Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4197
Tipo do documento: Dissertação
Título: A política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação (SME) de Imperatriz/MA
Título(s) alternativo(s): The policy to promote human rights education in the Municipal System of Education (SME) of Imperatriz/MA
Autor: DIAS JUNIOR, Clóvis Marques 
Primeiro orientador: ALVES, Antonio Sousa
Primeiro membro da banca: ALVES, Antonio Sousa
Segundo membro da banca: SANTOS, Emina Marcia Nery dos
Terceiro membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Resumo: A presente dissertação tem como objeto de estudo as políticas educacionais voltadas para a promoção da educação e formação em direitos humanos e o objetivo geral da investigação é analisar a política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz/MA. A pesquisa segue uma abordagem qualitativa com a escolha de uma teoria crítica da realidade pautada no materialismo histórico-dialético como base epistemológica, analisando os direitos humanos, a democracia e a educação como política, para além de sua perspectiva formal. O trabalho realiza uma pesquisa documental sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a Declaração das Nações Unidas sobre a Educação e Formação em Direitos Humanos – Resolução ONU n. 66/137, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos – Parecer CNE/CP n. 08/2012. A pesquisa evidencia que os instrumentos normativos estudados são setas que indicam caminhos para a concretização de uma educação em direitos humanos no Brasil e o percurso, neste sentido, ainda tem muito caminho a ser percorrido. Os resultados dão conta que o espaço escolar desejável deverá ser sempre um espaço cidadão e democrático, que forma alunos emancipados, sendo de fundamental importância a abordagem dos direitos humanos e da democracia na base curricular, no ensino, em atividades transversais, transdisciplinares e extracurriculares, na pesquisa, na pedagogia de projetos, na formação de profissionais, nas vivências e outras formas de interação com a comunidade, tudo isso em uma relação de complexidade. A conclusão verifica que no Sistema Municipal de Educação de Imperatriz o Plano Municipal de Educação é o instrumento central da política educacional da cidade, e tratou da educação em direitos humanos em um objetivo, uma meta e vinte ações estratégicas. As estratégias são variadas, abarcam parcerias com movimentos sociais, universidades e associações, programas governamentais envolvendo várias secretarias municipais, planos de trabalho e projetos no âmbito das escolas, adequação de currículo, adoção e produção de materiais didático-pedagógicos voltados para a temática dos direitos humanos e formação continuada dos profissionais da educação.
Abstract: The present dissertation has as its object of study the educational policies aimed at promoting human rights education and the general objective of the investigation is to analyze the policy of promoting human rights education in the Municipal Education System of Imperatriz/MA. The research follows a qualitative approach with the choice of a critical theory of reality based on historical-dialectical materialism with an epistemological basis, analyzing human rights, democracy and education as a policy, beyond its formal perspective. The work realizes a documental research on the Universal Declaration of Human Rights, the United Nations Declaration on Education and Training in Human Rights – UN Resolution n. 66/137, the National Plan for Education in Human Rights and the National Guidelines for Education in Human Rights - CNE/CP opinion n. 08/2012. The research shows that the normative instruments studied are arrows that indicate ways to implement human rights education in Brazil and the path, in this sense, still has a long way to go. The results count that the desirable school space should always be a citizen and democratic space, wich forms emancipated students, being of fundamental importance to approach human rights and democracy in the curriculum, in teaching, in transversal, transdisciplinary and extracurricular activities, in research, in the pedagogical project , in training professionals, in experiences and other forms of interaction with the community, all in a relationship of complexity. The conclusion verifies that in the Municipal Education System of Imperatriz, the Municipal Education Plan is the central instrument of the city's educational policy, and dealt with human rights as an objective, one goal and twenty strategic actions. Strategies are varied, including partnerships with social movements, universities and associations, government programs involving various municipal secretariats, work plans and projects within schools, curriculum adequacy, adoption and production of didactic-pedagogical materials focused on the theme of human rights and continuing training for educational professionals.
Palavras-chave: direitos humanos;
educação em direitos humanos;
política educacional;
sistema de educação;
human rights;
human rights education;
educational politics;
education system
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED
Citação: DIAS JUNIOR, Clóvis Marques. A política de promoção da educação em direitos humanos no Sistema Municipal de Educação (SME) de Imperatriz/MA. 2021.136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4197
Data de defesa: 28-Jul-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÓVIS MARQUES DIAS JÚNIOR.pdfDissertação de Mestrado633,07 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.