Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4195
Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise da confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global nas mídias sociais por licenciandos em Física
Título(s) alternativo(s): Analysis of the veracity and credibility of assessments about the global in social media by Physics graduates
Autor: SALES, Samanda Nunes 
Primeiro orientador: PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes
Segundo membro da banca: ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de
Terceiro membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Resumo: Nesse trabalho, realizamos um episódio de ensino que teve como principal objetivo fornecer uma visão holística sobre o modo como a ciência constrói conhecimentos e publiciza por meio das mídias (des)informações científicas sobre o Aquecimento Global. A atividade foi desenvolvida com licenciandos em Física de uma Instituição Federal de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Nestas atividades, buscamos responder as seguintes questões de pesquisas: Como são construídas as produções de sentidos dos licenciandos sobre a análise da confiabilidade e credibilidade de notícias científicas sobre o aquecimento global veiculadas nas mídias sociais? Qual o papel desempenhado pelo consenso, credibilidade, expertise, credenciais e conflitos de interesses como critérios para julgar a confiabilidade e credibilidade de informações sobre Aquecimento Global no vídeo utilizado nas atividades propostas? A coleta de informações foi realizada por meio de questionários e gravações das discussões que ocorreram durante as aulas que foram conduzidas na plataforma Google Meet. A análise das informações se apoiou a partir de noções da Análise de Discurso (AD) da escola francesa pecheutiana, principalmente por meio dos textos produzidos e publicados, no Brasil, pela pesquisadora Eni Orlandi. Nessa perspectiva da AD, buscamos compreender como os estudantes construíram seus discursos, observando a influência da historicidade, da memória discursiva, e das condições de produção históricas e imediatas na produção de sentidos. A análise dos discursos dos licenciandos sugere que para eles uma afirmação científica veiculada pelas mídias é confiável quando apresenta evidências e dados que a fundamentam. Além disso, em relação a temática do aquecimento global, apesar de já existir um consenso sobre suas causas, os licenciandos consideram que é importante apresentar os dois lados, causas antropogênicas versus causas naturais, quando se trata da divulgação da temática nas mídias. Percebemos ainda que critérios como a expertise a credibilidade e os possíveis conflitos de interesse de quem fala sobre o aquecimento global nas mídias foram timidamente utilizados pelos licenciandos quando julgam a confiabilidade e a credibilidade das afirmações apresentadas nos vídeos utilizados em nossa pesquisa.
Abstract: In this work, we carried out a teaching episode that had as main objective to provide a holistic view on how science constructs knowledge and publishes through the media scientific (mis)information about Global Warming. The activity was developed with Physics undergraduate students of a Federal Institution of Higher Education in the State of São Paulo. In these activities, we sought to answer the following research questions: How are constructed the production of meaning of undergraduates about the analysis of reliability and credibility of scientific news about global warming broadcasted in social media? What is the role played by consensus, credibility, expertise, credentials and conflicts of interest as criteria to judge the reliability and credibility of information about Global Warming in the video used in the proposed activities? The information was collected through questionnaires and recordings of the discussions that took place during the classes that were conducted on the Google Meet platform. The analysis of the information was based on notions of Discourse Analysis (DA) from the French Pecheutian school, mainly through the texts produced and published in Brazil by the researcher Eni Orlandi. In this perspective of DA, we seek to understand how students constructed their discourses, observing the influence of historicity, discursive memory, and the historical and immediate conditions of production in the production of meanings. The analysis of the students' speeches suggests that, for them, a scientific statement conveyed by the media is reliable when it presents evidence and data that support it. Moreover, in relation to the theme of global warming, although there is already a consensus about its causes, the undergraduates consider that it is important to present both sides, anthropogenic causes versus natural causes, when it comes to disseminating the theme in the media. We also noticed that criteria such as expertise, credibility and possible conflicts of interest of those who talk about global warming in the media were timidly used by the undergraduates when judging the reliability and credibility of the statements presented in the videos used in our research.
Palavras-chave: formação inicial de professores;
ensino de ciências;
mídias sociais;
audiovisual;
aquecimento global;
initial teacher education;
science teaching;
social media;
audiovisual;
global warming;
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Física Geral
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SALES, Samanda Nunes. Análise da confiabilidade e credibilidade de afirmações sobre o aquecimento global nas mídias sociais por licenciandos em Física. 2022. 187 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4195
Data de defesa: 14-Set-2022
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SamandaNunes.pdfDissertação de Mestrado1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.