Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4191
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “As filhas de São Francisco”: estratégias e experiências educativas da congregação das irmãs franciscanas de nossa senhora dos anjos em Bacabal/MA (1960-1980) |
Título(s) alternativo(s): | “The ladies daughters of San Francisco”: strategies and experiences of the sisters of the Franciscan congregation of our sisters in Bacabal/MA (1960-1980) |
Autor: | LEMOS, Jádson Rudson Rodrigues ![]() |
Primeiro orientador: | JULIO, Kelly Lislie |
Primeiro membro da banca: | JULIO, Kelly Lislie |
Segundo membro da banca: | RIBEIRO, Dimas dos Reis |
Terceiro membro da banca: | NERIS, Wheriston Silva |
Resumo: | A presente dissertação teve como objetivo analisar a atuação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos, com foco sobre o projeto missionário-educativo empreendido por elas em Bacabal/MA, entre as décadas de 1960 a 1980. A análise se concentrou, especialmente na organização do Colégio de Nossa Senhora dos Anjos, fundado pelas religiosas, destacando aspectos como a estrutura física, horários, disciplinas, conteúdos, currículo e organização do tempo (profano e sagrado), formação de meninas e mulheres. A metodologia da pesquisa, de natureza documental, levou em consideração a abordagem de algumas pesquisas sobre a atuação das congregações femininas que foram elaboradas especificamente na área da educação nos últimos anos, bem como os escritos produzidos pelas próprias religiosas. No que tange ao Colégio, a documentação cotejada consistiu basicamente na análise de atas, livros de matrículas entre outros documentos oficiais expedidos pela escola. Os relatos e depoimentos de religiosas foram incluídos com o intuito de auxiliar na compreensão do papel educativo exercido pela referida Congregação. Os pressupostos teóricos que orientaram os fundamentos da pesquisa foram aqueles relacionados com a temática, sobretudo BARROS, 2010; CUSTÓDIO, 2015; LEONARDI, 2011; NERIS, 2014 e PEREIRA, 2011. Esse trabalho permitiu reconstituir historicamente a atuação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora dos Anjos em Bacabal/MA. A pesquisa evidenciou que o trabalho missionário-educativo empreendido pelas Irmãs alcançou notável ressonância e constituiu-se como um dos marcos históricos da atuação da Congregação na região. Além disso, o Colégio teve um papel fundamental na educação de meninas e mulheres. A educação feminina no CONASA, sob a organização pedagógica das irmãs, indicou que havia um processo educativo dividido em uma sólida formação moral e cristã. No que diz respeito às práticas escolares, cabe destacar que as disciplinas oferecidas, as práticas pedagógicas, os métodos disseminados, objetivavam principalmente a evangelização dos estudantes. Como fechamento do trabalho, se elaborou uma galeria on-line composta por registros fotográficos, memorialísticos e históricos que foram alojados no próprio site da Congregação com foco sobre sua utilização como material de pesquisa e recurso pedagógico em sala de aula. |
Abstract: | This dissertation aimed to analyze the performance of the Congregation of the Franciscan Sisters of Nossa Senhora dos Anjos, focusing on the missionary educational project undertaken by them in Bacabal/MA, between the 1960s and 1980s. in the organization of the College of Nossa Senhora dos Anjos, founded by the nuns, highlighting aspects such as the physical structure, schedules, disciplines, contents, curriculum and organization of time (profane and sacred), formation of girls and women. The research methodology, of a documentary nature, took into account the approach of some researches on the performance of women's congregations that were specifically elaborated in the area of education in recent years, as well as the writings produced by the religious themselves. Regarding the College, the collated documentation consisted basically of the analysis of minutes, enrollment books and other official documents issued by the school. The reports and testimonies of religious were included with the aim of helping to understand the educational role played by the said Congregation. The theoretical assumptions that guided the foundations of the research were those related to the theme, especially BARROS, 2010; CUSTODY, 2015; LEONARDI, 2011; NERIS, 2014 and PEREIRA, 2011. This work allowed to historically reconstitute the work of the Congregation of the Franciscan Sisters of Our Lady of the Angels in Bacabal/MA. The research showed that the missionary-educational work undertaken by the Sisters reached a remarkable resonance and constituted one of the historical landmarks of the Congregation's performance in the region. In addition, the College played a key role in educating girls and women. The female education at CONASA, under the pedagogical organization of the sisters, indicated that there was an educational process divided into a solid moral and Christian formation. With regard to school practices, it is worth noting that the subjects offered, the pedagogical practices, the disseminated methods, aimed mainly at the evangelization of students. As a conclusion to the work, an online gallery was created, consisting of photographic, memorial and historical records that were housed on the Congregation's own website, with a focus on its use as research material and pedagogical resource in the classroom. |
Palavras-chave: | educação católica; congregação feminina; experiências educativas; catholic education; female congregation; educational experiences. |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal do Maranhão |
Sigla da instituição: | UFMA |
Departamento: | DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO |
Programa: | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED |
Citação: | LEMOS, Jádson Rudson Rodrigues. “As filhas de São Francisco”: estratégias e experiências educativas da congregação das irmãs franciscanas de nossa senhora dos anjos em Bacabal/MA (1960-1980). 2021. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação de Formação em Práticas Docentes - PGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4191 |
Data de defesa: | 28-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JÁDSONRUDSONRODRIGUES.pdf | Dissertação de Mestrado | 4,59 MB | Adobe PDF | Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.