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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação com os (in)visíveis: um estudo da percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre suas relações de comunicação com a comunidade acadêmica no campus Dom Delgado da UFMA
Título(s) alternativo(s): Comunicación con lo (in)visible: un estudio de la percepción de empleados de limpieza subcontratados sobre sus relaciones de comunicación con la comunidad académica en el campus Dom Delgado de la UFMA
Autor: FERREIRA JUNIOR, Pedro Pereira 
Primeiro orientador: SANTOS, Protasio Cézar dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Protasio Cézar dos
Segundo membro da banca: MOURA, Flavia de Almeida
Terceiro membro da banca: BALDISSERA, Rudimar
Resumo: Tem-se como objetivo compreender a percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre suas relações de comunicação com professores, alunos e tecnicos administrativos (denominados neste trabalho de comunidade academica) no campus Dom Delgado da Universidade Federal do Maranhao (UFMA). E caracterizada como social, de abordagem fenomenologica, do tipo quantitativa e qualitativa, explicativa, documental, bibliografica e de caso, fruto de uma pesquisa de campo por meio da aplicação de questionario com 122 respondentes daquele campus e realizada 10 entrevistas com os serventes de limpeza do Centro Pedagógico Paulo Freire na UFMA. O estudo se baseia em fontes bibliograficas que abordam acerca das categorias selecionadas: organização, identidade, pessoas e cultura organizacional, alem de invisibilidade publica e cegueira psicossocial na sociedade de modo geral e em especial, nas organizações, relacionando esses problemas sociais com a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth. Discute-se sob o prisma da comunicação em uma perspectiva mais humana, em contraponto ao modelo tradicional e instrumental, vendo-a como uma altemativa de minimização de problemas causados pela invisibilidade social. Apresenta­ se ainda a realidade e rotinas dos terceirizados da limpeza que trabalham naquele campus da UFMA. Como resultados, o estudo apresenta a partir dos dados coletados as inferencias acerca das relações de comunicação entre os terceirizados da limpeza e a comunidade academica das quais se destacam as percepções que indicam sensações de invisibilidade, desmotivação e sentimento de desvalorização de seu trabalho. Com tal cenario, foi apresentado Plano de Ação, intitulado "Essenciais in Foco", como produto fruto desta pesquisa no intuido de melhoria nas relações entre terceirizados e a comunidade academica, alem de maior visibilidade e reconhecimento do trabalho dos serventes de limpeza do campus Dom Delgado da UFMA.
Abstract: El objetivo es comprender la percepcion de los empleados subcontratados de la limpieza sobre sus relaciones de comunicacion con profesores, estudiantes y tecnicos administrativos (denominados en esto trabajo como comunidad academica) en el campus Dom Delgado de la Universidad Federal de Maranhao (UFMA). Se caracteriza por ser social, con un enfoque fenomenologico, cuantitativo y cualitativo, explicativo, documental, bibliografico y de caso, resultado de una investigaci6n de campo mediante la aplicacion de un cuestionario con 122 encuestados de ese campus y se realizaron 10 entrevistas con trabajadores de la limpieza de el Centro Pedagogico Paulo Freire de la UFMA. El estudio se basa en fuentes bibliograficas que abordan las categorias seleccionadas: organizaci6n, identidad, personas y cultura organizacional, ademas de la invisibilidad publica y ceguera psicosocial en la sociedad en general y en las organizaciones, en particular, relacionando estos problemas sociales con la Teoria del Reconocimiento de Axel Honneth. Tambien se discute bajo el prisma de la comunicacion en una perspectiva mas humana, frente al modelo tradicional e instrumental, viendolo como una altemativa para minimizar los problemas provocados por la invisibilidad social. Tambien describe la realidad y las rutinas de los subcontratados de la limpieza que trabajan en ese campus de la UFMA. A consecuencia, el estudio presenta inferencias sobre las relaciones de comunicaci6n entre los empleados de la limpieza y la comunidad academica a partir de los datos recolectados, de los cuales destacan las percepciones que indican sentimientos de invisibilidad, desmotivaci6n y desvalorizacion de su trabajo. En ese contexto, se presento un Plan de Acci6n, titulado "Esenciales in Foco", como producto de esta investigacion en el sentido de mejorar la relacion entre los trabajadores subcontratados y la comunidad academica, asi como una mayor visibilidad y reconocimiento del trabajo de los servidores de limpieza en el campus Dom Delgado da UFMA.
Palavras-chave: cultura organizacional;
invisibilidade publica;
cegueira psicossocial;
comunicação mais humana;
UFMA.
cultura de la organizacion;
invisibilidad publica;
ceguera psicosocial;
comunicacion mas humana;
UFMA.
Área(s) do CNPq: Sociologia
Comunicação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: FERREIRA JUNIOR, Pedro Pereira. Comunicação com os (in)visíveis: um estudo da percepção dos empregados terceirizados da limpeza sobre suas relações de comunicação com a comunidade acadêmica no campus Dom Delgado da UFMA. 2021. 119 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação-Mestrado-Profissional/PPGCOMPRO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4188
Data de defesa: 24-Nov-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

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