Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4189
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorABDALLA, Miguel Dias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083693947327438por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Márcio Carneiro dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231237935065420por
dc.contributor.referee1SANTOS, Márcio Carneiro dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231237935065420por
dc.contributor.referee2SANTOS, Protásio Cézar dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8366575648240693por
dc.contributor.referee3ANGELUCI, Alan César Belo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6449348266899431por
dc.date.accessioned2022-10-18T13:54:37Z-
dc.date.issued2021-12-01-
dc.identifier.citationABDALLA, Miguel Dias. O whatsapp na comunicação interna: desenvolvimento de ferramenta de diagnóstico de uso do aplicativo em ambiente organizacional a partir do caso Sebrae-MA. 2021. 159 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOMPRO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4189-
dc.description.resumoAs empresas, independentemente de sua área de atuação, estão se adaptando e se adequando às inovações, para extrair delas, o máximo de vantagens e produtividade. É neste âmbito que o uso de novas tecnologias, como as redes sociais, ganham destaque e tem transformado as formas de relações, dos processos e dos comportamentos dos indivíduos. Esta pesquisa busca contribuir para a área da Comunicação Social analisando o uso do aplicativo de mensagens WhatsApp, como instrumento de comunicação interna do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), no Maranhão, e, verificando de que forma o app vem se inserindo no processo comunicacional das organizações. Para o desenvolvimento do trabalho utilizou-se uma metodológica fundamentada em revisão da literatura, nos dados coletados na instituição e uma abordagem qualitativa e quantitativa. Este estudo de caso apresenta, com base nos conceitos da design science research, uma ferramenta de diagnóstico de utilização do WhastApp em ambiente organizacional, que se mostrou promissora para solucionar a questão fundamental de entender a adoção de ferramentas tecnológicas no ambiente organizacional.por
dc.description.abstractCompanies, regardless of their area of operation, are adapting to innovations, in order to extract from them the maximum benefits and productivity. It is in this context that the use of new technologies, such as social networks, gain prominence and have transformed the forms of relationships, processes and behaviors of individuals. This research seeks to contribute to the area of Social Communication by analyzing the use of the WhatsApp messaging application, as an internal communication tool of the Brazilian Micro and Small Business Support Service (SEBRAE), in Maranhão, and verifying how the app has been used in the communication process of this organization. For the development of this work, a methodology based on a literature review was used, on the data collected at the institution, and also based on a qualitative and quantitative approach. This case study presents, based on the concepts of design science research, a diagnostic tool for the use of WhastApp in an organizational environment, which proved to be promising to solve the fundamental issue of understanding the adoption of technological tools in the organizational environment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2022-10-18T13:54:37Z No. of bitstreams: 1 MIGUELDIASABDALLA.pdf: 2336880 bytes, checksum: 29bdbb4927cd2b1950360d03d46531ea (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-18T13:54:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MIGUELDIASABDALLA.pdf: 2336880 bytes, checksum: 29bdbb4927cd2b1950360d03d46531ea (MD5) Previous issue date: 2021-12-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOMpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComunicação Organizacional;por
dc.subjectWhatsApp;por
dc.subjectTecnologia.por
dc.subjectOrganizational Communication;eng
dc.subjectWhatsApp;eng
dc.subjectTechnology.eng
dc.subject.cnpqComunicaçãopor
dc.titleO whatsapp na comunicação interna: desenvolvimento de ferramenta de diagnóstico de uso do aplicativo em ambiente organizacional a partir do caso Sebrae-MApor
dc.title.alternativeWhatsApp in internal communication: development of a diagnostic tool for the use of the application in an organizational environment based on the Sebrae-MA caseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MIGUELDIASABDALLA.pdfDissertação de Mestrado2,28 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.