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Tipo do documento: Dissertação
Título: Comunicação e política no Maranhão: as políticas de comunicação do governo Flávio Dino
Título(s) alternativo(s): Communication and politics in Maranhão: the communication policies of the Flávio Dino government
Autor: MACHADO, Sammyla Diwlyenne Maciel 
Primeiro orientador: TAVARES, Camilla Quesada
Primeiro membro da banca: TAVARES, Camilla Quesada
Segundo membro da banca: SOUSA, Li-Chang Shuen Cristina Silva
Terceiro membro da banca: MUSTAFÁ, Izani Pibernat
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral averiguar quais são os investimentos, estratégias comunicacionais e como trabalha a Secretaria Estadual de Comunicação e Assuntos Políticos (SECAP) do Maranhão para conseguir visibilidade na mídia. No estado, o Sistema Mirante de Comunicação, conglomerado de mídia construída por José Sarney, foi marca importante para consolidação do sarneísmo, oligarquia que prevaleceu no Maranhão por quase meio século. A literatura existente aponta que o domínio do maior sistema de comunicação do estado em termos de veículos e audiência, garantiu a manutenção do poder do Grupo Sarney por meio, principalmente, de um jornalismo que beneficia os aliados e projeta a imagem negativa dos opositores baseada em ataques políticos. Deste modo, a pergunta de pesquisa se delimita em quais são as estratégias que a SECAP do governo Flávio Dino usa para conseguir visibilidade midiática, já que o maior sistema de comunicação do estado é de propriedade da oposição? Buscou-se a resposta da problemática a partir de três objetivos específicos: i) verificar quais as estratégias que o governo do Maranhão usa para inserir suas pautas na imprensa tradicional estadual, visto que faz oposição à família Sarney, dona da principal emissora de televisão do Maranhão, a TV Mirante; ii) entender os investimentos na mídia radiofônica a partir da reformulação da Rádio Timbira AM, usada como primeira alternativa de comunicação deste mandato; iii) analisar o uso, técnicas e a importância da internet, principalmente das redes sociais, para a comunicação do governo. Foram entrevistados oito servidores que ocupam cargos de chefia e coordenação na Secretaria e, após uma análise qualitativa das entrevistas, notou-se que as políticas de comunicação da SECAP são desenvolvidas sob um discurso de democratização da informação, que também funcionam como desarticuladoras do poderio comunicacional do Sistema Mirante. Além disso, mais do que estratégias midiáticas, as medidas tratam de narrativas e disputas políticas que dificultam o papel social que a comunicação em órgãos púbicos deve assumir.
Abstract: This research has as general objective to find out what are the investments, communication strategies and how the Secretaria Estadual de Comunicação Social e Assuntos Políticos (SECAP) of Maranhão works to achieve visibility in the media. Thus, the research question delineates in what are the strategies that the SECAP of the Flávio Dino government uses to achieve media visibility, since the largest communication system in the state is owned by the opposition? The answer to the problem was sought from three specific objectives: i) verify which strategies the government of Maranhão uses to insert its guidelines in the traditional state press, since it is opposed to the Sarney’s family, owner of the main television station in Maranhão, TV Mirante; ii) understand the investments in radio broadcasting from the reformulation of Rádio Timbira AM, used as the first communication alternative of this mandate; iii) analyze the use, techniques and importance of the internet, especially social networks, for government communication. Eight servants who occupy positions of leadership and coordination in the Secretariat were interviewed and, after a qualitative analysis of the interviews, it was noted that SECAP's communication policies are developed under a discourse of democratization of information, which also function as disarticulators of communicational power of the Mirante System. In addition, more than media strategies, the measures deal with political narratives and disputes that hinder the social role that communication in public bodies must assume.
Palavras-chave: Sistema Mirante;
Flávio Dino;
SECAP;
estratégias de comunicação;
Governo Estadual.
Mirante System;
Flávio Dino;
SECAP;
communication strategies;
State government.
Área(s) do CNPq: Jornalismo e Editoração
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO -MESTRADO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)
Citação: MACHADO, Sammyla Diwlyenne Maciel. Comunicação e política no Maranhão: as políticas de comunicação do governo Flávio Dino. 2021. 156 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Comunicação - Mestrado em Comunicação - PPGCOM CCSST (Campus Imperatriz)) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/4181
Data de defesa: 24-Mai-2021
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM (Campus Imperatriz)

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